Header

internet


Boa noite, tenho andado há meses em troca de telefonemas, já falei aqui no fórum e o meu problema continua. Gostava que alguém me ajudasse neste sentido. Existe alguém que me consiga explicar qual é a velocidade normal por Wi-Fi para alguem que tem contratado 1gb/500mb? Já testei por cabo e não chega nem perto do giga. Por Wi-Fi dá 100mb/100mb… Depois existe outro problema que é não ter net em divisões nenhumas sem ser aquela em que tenho o router… Estamos a falar de uma casa de 40m2… A solução por parte da nós é que eu pague mais para ter uns plumes… Eu já aumentei a velocidade do serviço na tentativa de melhorar qualquer coisa… A semana passada liguei novamente e disseram que era o router que estava estragado e que viria um técnico aqui a casa. O senhor veio cá montou um router ( que não é novo porque tem claras marcas de uso e nem caixa tinha) montou isto e nem um teste de velocidade fez, não viu se havia algum problema nos cabos… Nada!!! Começam a deixar muito a desejar sinceramente… 


32 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @David080292,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a esclarecer.

A velocidade de internet atingida através de Wi-Fi está dependente de um conjunto de fatores como:

  • Normas, bandas e canal Wi-Fi em utilização;
  • Rede Wi-Fi em utilização;
  • Características do equipamento que possui; 
  • etc…

Fique a conhecer mais sobre a tecnologia Wi-Fi através dos nossos artigos:

De forma a podermos compreender melhor esta situação, detalhe-nos, por favor, se nota algum tipo de anomalia na utilização do serviço e de que forma é esta notória.

Obrigado

Boa noite. A anomalia que eu encontro é o facto de testar a velocidade e ter apenas um decimo daquilo que contratei! Se contratei 1gb eu achava que junto ao router devia ter aí uns 600, 700 de velocidade. Eu em casa dos meus pais e dos meus sogros testo a velocidade e em ambos os sítios eles tem contratado 500 de velocidade e os testes rondam sempre, e posso dizer com toda a certeza sempre entre os 450/480 de velocidade. Outra coisa que me deixa bastante intrigado é o facto de numa casa de 40 metros quadrados só existir internet na divisão onde está o router… Depois faz-me muita confusão que a nós esteja sempre pronta para resolver a situação mas a forma de resolução passa sempre por gastar ainda mais dinheiro todos os meses… Não acho normal ter que pagar pela internet e ainda ter que pagar mais para ter estabilidade, velocidade e pela casa inteira… No meu caso em específico nós temos dias em que a Netflix ou o YouTube só dão para ver a 720p… Temos dias em que no telemóvel nem dá para carregar vídeos no Facebook ou assim… 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @David080292,

Agradecemos o seu testemunho.

Pelo que compreendemos o seu equipamento atinge velocidades de, pelo menos 450Mbps, já testado. 

O router NOS encontra-se instalado num local central da sua residência, numa zona desobstruída? 
Quando liga o seu equipamento ao Wi-Fi do router NOS, estabelece a ligação à rede 2.4Ghz ou à rede 5Ghz? 

Pedimos, por favor, que faça um diagnóstico ao serviço através da App NOS e partilhe connosco o resultado:

Obrigado

Boa tarde. Não é central mas a casa é pequena. No entanto 450 testados não é pouco para quem tem 1gb contratado? Agora ligo-me a um sistema mesh que escolhe a melhor opção das duas… Decidi comprar o mesmo no sentido de melhorar um pouco este problema… De qualquer forma se me ligar pelo 5,0Ghz o máximo que consigo são sempre entre os 100 e no máximo 200… Até porque agora com o sistema que comprei consigo perceber que os que estão no quarto não passam de 100 gb de velocidade. Mas sinceramente já percebi que não vou conseguir muito por parte da nós… Já ando nisto à demasiado tempo… Resta-me apenas esperar que o contrato acabe para procurar alguma alternativa melhor. 
Vou testar e envio assim que chegar a casa. 
 

Cumprimentos 

Aqui está o teste feito ao lado do router. 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @David080292,

Agradecemos o seu testemunho.

O teste que realizou foi feito com que equipamento e ligado a qual das redes do router?

