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Caros Srs, bom dia.

Utilizo o acesso a internet residencial para fins de teletrabalho há muitos anos, conectando a servidores de internet presentes em data center comerciais em Portugal, Brasil, Canadá, etc.

Normalmente, acesso sozinho, sem nenhum concorrente em minha morada, e tenho um acesso de 1 Gbps/100 Mbps.

Preciso acessar os servidores nossos no Canadá, para testes de performance de aplicações multmídia, e tenho percebido que a velocidade de download oriundo deste servidor em particular não ultrapassa os 4 Mbps … percebo que há algum problema por conta deste servidor ter um acesso 1 Gbps em Data Center Comercial, e estar liberado para meu uso naquele momento.

Poderia por favor me esclarecer como proceder nesse caso? Preciso ter maiores velocidades de acesso a ele, para poder realizar nossos trabalhos.

 

Meus cumprimentos, obrigado.

Leo.Severo

Como é que configuraste a ligação? 

isso pode ser problemas de routing do operador, como já largamente falado em relação a videojogos.

nada a fazer se é esse o caso. A solução do ISP: Reinicia o router/ faz reset ao router. 

um bem haja 


Boa tarde @Leo.Severo,

Sugiro que faça um teste segundo as recomendações deste site e partilhe os resultados.

Obrigado

 


Caro Jorge, boa tarde.

Já fiz esse teste, e o resultado foi dentro do esperado.

Meu questionamento é sobre o tráfego (down e up) e velocidade de um data center comercial específico, que fica no Canadá, não com a internet pública em geral.

O fato da velocidade se limitar a 4 Mbps me surpreendeu, mesmo não tendo restrições de lá e a velocidade local esteja dentro da normalidade. Me pareceu alguma restrição.

Agradeço por seu contacto!

Cumprimentos Leonardo 


Se no teste de velocidade está ok, então serviço está ok. Acho que por aqui não consegues nenhuma ajuda.

Tenta ver algum contacto/ajuda para esse data center que fala.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Leo.Severo.

A comunidade prestou uma boa ajuda sobre este tema.

A velocidade de ligação a servidores específicos está também dependente de fatores externos alheios há NOS. 

Sugerimos que verifique junto do servidor final se existe alguma limitação. 

Obrigado


Caro Sr João e Guimas,

Agradeço o retorno, mas foi como disse no início do dialogo - já conversei com o data center final, e o trafego encontra-se livre. Prova disso é que o mesmo servidor, quando operado de outros países como os EUA ou o Brasil, não existe a mesma restrição e a velocidade é múltiplas vezes bem mais elevada.

Como poderia verificar a velocidade de uma rota específica? Se o problema está a partir da NOS para fora do ambiente, a quem devo questionar? A NOS certamente contrata links externos a sua infraestrutura, as quais eu não tenho como questionar.

Se fizer um traceroute de sua conexão até o servidor nosso - www.diagnext.com - notará a presença de diversas instituições que podem limitar a conexão, a quem eu particularmente não tenho vínculo contratual, tendo esses em operação com a NOS.

Agradeço muito a interação, mas confesso que ainda persistem dúvidas e questões para mim.

Obrigado, Leonardo


Usa DNS da google ou uma vpn para estabeleceres a ligação.

um bem haja


Caro Sr João e Guimas,

Agradeço o retorno, mas foi como disse no início do dialogo - já conversei com o data center final, e o trafego encontra-se livre. Prova disso é que o mesmo servidor, quando operado de outros países como os EUA ou o Brasil, não existe a mesma restrição e a velocidade é múltiplas vezes bem mais elevada.

Como poderia verificar a velocidade de uma rota específica? Se o problema está a partir da NOS para fora do ambiente, a quem devo questionar? A NOS certamente contrata links externos a sua infraestrutura, as quais eu não tenho como questionar.

Se fizer um traceroute de sua conexão até o servidor nosso - www.diagnext.com - notará a presença de diversas instituições que podem limitar a conexão, a quem eu particularmente não tenho vínculo contratual, tendo esses em operação com a NOS.

