Header
Respondido

Instalar rede por cabo \ Nova Instalação


Queria pedir ajuda, estou a remodelar um apartamento que comprei para a minha casa. Estamos a aproveitar e passar cabo de rede e cabo coaxial pelas divisões da casa. Estou com duvida como deverei instalar a rede, e o que preciso de comprar. 

 

Todos os cabos vão dar ao interior de um armário junto a entrada, mesmo local onde chega o sinal da Zon por cabo coaxial. 

Queria distribui o sinal por toda a casa, tanto nas tomadas de cabo Ethernet como nas tomadas de cabo coaxial. Queria colocar sinal de internet e televisão em todas as divisões.

Queria colocar o router de wifi na sala, que não é dentro do armário logo na entrada onde todos os cabos vão dar, e há a entrada do cabo coaxial do exterior.

Estive a ver quadros ATI, swich…. Estou um pouco confuza..

 

Alguém me pode explicar como fazer esta nova instalação e que equipamentos devo adquirir? Como fazer? Ou encaminhar para um tópico provavelmente já existente. 

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 28 April 2020, 01:05

Ver pergunta inicial

10 Comentários

@Inês Oliveira Catalão , a opção de instalar o router na sala tem a ver com o acesso ao sinal Wi-Fi?

A instalação do Router no ATI tem como vantagem a facilidade de distribuição das várias portas LAN pelas tomadas pretendidas. Ao instala-lo na sala, terá que usar uma tomada RJ45 para enviar uma das LAN “de volta” ao ATI para depois a encaminhar para as tomadas com ou sem switch pelo meio.

As redes Wireless do router podem ser subsistidas/complementadas por vários APs ligados por cabo nos locais pretendidos.

Enquanto os sinais no coaxial podem estar presentes em todas as tomadas sendo apenas necessário instalar os splitters necessários, as ligações de rede apenas admitem um equipamento ligado em simultâneo, sendo necessário um switch com um número de portas suficiente para disponibilizar rede a todas as tomadas pretendidas.

Olá obrigado pela resposta. Está a fazer sentido. Só tenho de descobrir como fazer o retorno da sala pelo RJ45 para depois voltar ao switch e espalhar pelas outras tomadas RJ45. Sim a única razão de nao querer o router perto do quadro até e porque vai ser instalado dentro de um armário com uma porta de madeira e temo que o sinal sofra percas . Vou também pensar na possibilidade de deixar o router no quadro ati e usar APs. Por acaso sabe dizer se qualquer AP de qualquer marca vai amplificar o sinal das tomadas RJ45 que vem do router nos ? Obrigado

@Inês Oliveira Catalão , sim. Dos mais sofisticados aos mais simples, qualquer AP proporciona o acesso via Wi-Fi à rede. Já que está na fase de remodelações, pense na instalação de cablagem para pontos específicos da instalação por forma a ter os APs permanentemente instalados sem necessidade de ocupar tomadas necessárias para outros fins.

Caso instale o router na sala, necessita de:

  • uma ligação coaxial para o router;
  • um cabo de rede de uma das saídas LAN do router para uma tomada RJ45;
  • No ATI, um patch cord da ficha correspondente à tomada RJ45 da sala para (1)outra ficha correspondente a uma outra tomada para onde deseje encaminhar a LAN ou então (2)para um Switch que ligará depois a varias tomadas.

Obrigao pela sua resposta. Queria esclarecer mais a dúvida. 

 

As nossas tomadas fêmea Rj45 são duplas. Sabe dizer me se é possível passar só um cabo pelo interior das paredes, e depois fazer uma ligação dentro da tomada de uma para outra? De forma as duas ficarem com sinal? Ou obriga a passagem de dois cabos?

 

Alem disso queria perceber se no armário da entrada onde toda a cabulagem vai chegar se é mesmo necessário o quadro ITED/API ou podemos fazer as ligações todas com  um swich e tomadas "T" distribuidoras de cabo coaxial?

 

Obrigado pela grande ajuda! :D

@Inês Oliveira Catalão , é possivel usar metade dos "pares" de um cabo UTP em cada uma das tomadas, mas nao recomendo. Ficaria com uma instalaçao limitadissima no seu desempenho!

