Skip to main content
Header
Respondido

Lentidão generalizada de upload fixo e móvel


AlexV

Boa tarde.

Sou cliente do serviço fixo e móvel da NOS. Desde ontem que todas as tarefas de upload estão extremamente lentas, tanto na internet fixa como no telemóvel. Isto acontece em vários computadores e em todos os telemóveis da família.

Já reiniciei o router sem sucesso. Nos telemóveis desliguei o Wi-Fi para garantir que apenas utilizam o 5G.

Testando a velocidade em https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet obtenho valores de download perto do 1Gb que tenho contratado, e valores de upload de 50Mbps, o que não é um problema.

No entanto, qualquer carregamento para serviços internacionais como o OneDrive do Office, pCloud, Google Photos, etc. é extremamente lento. Documentos para o OneDrive por exemplo carregam a ~800Kbs. Outros serviços como pCloud ou a cloud da Acronis estão igualmente lentos e cópias de dados que habitualmente demoram 5 minutos estão a demorar horas.

Como acontece tanto em casa via Router como por 5G no telemóvel, julgo que não se trata de um problema com um equipamento em concreto.
Como afeta vários serviços internacionais, creio que também não será um problema de um serviço em específico.

No site da NOS em https://www.nos.pt/ocorrencias não há qualquer referência a problemas, pelo que assumo que não será um problema generalizado.

Há alguma dificuldade conhecida?

 

Obrigado.

Melhor resposta por AlexV

Boa tarde.

Hoje já está a funcionar corretamente, tanto em casa como nos telemóveis por 5G.

Obrigado. 

 

 

 

7 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 2, 2026

Boa tarde ​@AlexV,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, se a situação se mantém.

Obrigado


AlexV
  • Autor
  • Gigabyte
  • Resposta
  • July 2, 2026

Boa tarde.

Hoje já está a funcionar corretamente, tanto em casa como nos telemóveis por 5G.

Obrigado. 

 

 

 


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 3, 2026

Bom dia ​@AlexV,

Muito obrigada pelo seu feedback. Ficamos felizes por saber que a situação está resolvida.

Acreditamos que poderá ter-se tratado de uma dificuldade pontual. No entanto, caso volte a experienciar dificuldades com o serviço, partilhe connosco.

Em alternativa, pode também fazer um diagnóstico online através da my NOS. Saiba como:

Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS. 🤗


AlexV
  • Autor
  • Gigabyte
  • July 3, 2026

Boa tarde.

Infelizmente a dificuldade recomeçou ontem ao final do dia.

Qualquer carregamento de dados, independentemente do tamanho e do serviço utilizado, é feito com uma velocidade extremamente baixa.

Por exemplo, um ficheiro grande para um serviço compatível com S3 e que habitualmente carrega a ~10 - 12 Mbytes por segundo agora carrega a menos de 1:
 

 

Pequenos ficheiros no serviço pCloud na Suiça:

 

 

Fiz o despiste em https://my.nos.pt/problemas-tecnicos e inicialmente o serviço pediu para verificar o cabo coaxial mas após avançar apareceu a confirmação de que tudo estava ok. Respondi que o problema se mantinha mas o serviço já não avançou deste ecrã:

 

 

Manualmente reiniciei depois o router no botão ligar/desligar, mas sem qualquer efeito.

Testando o desempenho no site da NOS, o que noto é que o teste de carregamento flutua, enquanto que o de descarga se mantém estável.

Tenho contratado o serviço de 1000Mbs / 100Mbs. A descarga é consistente e com valores bastante aceitáveis. O carregamento varia e por vezes tem valores considerávelmente inferiores.

Exemplos:

 

Se testar duas vezes seguidas, a descarga mantém-se em valores próximos, o carregamento varia quase aleatóriamente. Um teste indica um valor de ~60Mbps, o seguinte devolve por exemplo ~12Mbp, e um terceiro imediamente a seguir devolve ~40Mbps.

 

Curiosamente, a ligação nunca tem quebras. Usando o servidor de testes como referência, a ligação mantém-se continua e sem degradação.

 

Desde já grato pela ajuda.


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 5, 2026

Boa tarde ​@AlexV,

Agradecemos o seu feedback.

Confirme-nos, por favor, se hoje a situação está resolvida. Caso se mantenha, pedimos que volte a fazer o diagnóstico online através da my NOS. 

Partilhe connosco o resultado do mesmo.

Obrigada


AlexV
  • Autor
  • Gigabyte
  • July 6, 2026

Bom dia.

Infelizmente o problema continua. Entretanto confirmei com outro vizinho no prédio e está com o mesmo problema.

Realizei o despiste técnico, mas sem sucesso. O serviço alterna entre indicar que encontrou um problema e que não encontrou qualquer problema. No final segui os passos para passar para o contracto telefónico mas o serviço devolveu por várias vezes o erro “Não foi possível guardar este número. Por favor, introduza-o novamente.”

Liguei depois manualmente, mas de momento a equipa de suporte está com problemas de sistema e irão ligar mais tarde.

 

 

Neste momento já o teste de velocidade mostra um desvio considerável dos 1000/100 

 

 

E apesar dos resultados do teste teórico, na prática já não é viável. Neste exemplo num equipamento por cabo, está a ser carregado um documento para o OneDrive a 2,7 Mbps

 

 

Não depende do serviços, visto passar-se o mesmo com outros que utilizo como Acronis Cloud, pCloud ou Synology C2.
Uma cópia de segurança de conteúdos que alterei para tentar que fosse executada durante a noite fora do horário de maior carga, demorou pouco mais de 2h para carregar 8Gb de dados.
 

 

Irei continuar o despiste com a equipa de suporte, quando me contactarem após terem acesso aos sistemas necessários. Quando tiver uma resposta não deixarei de partilhar.

Desde já grato pela atenção dispensada.

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 6, 2026

Boa tarde ​@AlexV,

Agradecemos a sua mensagem. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF para que possamos analisar e acompanhar o tema.

Obrigado