Skip to main content
Header

Internet fora da europa

• August 9, 2025
  • 6 comentários
  • 37 visualizações

Cheguei ontem a Samana na Rep Dominicana.

Logo no aeroporto o meu telemóvel acedeu a internet e sem qualquer aviso por parte da NOS, ou autorização da minha parte, gastou 4 MB de net, com um custo associado de 61.5 euros.

Algo que percebi ao consultar o saldo esta manhã. Estou em estado de choque. Foram 2 mins de internet não solicitada, ativada de forma automática e instantânea.

Acho totalmente injusto, pois não requeri, nem usei o serviço.

Agradeço esclarecimento e anulação desta cobrança indevida

6 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 9, 2025

Boa noite, ​@teresa semedo lemsaddek 

Sendo que ligou o equipamento a outro operador e faz recurso dos dado móveis, aplicar-se-á os custos acordados entre a NOS e o operador em causa. O uso de dados móveis na República Dominicana tem um custo de €16,00 / MB. Confirme a informação em nos.pt.

Quando liga o telemóvel a uma rede, recebe um SMS de boas-vindas da NOS com a informação que necessita.  Assim, no 1.º SMS ao dar as boas-vindas a NOS refere que as chamadas tem o custo X e os dados móveis Y. E refere ainda como alternativa, que no destino pode subscrever o serviço NET Roaming. 

Alertamos ainda que a informação quanto ao funcionamento, cabe ao cliente antes de viajar consultar a informação mas ainda assim, recebe um SMS assim que o cartão NOS se liga a outra rede, pelo que não lugar a anulação do valor, sendo o valor devido.

Obrigado, 

Como referi o tlem ligou-se de forma automática durante 2 mins (se tanto).

Uma cobrança de 61.5 euros parece-me muitíssimo exagerado.

Há alguma forma de incluir essa utilização num pacote de internet?

O valor seria mais baixo e poderia continuar a usar. Parece-me o mais justo.

Agradeço auxílio na resolução desta situação ambígua e totalmente inadvertida.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Boa tarde ​@teresa semedo lemsaddek

Só não pagou mais porque feliz ou infelizmente 61,50€ é o limite colocado pela NOS. 

Sugira que para uma próxima vez se prepare, lendo este artigo. 

Obrigado.

Obrigada pela sua não ajuda e total inflexibilidade. Um verdadeiro apoio ao cliente.

Lamentável….

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Obrigada pela sua não ajuda e total inflexibilidade. Um verdadeiro apoio ao cliente.

Lamentável….

Sugiro que aguarde a resposta dos gestores de comunidade que são colaboradores da empresa. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 9, 2025

@teresa semedo lemsaddek, boa noite. 
Compreendemos que, na sua opinião, se trate de inflexibilidade. 
No entanto, cabe-nos informar em conformidade. A responsabilidade de compreender como o serviço funciona é do cliente, estamos aqui para ajudar a esclarecer. 

Sendo que o equipamento se ligou a um operador, da República Dominicana, este reportou  à NOS,  ficando sujeita a informação partilhada pelo mesmo. 

Obrigado,