Agradeço muito a interação, mas confesso que ainda persistem dúvidas e questões para mim.

Obrigado, Leonardo

 

Partilho um pequeno teste.

traceroute to 198.27.69.127 (198.27.69.127), 20 hops max, 60 byte packets 1  188.208.143.254 (188.208.143.254)  0.075 ms  0.053 ms 2  5.154.174.97 (5.154.174.97)  0.281 ms  0.335 ms 3  er1.lis1.edgoo.net (193.163.151.0)  0.195 ms  0.193 ms 4  * * 5  be2444.rcr21.opo01.atlas.cogentco.com (154.54.61.214)  5.200 ms  5.197 ms 6  be2313.ccr31.bio02.atlas.cogentco.com (154.54.61.101)  17.892 ms  18.258 ms 7  be2315.ccr41.par01.atlas.cogentco.com (154.54.61.114)  30.189 ms  30.269 ms 8  be3183.ccr31.par04.atlas.cogentco.com (154.54.38.66)  30.676 ms  30.749 ms 9  be103-252.par-th2-pb2-nc5.fr.eu (37.187.36.38)  33.994 ms  34.046 ms10  * *11  * *12  par-gsw-sbb1-nc5.fr.eu (54.36.50.228)  34.190 ms  34.196 ms13  be103.rbx-g4-nc5.fr.eu (54.36.50.229)  33.603 ms  33.648 ms14  * *15  * *16  be102.bhs-g2-nc5.qc.ca (192.99.146.138)  109.456 ms  109.443 ms17  * *18  * *19  * *20  ns503533.ip-198-27-69.net (198.27.69.127)  107.417 ms  107.401 ms

Obrigado


Caro Jorge, obrigado.

Desculpe, vc rodou esse traceroute dentro da rede da NOS? Me parece que você está atendido pela edgoo.com….

No meu caso, excluindo os nós sem resposta, o traceroute ao nosso destino dá:

 1  routertecnico.home (192.168.1.1)  1.212 ms  1.338 ms  1.528 ms
 2  10.4.63.254 (10.4.63.254)  15.825 ms  17.797 ms  20.475 ms
 3  10.137.206.113 (10.137.206.113)  26.286 ms  26.282 ms  26.166 ms
 4  10.255.51.30 (10.255.51.30)  35.782 ms  37.798 ms  37.804 ms
 9  be103.rbx-g4-nc5.fr.eu (54.36.50.229)  50.102 ms  53.349 ms be102.rbx-g2-nc5.fr.eu (94.23.122.214)  57.233 ms
12  be102.bhs-g2-nc5.qc.ca (192.99.146.138)  131.809 ms  135.843 ms  135.868 ms
16  ns503533.ip-198-27-69.net (198.27.69.127)  139.648 ms  136.433 ms  130.860 ms

Entre os passos 2 e 4, acredito serem dentro da rede backbone da NOS, saindo para o ambiente do Data Center OVH (contratado) na França (9), e caindo em sua rede de interconexão em direção ao Canadá (12). A OVH jura que está tudo nornal lá, e acredito por estar recebendo normal quando originado de nossos DCs nos EUA e Brasil.

Resta-me saber como está a conexão entre a NOS e a OVH na França, mesmo que para saber se há alguma restrição ou não.

Obrigado pela ajuda!

Leonardo


Não! Foi pela MEO 😊

Obrigado


Caro Jorge, ri muito aqui! kkkkkk

Não dá para avaliar com a sua conexão, pois a interconexão sua é com outra operadora, diferente da malha utilizada pela NOS.

A sua migra de um DC da edgoo.com para a cogentco.com, onde entre eles poderiam estar o problema, caso houvesse a mesma questão. No caso da NOS, não. O último roteador mapeado antes da OVH na França é o 10.255.51.30 .

Minha questão continua complicada …. =)


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