Quanto ao ATI, acho fundamental que exista. Ja nem falo na questao do projecto respeitar a regulamentaçao ITED em vigor. O ATI é o ponto de entrada das redes dos operadores e de distribuiçao na instalaçao individual. É importante que respeite os normativos e esteja preparado para o "amanha".

Em relaçao aos "T", nao sei se queria referir-se aos repartidores (splitters), mas deve evitar a utilizaçao de fichas "T".

 

Obrigado pelas respostas ajudou muito.:D

Sim o que queria dizer eram esses repetidores splitter. Será que é possível usar só essas tomadas e um switch em vez do quadro? De forma a reduzir os custos ? Só vi quadros a partir de 140 euros.. 

Sabe onde há mais em conta ?

 

Sobre os cabos o que queria perguntar era se para tomadas duplas se podia passar só um cabo e ligar todos os fios do cabo a uma tomada RJ45, e depois com fio RJ45,  fazer uma ligação a tomada do lado. Tipo pach.. Ficando as duas ligadas com todos os fios do cabo RJ45, mas vem do quadro só por um cabo. Sabe se isto é possível ?

 Obrigado 

@Inês Oliveira Catalão , possível é, mas qual a vantagem? Se as tomadas estivessem fisicamente separadas, ainda se entendia… ligo-me aqui ou ali. No mesmo local não vejo vantagem nenhuma em ter uma tomada dupla apenas com um cabo UTP.

Quanto ao quadro ATI, os valores dependem do tamanho e n.º de saídas. Os mais pequenos andam pelo valor que indicou. Se a instalação estiver sujeita a fiscalização não vai ter como evitar a sua instalação. Caso contrário o dono da obra é que sabe… :grinning:

Queria pedir ajuda, estou a remodelar um apartamento que comprei para a minha casa. Estamos a aproveitar e passar cabo de rede e cabo coaxial pelas divisões da casa. Estou com duvida como deverei instalar a rede, e o que preciso de comprar. 

 

Todos os cabos vão dar ao interior de um armário junto a entrada, mesmo local onde chega o sinal da Zon por cabo coaxial. 

Queria distribui o sinal por toda a casa, tanto nas tomadas de cabo Ethernet como nas tomadas de cabo coaxial. Queria colocar sinal de internet e televisão em todas as divisões.

Queria colocar o router de wifi na sala, que não é dentro do armário logo na entrada onde todos os cabos vão dar, e há a entrada do cabo coaxial do exterior.

Estive a ver quadros ATI, swich…. Estou um pouco confuza..

 

Alguém me pode explicar como fazer esta nova instalação e que equipamentos devo adquirir? Como fazer? Ou encaminhar para um tópico provavelmente já existente. 

  • Nunca coloque o router do servidor da internet na caixa ATI:
    - excesso de calor gerado pelo router e como consequência mau funcionamento.
    - sinal wi-fi do router compremetido.
    opte por ligar o router a um switch e deste para as diversas divisões.
Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @VitorAlgarve.

Consideramos que a sua partilha com a comunidade será um mais valia para todos. 🙂

Muito obrigado 

 

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite, existem melhores soluções que caixas ATI, um switch irá depois enviar o sinal a cada tomada, existem switch para muitas tomadas; cada tomada dupla implica dois fios, importa planear muito bem e depois de feito não mudar de opinião, por exemplo planeio o escritório num determinado lado da divisão mas depois de feito… fica melhor do outro, se só instalou uma tomada tem uma dor de cabeça enorme para resolver, e isto é verdade também para as tomadas de electricidade, não queira ver tomadas tapadas por móveis… Recomendo pelo menos um acesso por divisão, parece muito, não é. Para economizar pensar melhor o posicionamento do armário ou, em alternativa, uma ligação de fibra ótica de qualidade e o mais directa possível onde vai ficar o router master. Não basta levar os cabos a cada divisão, terá de investir sempre em routers ou powerlines para levar o sinal a cada divisão que quiser. Se possível tudo da mesma marca, comunicação perfeita e perda praticamente nula.

Comentário