Skip to main content
Header

Internet lenta de noite

Eu gostaria de saber o que fazem á internet para ser lenta na maioria das vezes.

De noite há 1 da manhã a internet do nada fica extremamente lenta e não carrega nada ou pode não acontecer e funcionar bem.

Outras vezes é de dia o mesmo problema onde há sites que até dão erro 400 da CloudFlare e basta recarregar a página para funcionar novamente.

Também quando há quedas de internet nunca informam nada e tenho que me armar em detective para descobrir o que se passa.

Também quando a internet está em baixo o próprio aplicativo Nos Net também não funciona e isso claramente mostra uma dependência grande onde o próprio aplicativo de gerir a internet depende da própria mas se a internet estiver em baixo o aplicativo não funciona além de o Nos Net ter uma interface feia cheia de faltas de funcionalidades onde deixei uma crítica com funcionalidades que poderiam vir para o aplicativo mas nenhuma resposta á minha crítica no Google Play e para quem quer fazer as suas próprias configurações no router também é extremamente limitado já que muitas configurações não estão no aplicativo.

Também me ofereceram 500mbps de download e 100mbps de upload mas continuei a pagar o mesmo mas mais tarde vim a descobrir que continuo a usar o WiFi 4 e o próprio WiFi 4 não foi desenhado para velocidades extremamente altas basicamente utilizo internet com velocidade alta mas o WiFi 4 limita a velocidade se fosse para fazer o que fizeram me metiam WiFi 6 ou 7 não aumentar a velocidade mas utilizar um WiFi 4 onde limita a velocidade.

Espero futuramente que a internet volte a ficar rápida já que só vejo anúncios onde tem menor latência maior velocidade mas vejo só lentidão e sempre reinício o router toda a segunda feira além de que gostaria de fazer as minhas configurações no router e não a operadora limitar isso ou bloquear.

2 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 19, 2026

A NOS NET é para aceder ao router. Se o router não tem sinal como é suposto conseguir aceder ao router pela nos net? Claro que estão dependentes.

O wifi 2,4ghz está presente em todos os routers. É um wifi que em média atinge 50-80mbps. Se tem 500mbps de download é porque tem um router com 5ghz também, Se calhar nunca utilizou. Mas também da maneira que fala não me acredito que lhe faça diferença alguma, nem se apercebe.

Se existe um problema com a internet a probabilidade de se resolver sozinho é baixa. Ligue ao apoio técnico para ser analisado.

A NOS NET é para aceder ao router. Se o router não tem sinal como é suposto conseguir aceder ao router pela nos net? Claro que estão dependentes.

O wifi 2,4ghz está presente em todos os routers. É um wifi que em média atinge 50-80mbps. Se tem 500mbps de download é porque tem um router com 5ghz também, Se calhar nunca utilizou. Mas também da maneira que fala não me acredito que lhe faça diferença alguma, nem se apercebe.

Se existe um problema com a internet a probabilidade de se resolver sozinho é baixa. Ligue ao apoio técnico para ser analisado.

Menos arrogância e mais noção técnica, por favor. Tentar armar-se em entendido para defender uma operadora só faz figura de urso quando demonstra não perceber o básico de arquitetura de redes.

1. Um router tem dois lados: a WAN (internet) e a LAN (rede local). Em qualquer equipamento minimamente bem desenhado, mesmo que a fibra venha abaixo, a interface de gestão local continua acessível via IP interno. Se a aplicação da NOS precisa que a internet esteja a funcionar lá fora para conseguir gerir o router que está na sala, isso não é "normal", é uma aberração de engenharia de software e dependência de cloud desnecessária. Mas para lá chegar, era preciso perceber a diferença entre tráfego local e remoto.

2. Sobre os 500 Mbps e o Wi-Fi, o problema não é a falta de frequências, mas sim enfiar pacotes de alta velocidade com sistemas "Smart Wi-Fi" agressivos que sabotam a estabilidade e atiram os dispositivos para normas ultrapassadas, mascarando a realidade com velocidades de laboratório que depois caem na prática.

3. Quanto ao apoio técnico, ir para a linha de apoio ouvir assistentes a mandarem reiniciar o router na tomada para resolver problemas de routing internacional, over-subscription de bairro ou falhas da Cloudflare é o equivalente a ir ao mecânico e ouvir para mudar o óleo quando o problema é na centralina.

Se é para vir para um fórum debitar banalidades e tentar passar os outros por ignorantes, pelo menos certifique-se de que percebe de redes antes de falar. Fica mal.