Bom dia
Agosto, de 2023 - estou nos arredores de Bragança
tenho um hotspot da NOS, e comprei um cartão kanguru livre xl, como faço habitualmente nas férias, nesta mesma casa.
Este ano a velocidade é péssima. O upload até chega, por vezes a valores na ordem dos 10/11 MB/s (o que prova que os equipamentos estão bons) , mas o download anda pelos 1. qualquer coisa, e frequentemente nem ao 1 mb/s chega, mesmo com o hotspot a revelar SINAL Máximo (4 barras em 4) . A rede da NOS está aparentemente sobrecarregada, e pelo que vejo, há uma gestao do tráfego (QOS). Aqui não há internet por cabo coaxial nem fibra óptica , e a maior parte das pessoas usa 4g, dos vários operadores.
O café da aldeia tem 4g da NOS e consegue, nos “speedtests”, velocidades na ordem dos 20 MB/s, e eu com o hotspot, no mesmo local, nem aos 2 chego.
Conclusão : parece que é dada uma preferência muito forte ao tráfego dos clientes de assinatura pos-pago, em detrimento dos clientes pré-pagos temporários/ocasionais.
Acho muito bem que os “assinantes” tenham serviço, mas considero-me defraudado. Sou também cliente residencial da NOS, noutra zona do país, e no 4G tenho sido cliente em anos anteriores, mas a rede da NOS não está a corresponder. O pré-pago é caro em Portugal, e não pode ser sinónimo de má qualidade de serviço.
Fui à loja da NOS de Bragança, para confirmar que o cartão estava bom, e que o carregamento do dinheiro estava bem feito , e reportei a situação, mas não ligaram nenhuma, dizendo que sobre lentidão não podiam fazer nada , como se não fosse nada com eles (nota: tentaram impingir-me um hotspot novo, 5G …… ha ha ha, nem o 4G funciona bem, quanto mais o 5G…...).
A rede 4G da vodafone está , nesta zona, muito melhor. Tenho usado NOS nos anos anteriores, mas recomendo a todos mudar.
Fica o alerta, para quem estiver na fase de escolha de solução pré-pago, pelo menos na zona de Bragança.