Skip to main content

Boa tarde,

O serviço Internet contratado tinha vindo a funcionar de forma aceitável até recentemente, no entanto, nos últimos dias, tenho vindo a ter problemas na utilização da internet (via wifi)

Anteriormente as páginas web e aplicações carregavam bastante rapidamente e de forma fluída e quase instantânea.

Agora, especialmente com telemóveis e tablet android, algumas páginas web e aplicações demoram bastante a abrir e a carregar conteúdo. Como exemplos:

• a aplicação MAX (da HBO) simplesmente não carrega (ou demora uma eternidade a carregar e depois os vídeos não abrem)
  • a aplicação NOS TV demora facilmente 30-40 segundos a iniciar stream de um canal ou gravação quando dantes demorava 1-2 segundos
  • o mesmo se verifica na aplicação da RTP Play
  • várias páginas web demoram também mais de 15-20 segundos a carregar (especialmente com imagens)
  • outras aplicacoes tambem se mostram basntante mais lentas

Este problema verifica-se em vários dispositivos Android. No laptop Macbook o problema não me parece tão notório.

Usando a rede móvel (4G), as aplicações e páginas web abrem sem problema, rapidamente.

E estranhamente, usando a Wifi mas se activar a VPN (estou a usar o Windscribe), as aplicações e páginas web funcionam sem problemas, abrindo rápida e fluidamente.

A velocidade da internet está bastante boa, medida por Testmynet, Fast e Speedtest, no entanto, na realidade, a utilização diária tem sido penosa nos últimos dias.

Esta situação já aconteceu no passado, mas resolvia-se fazendo um reset de fábrica ao router. Desta vez, não tenho conseguido resolver o problema. Já reiniciei o router diversas vezes e repus as definições de fábrica várias vezes, no entanto o problema persiste.

Pesquisando aqui no forum, parece-me que é um problema recorrente, penso que associado ao protocolo IPv6. Por isso pedia ajuda sobre como solucionar o problema.

Espero que seja possível resolver o problema, senão tenho de comecar a pensar em olhar para a concorrência.

Boa tarde @Numspy-01,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre o tema. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Olá João.
Obrigado pela mensagem. Enviei MP para o forum privado.

O problema infelizmente persiste e tem inclusivamente até piorado. Tem-se tornado excruciantemente lenta a navegação online. O Spotify tarda quase meio minuto ou mais simplesmente a iniciar uma música.

Espero que possam ajudar.

@Numspy-01, bom dia. 
Vamos responder à sua mensagem privada o mais rápido que nos for possível. Agradecemos a cooperação.
Obrigado, 

Obrigado, mas o problema persiste e até ao momento não recebi qualquer contacto do apoio NOS para o resolver. Reenviei MP. Espero que me ajudem com brevidade.

Bom dia, @Numspy-01

As mensagens são todas respondidas por ordem, pedimos que não reenvie para que não seja atualizada a hora. 

Vamos responder o mais rápido que nos for possível, pelo que agradecemos a compreensão. 
Obrigado,

Bom dia, @Numspy-01

As mensagens são todas respondidas por ordem, pedimos que não reenvie para que não seja atualizada a hora. 

Vamos responder o mais rápido que nos for possível, pelo que agradecemos a compreensão. 
Obrigado,

Obrigado pela informação . Apenas reenviei, pois após a solicitação da morada da parte da NOS, não obtive qualquer contacto adicional. Fico então a aguardar apoio. Obrigado.

@Numspy-01 o problema parece ser, de facto, o associado ao protocolo IPv6 já muitas vezes aqui reportado. Também me tem acontecido.

@Mário P. devia haver uma desativação geral do IPv6 a todos os clientes. Enquanto não se compreendesse qual a falha de implementação do IPv6 do lado da NOS, a NOS deveria desligá-lo.

@CP001, a situação foi já endereçada e já se encontra em análise. Assim que tenhamos mais informações partilharemos. 
Mas agradecemos o alerta. 
Muito obrigado,

Grato @Mário P. 

@Numspy-01 tenho ideia que no apoio técnico conseguem desativar o IPv6 pelo menos temporariamente

Grato @Mário P. 

@Numspy-01 tenho ideia que no apoio técnico conseguem desativar o IPv6 pelo menos temporariamente

Muito obrigado pelo input.

Uma pergunta: se o gateway da NOS estivesse simplesmente em modo bridge e usasse um router externo, este problema ainda ocorreria?

Andei a pesquisar um pouco, mas não fiquei completamente esclarecido…

Obrigado.

Muito obrigado pelo input.

Uma pergunta: se o gateway da NOS estivesse simplesmente em modo bridge e usasse um router externo, este problema ainda ocorreria?

Andei a pesquisar um pouco, mas não fiquei completamente esclarecido…

Obrigado.

No router externo por norma tem opção de desligar o IPv6, logo não ocorreria. Tem de comprar um router com essa opção, no entanto. A maioria dos routers à venda tem essa opção.

Se ativa o modo bridge, lembre-se de no router externo ter uma firewall ativa . É importante.

@CP001, a situação foi já endereçada e já se encontra em análise. Assim que tenhamos mais informações partilharemos. 
Mas agradecemos o alerta. 
Muito obrigado,

Com a desativação do IPv6, a situação foi resolvida. As apps e websites funcionam novamente de forma rapida e fluida.

Obrigado pela assistência.

Muito obrigado pelo seu feedback, @Numspy-01
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. Contudo, estamos a acompanhar a situação e assim que fique corrigida partilharemos aqui. 
Obrigado,

Comentário