Header
Pergunta

Internet fixa satélite lenta


Estou com problemas de internet desde as 18h do dia 2 Março 2020.
Praticamente a minha velocidade de internet está muito aquém do contratado, sendo que estou com velocidades de cerca de 2 a 5 Mbps de download, sem motivo aparente. A ligação ao router é por cabo utp cat 6.
Faço vários testes de velocidade no speedtest e ao fazer aos servidores NOS (Porto/Lisboa) obtenho as velocidades "reais" da ligação à internet, mas em outros servidores, a velocidade é 2 a 5 Mbps.
Mesmo a descarregar algum ficheiro, a velocidade do servidor FTP (testes, ftp Univ.Aveiro), não passa de 2Mbps.

Embora a esta hora, suba para 8Mbps de download.

Já reportei a situação mas até ao momento, mantém-se estas velocidades miseráveis.

Refiro que o tarifário contratado é de até 100MB e que os testes abaixo colocados, foram em espaço de 5min entre ambos.

 

 


13 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Mas em satélite o máximo não é 40 download? E esses valores deve ser devido á PUR e a velocidade é limitada.

Existe tarifário de até 100MB e foi esse que aderi.
Como funciona isso da PUR?

Qual o pacote Satélite com 100 Mbps? Também estou interessado…

 

Qual o pacote Satélite com 100 Mbps? Também estou interessado…

 

 

Visto não conhecer o site da operadora, consulte:

 

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/internet-fixa-sem-pacote.aspx

 

Mude lá o titulo do tópico então…  ou recebe algo via Satélite?

Mude lá o titulo do tópico então…  ou recebe algo via Satélite?

 

A internet do pacote satélite é via que? Antena parabólica ou serviço 4G?

Reputação 7
Crachá +2

Satélite é 4G. Desconhecia mesmo que existia até 100, nunca tinha visto nenhum cliente com ele. A PUR basicamente é porque está a utilizar muito a internet então os valores diminuem para isso.  Pode ver aqui no forum, a maior parte tem até 40mbps e com a PUR fica nos 2mb, 1mb ou menos.

São serviços diferentes. até 40Mbps são pacotes Satélite (TV+Net+Voz); até 100 Mbps é Internet Fixa, sem pacote. Ambos suportados na rede 3/4G.

Reputação 7
Crachá +2

Então tás a dizer que são serviços iguais?

Face aos comentários que referem possibilidade de ser a PUR, consultei a página das condições da oferta de serviços (Internet Fixa):

 

“A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão. A NOS poderá, ainda, se necessário, aplicar medidas de gestão de tráfego mais gravosas, quando tal resulte da necessidade de implementar ordens judiciais, de autoridades administrativas ou dar cumprimento a atos legislativos, preservar a integridade e segurança da rede, prevenir congestionamentos iminentes da rede e atenuar efeitos de congestionamentos excecionais ou temporários.

A aplicação das medidas de gestão de tráfego mais gravosas poderá diminuir transitoriamente as velocidades de transferência de dados que tenham sido anunciadas, em todas ou algumas categorias de tráfego, conforme se revele mais adequado para minimizar o impacto destas medidas na qualidade do serviço de acesso à Internet, nomeadamente, na utilização de conteúdos, aplicações e serviços, sendo salvaguardados os direitos dos utilizadores relativos à privacidade e proteção de dados pessoais.

A NOS poderá oferecer serviços de acesso à Internet otimizados para conteúdos, aplicações ou serviços específicos, ou para uma combinação dos mesmos, caso a otimização seja necessária para cumprir os requisitos dos conteúdos, aplicações ou serviços para um nível específico de qualidade. Nestes casos, a capacidade de atingir a velocidade anunciada será afetada em situações de eventual congestão de rede ou na medida em que tal se revele necessário para garantir a qualidade de transmissão em cada momento.”

 

https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Pages/internet-fixa.aspx

 

Informações sobre velocidades de acesso à internet:

https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Documents/Regulamento_2120%20_%20NOS_Comunicacoes.pdf

 

Ou seja, na minha opinião, se estiver com esta treta da PUR, acho inadmissível. Porque é um serviço de internet fixa, é certo que podem reduzir a velocidade da internet em determinado momento (1,2,3,4 horas) tipo à noite onde existe muitos utilizadores em simultâneo, concordo.

Agora um serviço de 100MB Download e 10MB Upload, onde no meu contrato não estabelece nenhuma diminuição da velocidade ao atingir isto ou aquilo, sendo tráfego ilimitado e aplicarem-me este tipo de situações, então não é um dito serviço fixo, embora seja utilizada a rede 4G.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @André de Sá Barros.

Os testes que refere são feitos através de cabo de rede?

Bem-vindo ao Fórum NOS, @André de Sá Barros.

Os testes que refere são feitos através de cabo de rede?

Sim, tudo por cabo de rede UTP Cat 6. Já tinha referido em cima.

Wifi é a mesma coisa.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @André de Sá Barros,

Já pedimos prioridade no tratamento da situação. 

Comentário