Skip to main content
Header
Megabyte
October 25, 2024

Internet lenta em apps e sites apesar de bons resultados em speed tests

Boa tarde,

O serviço Internet contratado tinha vindo a funcionar de forma aceitável até recentemente, no entanto, nos últimos dias, tenho vindo a ter problemas na utilização da internet (via wifi)

Anteriormente as páginas web e aplicações carregavam bastante rapidamente e de forma fluída e quase instantânea.

Agora, especialmente com telemóveis e tablet android, algumas páginas web e aplicações demoram bastante a abrir e a carregar conteúdo. Como exemplos:

• a aplicação MAX (da HBO) simplesmente não carrega (ou demora uma eternidade a carregar e depois os vídeos não abrem)
  • a aplicação NOS TV demora facilmente 30-40 segundos a iniciar stream de um canal ou gravação quando dantes demorava 1-2 segundos
  • o mesmo se verifica na aplicação da RTP Play
  • várias páginas web demoram também mais de 15-20 segundos a carregar (especialmente com imagens)
  • outras aplicacoes tambem se mostram basntante mais lentas

Este problema verifica-se em vários dispositivos Android. No laptop Macbook o problema não me parece tão notório.

Usando a rede móvel (4G), as aplicações e páginas web abrem sem problema, rapidamente.

E estranhamente, usando a Wifi mas se activar a VPN (estou a usar o Windscribe), as aplicações e páginas web funcionam sem problemas, abrindo rápida e fluidamente.

A velocidade da internet está bastante boa, medida por Testmynet, Fast e Speedtest, no entanto, na realidade, a utilização diária tem sido penosa nos últimos dias.

Esta situação já aconteceu no passado, mas resolvia-se fazendo um reset de fábrica ao router. Desta vez, não tenho conseguido resolver o problema. Já reiniciei o router diversas vezes e repus as definições de fábrica várias vezes, no entanto o problema persiste.

Pesquisando aqui no forum, parece-me que é um problema recorrente, penso que associado ao protocolo IPv6. Por isso pedia ajuda sobre como solucionar o problema.

Espero que seja possível resolver o problema, senão tenho de comecar a pensar em olhar para a concorrência.

19 Comentários

CP001
October 29, 2024

Muito obrigado pelo input.

Uma pergunta: se o gateway da NOS estivesse simplesmente em modo bridge e usasse um router externo, este problema ainda ocorreria?

Andei a pesquisar um pouco, mas não fiquei completamente esclarecido…

Obrigado.

No router externo por norma tem opção de desligar o IPv6, logo não ocorreria. Tem de comprar um router com essa opção, no entanto. A maioria dos routers à venda tem essa opção.

Se ativa o modo bridge, lembre-se de no router externo ter uma firewall ativa . É importante.

Megabyte
October 30, 2024

@CP001, a situação foi já endereçada e já se encontra em análise. Assim que tenhamos mais informações partilharemos. 
Mas agradecemos o alerta. 
Muito obrigado,

Com a desativação do IPv6, a situação foi resolvida. As apps e websites funcionam novamente de forma rapida e fluida.

Obrigado pela assistência.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 30, 2024

Muito obrigado pelo seu feedback, @Numspy-01
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. Contudo, estamos a acompanhar a situação e assim que fique corrigida partilharemos aqui. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
March 1, 2025

Estou com o mesmo problema há vários dias, tenho de ligar os dados móveis para conseguir usar várias das apps como o strava, app do lidl, garmin etc

Olaf
Super User
Super User
March 1, 2025

já tentou fazer um reset ao router? através da app nos net?

Mário P.
Gestor da comunidade
March 1, 2025

Boa tarde, ​@Nuno Miguel Dias Araújo 

O ​@Olaf fez uma boa recomendação. 

Diga-nos, por favor, se após seguir a sugestão indicada a situação mantém-se. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
March 1, 2025

sim, agora está normal 

obrigado 

Olaf
Super User
Super User
March 2, 2025

Boa! 💪

Mário P.
Gestor da comunidade
March 2, 2025

Boa tarde, ​@Nuno Miguel Dias Araújo 

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado,