Header
Pergunta

Interrupção frequente da internet fixa


Sou o cliente: CXXXXXXXXX.

Tenho frequentes interrupções da internet fixa que tenho na minha habitação (200 Megas). Tem tido falhas constantemente que me obriga a criar Hotspot de dados móveis para manter reuniões de Zoom e Skypes activos o que é inaceitável.

Já comuniquei com os serviços técnicos e segundo me informam o Router em vez de escolher o melhor canal que tem à sua disposição parece que escolhe o pior. O técnico bloqueia a escolha para um melhor canal e durante algum tempo a situação melhora mas é insustentável estar constantemente a ligar para os serviços técnicos. Também me informou que o meu router está limitado à gama de 2,4 GHz e a existência de várias redes à minha volta pode saturar a área e se o Router fosse Dual-band isto poderia melhorar.

Posteriormente à conversa com o técnico fui fazer alguns testes de velocidade junto ao Router e fiquei mesmo muito desiludido. Tenho 200Mbps/20Mbps com ligação por cabo ao Router. Mas se me colocar em Wifi a 2 m do Router (sem obstáculos) a velocidade baixa para 30 Mbps/18Mbps. Isto é normal? Isto são valores muito inferiores aos anunciados pelo vosso Router actual Wi-fi single band (2,4 Ghz) (Router Wi-Fi 3.0) que anuncia valores teóricos máximos Wi-Fi = 300 Mbps!! .

O que está na minha área de cliente é que tenho um “Net Wideband Zeus - 200Mb”.

Não sei se é ou não é mas a foto do equipamento é diferente do que tenho em casa. Sou cliente há algum tempo já me mudram a Box da televisão e julgo que está na altura de me mudarem o Router para um mais actual para que consiga realmente tirar o máximo proveito em Wi-fi dos 200 Mbps que mandam por cabo.

Julgo que o Router tem um desempenho miserável e a NOS deve trocá-lo por um melhor e de preferência dual-band.

Saliento que isto é um grande incómodo para quem é um utilizador frequente e precisa da internet para o seu trabalho. Já me vieram com várias propomoções em que referi que não aceitei enquanto não resolverem esta situação porque se não for resolvida vou ter que passar para outra empresa com velocidade mais alta e sem falhas.

Router que tenho em casa

 


4 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, “Já me vieram com várias propomoções “ em nenhuma lhe foi proposta a troca do router ? Para que a moderação do Fórum o possa ajudar na questão que refere, deve remeter por MENSAGEM PRIVADA o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum . Entretanto proceda ao Reiniciar do Router com alguma assiduidade, já que sempre que o fizer o router automáticamente escolhe o melhor canal. Deve também estar ativada a opção de automático. Deve também efectuar reset ao seu router para que sejam repostas as configurações de fábrica. 

Reputação 7
Crachá +2

O seu pedido é muito facil de ser resolvido. Ligar 16990 opção 3 de avarias e indicar que sente velocidade de wifi lenta.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @AJMonteiro,

Lamentamos a situação.

Para vermos o que se passa com a Internet, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil @Fórum, com o seu número de cliente.

O seu número de cliente foi ocultado na publicação, para proteger os seus dados pessoais.

Obrigada

Reputação 1

José,

Eu não tenho qualquer à ligação à NOS (sou apenas um cliente com problemas); Os canais sao importantes como mencionou o técnico da NOS, eu nao conheço os equipamentos, mas a titulo de curiosidade experimente uma aplicação tipo wifi analyzer para telemovel para ver a potencia/cobertura da rede.

Eu sei que existem por aí routers que permitem alterar a potencia de TX das antenas wifi para além do valor legal (existe um maximo legal); Se tiver na sua periferia um equipamento com essa capacidade e com a potencia para além do valor legal, pode criar uma situação identica à que descreve.

Atenção que nao estou a excluir potenciais problemas com o modem, apenas cenários interessantes do dia a dia ;)

Se for um brincalhão nessas circunstancias, pode sempre ‘perder o amor’ a algum dinheiro e dar-lhe um pouco do mesmo veneno a provar ;)

 

 

Comentário