Obrigado

Foi feito com um iPhone 15 pro nós 5.0ghz  

Reputação 7
Crachá +2

Sugiro desligar esse sistema que tem da corrente, efetuar um reset de fábrica ao router da NOS, e então fazer esse teste por wifi em 5ghz ao lado do router e postar aqui novamente.

Bom dia @Guimas. Eu agradeço a sua ajuda e o tempo que dispensou para me ajudar mas se eu desligar o sistema mesh fico sem internet nas restantes divisões da casa. Eu posso fazer esse teste e o que vai acontecer é conseguir uma velocidade de no máximo 250mb… De qualquer forma eu já percebi que não há nada a fazer… Ando nisto há meses… 

Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @David080292.

O @Guimas partilho uma boa recomendação. De forma a que seja possível verificar a rede do router NOS é necessário que faça o teste sem outros equipamentos ligados.

Se possível, pedimos que faça um teste de velocidade em situação idêntica com outro equipamento.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigado

Boa tarde, teste com iPad 

 

 

Teste com iPhone 14 Pro 

 

Reputação 7
Crachá +1

Fizeste os testes com os repeeaters desligados e depois de fazer reset?

muitas vezes é só fazer um reset de fábrica pra ele atualizar as velocidades contratadas.

um bem haja 
 

Finalmente lá me arranjaram uma solução, depois do técnico me vir trocar o router por um “novo” que nem caixa tinha e que se nota perfeitamente que é usado lá veio a tão esperada solução. Ofereceram-me o Wi-Fi total com desconto. Já tenho que pagar pelo serviço, não estou satisfeito e a solução é meterem-me a pagar ainda mais… Hoje para variar um bocadinho estamos assim… Bem que posso reiniciar router, fazer o pino, só há uma solução. Assim que o contrato chegar ao fim dizer adeus de uma vez por todas… Resultado maravilhoso para um domingo à noite… 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Então é porque o problema estava a ser causado por esse sistema foi isso? Se sim, então o wifi total é realmente uma boa solução

@Guimas boa noite. Não, o problema não tem a ver com o sistema mesh que eu comprei. Esse eu comprei por minha conta e risco com o objectivo de pelo menos tentar ter internet no quarto que me fazia mesmo muita falta. Eu não aceitei a solução do Wi-Fi total! Já me chega o dinheiro que tenho que pagar pelo serviço que tenho… Como pode ver pela foto o meu problema de velocidades lentas está igual… Eu vim aqui meter isto só para demonstrar mais uma vez o meu desagrado para que mais pessoas possam ver como se “resolvem” as coisas. Eu já não ligo mais para o apoio ao cliente por causa deste assunto… Desisto completamente. É uma “guerra” perdida. Os meus pais na casa deles tem um serviço da concorrência com velocidade contratada de 500/100 e a casa deles é mais ou menos da dimensão da minha. Sabe que velocidade consigo lá? 450/480 ou por vezes até consigo mais de 500!! Em minha casa se não fosse o sistema mesh nem tinha internet no quarto… Agora mesmo tendo uma internet com velocidade bastante mais baixa do que a contratada pelo menos a net chega lá… Resta-me conformar-me e aceitar que não há outra solução, pelo menos não a que me tentaram dar…  Uma coisa é certa eu não estou disposto a pagar mais dinheiro para ver um problema que não é meu a ser resolvido… Porque se quer que seja sincero eu adoro o serviço da nós no que toca à tv. Gosto muito da uma tv, sou um amante de filmes, séries e cinema e gosto bastante do facto de ter o cartão que me dá um bilhete grátis no cinema. Eu sou o primeiro a dizer que as coisas são boas quando efectivamente o são. Quando o meu contrato terminar fico com muita pena de ter que mudar. Agora não acho norma que o serviço de internet seja assim e muito menos acho que seja uma solução termos que pagar mais para poder ter uma internet que à partida deveria ser boa. Aceitava ter que pagar mais se tivesse uma casa gigante, uma casa com primeiro andar ou para poder ter Wi-Fi 6e mas não estamos a falar de nenhum desses casos… Não é normal eu ter contratado 1gb de velocidade e num domingo à noite ter 20 mgb de velocidade… De qualquer forma eu agradeço a vossa ajuda e o tempo que dispensaram para vir aqui falar comigo. Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @David080292,

Como recomendado anteriormente, de forma a que seja possível verificar a rede do router NOS é necessário que faça um reset de fábrica ao router, seguido de novo teste sem outros equipamentos ligados.

