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Boa tarde, será só comigo ou a internet da NOS é ridiculamente lenta?

Já tenho os serviços à sensivelmente 2 anos e na realidade sempre a achei um bocado lenta para quem paga por 120 mb de fibra, contudo e depois de alguns testes noutras habitações, de operadoras diferentes, notei que é de facto muito lenta.

Hoje fiz um teste e do qual deu os míseros

10 mb de download. 

Em pleno 2019 pagar 120mb e apanhar 10 mb é um bocado demais acho eu.

Há alguém que vai perder um cliente :) 

p.s. uma vez que neste site não consigo encontrar um contacto de mail para expor esta situação achei por bem e mais económico do que ligar (já que ando a ser roubado) expor aqui! 

 

 

Boa tarde, será só comigo ou a internet da NOS é ridiculamente lenta?

Já tenho os serviços à sensivelmente 2 anos e na realidade sempre a achei um bocado lenta para quem paga por 120 mb de fibra, contudo e depois de alguns testes noutras habitações, de operadoras diferentes, notei que é de facto muito lenta.

Hoje fiz um teste e do qual deu os míseros

10 mb de download. 

Em pleno 2019 pagar 120mb e apanhar 10 mb é um bocado demais acho eu.

Há alguém que vai perder um cliente :) 

p.s. uma vez que neste site não consigo encontrar um contacto de mail para expor esta situação achei por bem e mais económico do que ligar (já que ando a ser roubado) expor aqui! 

 

 

Tem que medir por cabo, meça aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx


COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e (pelo menos!)
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

 

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A única forma de testar as velocidades contratadas (100Mbits ou superiores) é através de uma ligação WiFi 5Ghz ou superior!

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

 

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para ligações até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm


O melhor a fazer é ligar para o apoio técnico que é gratuito se for nº da NOS.  Se n for peça para ligar de volta e já não paga nada.


Bem-vindo ao Fórum NOS@RUI MIGUEL OLIVEIRA BRITES:slight_smile:

 

Queremos ajudá-lo. 

Contudo, devemos indicar que, existem diversos factores que irão influenciar a propagação das ondas wireless. Assim, sugerimos que que o Router seja instalado numa divisão central da casa. Contudo, para o podermos ajudar, sugerimos que veja as nossas sugestões e dicas para melhorar a sua rede Wi-Fi, aqui

 

O @marcolopes deu uma óptima ajuda e excelentes dicas para a realização de um teste de velocidades. :ok_hand:

 

Sugerimos ainda, Para conseguirmos perceber melhor o que se passa, sugerimos que faça um teste de velocidades, por cabo, aqui. Após fazê-lo, pedimos que nos indique o ID do teste, por favor.

 

Ficamos aguardar o seu feedback. :sunglasses:

 

Muito Obrigado. 


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