Se possível, pedimos que faça um teste de velocidade em situação idêntica com outro equipamento.

Obrigado

@João H. Boa tarde, 

Em primeiro lugar quero deixar claro que respeito muito o seu trabalho e que a minha indignação não é de forma alguma consigo ou com qualquer colega que esteja a fazer aqui o seu trabalho. Como já referi nos posts a cima o meu último comentário foi apenas no sentido de mostrar à comunidade que a única solução que a nós teve para o meu caso era vir instalar mais aparelhos que me iriam trazer um custo acrescido todos os meses na fatura. Nós já pagamos um dinheirão para poder ter este “luxo” em casa e eu ainda teria que pagar mais para poder ter uma internet na velocidade perto da contratada e para poder ter internet na minha casa. Posto isto a minha questão é: quantos mais testes precisam para constatar que eu tenho razão, que estou a pagar por uma internet e tenho 1/10 da velocidade contratada? Eu já fiz testes com todos os dispositivos que tenho em casa, já pedi um computador emprestado para poder fazer o teste com cabo pois o meu computador não tem entrada ethernet, já fiz montes de despistes com técnicos ao telefone, já veio aqui um técnico trocar o router este mês… Porque não fez o técnico um teste a velocidade da internet quando veio montar o router? Porque não testou para ver que não há internet a não ser na sala? Hoje mesmo fui entregar os plumes porque estou cansado de pagar por eles e nunca estar a funcionar em condições. O problema é que eu sou apenas uma gota de água no oceano da nós. E renegociei o contrato para ter mais velocidade na esperança de que ia mudar pois foi isso que me disseram ao telefone. Mas aí a culpa foi minha porque só caí quem quer… Agora a minha opinião é que isto é uma guerra perdida… Resta-me apenas aguentar até o contrato acabar para aí depois fazer o que devia ter feito quando aceitei negociar… Mas mais uma vez digo-lhe que tenho imensa pena porque fora a internet eu gosto bastante do restante serviço e se tivesse a internet em condições seria o primeiro a recomendar os serviços da nós. Infelizmente se calhar sou uma pessoa com azar ou com uma casa diferente dos de mais… Agradeço-lhe pelo seu empenho e pelo interesse em ajudar mas já estou cansado de fazer tantos testes e tirar sempre as mesmas conclusões. Se quiserem arranjar isto eu tenho a certeza que seriam capazes. Agora eu não vou andar a pagar mais do que pago para ter um serviço pelo qual paguei e não tenho sido bem servido. 
Os melhores cumprimentos! 
 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

De forma a podermos analisar este tema envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Agradecemos a compreensão 

@João H. mandei o número de cliente mas ninguém me disse nada. Era suposto receber alguma coisa? 
cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @David080292

Verificamos que respondemos à sua mensagem, pelo que sugerimos que consulte a sua caixa de mensagens. 
Obrigado,

Boa noite, precisava sff que voltasse a fazer as “configurações” que haviam feito no meu router pois estivemos uns dias fora de casa e antes de ir embora deixamos tudo desligado. Hoje quando cheguei liguei tudo novamente. Reparei que as velocidades lentas voltaram… Esperei algumas horas para ver se seria necessário algum tempo para o router voltar ao “normal”. Já mandei mensagem no privado mas ninguém responde. Gostaria de ajuda nesse sentido visto que já conseguiram mudar uma vez. Em anexo deixo uma foro do teste feito num iPhone 15 pro sem mais nenhum aparelho ligado por Wi-Fi. 
 

cumprimentos 
 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @David080292,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Recomendamos, ainda assim, que faça um reset de fábrica ao equipamento e teste novamente o acesso.

Obrigado

Bom dia, preciso que me tirem uma dúvida sff. 
Ontem reparei que na minha app da internet nós existem vários dispositivos ligados por cabo Ethernet, no entanto eu tenho apenas 3 ligações no router. É normal ou é bug da app? Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @David080292,

Agradecemos a sua mensagem.

Esta situação ocorre mesmo após reset de fábrica ao router?

O número de ligações apresentadas deveria conter apenas as ligações ativas.

Obrigado

Comentário