Skip to main content
No dia 20 de julho, do corrente ano, fiz contrato com a operadora NOS, incluindo 40mb de internet fixa. Após instalação dos equipamentos a 24 de julho, solicitei um pedido de teste de cobertura, ao que me foi informado que tinha uma cobertura de 15... O que me tinham comunicado na loja, é que se fosse inferior a 5, tinha o direito de não fazer a instalação e "amigos na mesma". Expliquei ao técnico que me fez a instalação o que me tinham dito e este apenas retorquiu que "ganhava o mesmo se não terminasse a instalação" e que podia ficar descansada que tinha velocidade suficiente.... Ate ao dia 7\8\2017, não necessitei do uso da internet (apenas para usos básicos como por exemplo Facebook) e qual não é o meu espanto quando tentei visionar uma série online e está demorou 2h00 a carregar o ficheiro... No dia 8\8\2017, contactei o apoio ao cliente, ao que me informaram que só me poderiam "ajudar" se estivesse em casa para fazer o teste de cobertura... contactei, novamente, à tarde, explicando tudo.... Foi-me informado que afinal a minha zona não tinha cobertura de rede e que me tinha que transferir a chamada para outro departamento... Aqui informaram-me que não tinham registo deste último contacto e que não tinham como saber se existe cobertura ou não, mas que ia fazer uma exposição da situação a nível interno... Tentei perceber o que posso fazer para não continuar com este serviço, uma vez que estou sem um serviço inicialmente contratado, ao que me esclareceram que sempre posso rescindir o contrato e pagar a indemnização de 300 + 900 euros, por incumprimento.... Sou eu que estou em incumprimento??? Não tenho o serviço e estou em incumprimento???

Voltei a ser contactada, hoje 10/08/2017, onde me informaram que afinal o que se passa com a minha cobertura de rede, é que "tem muita gente a aceder ao mesmo tempo", o que causa a "lentidão" do serviço... Como é obvio este não é o problema e sim falta de cobertura de rede... tentaram aliciar-me com mais 500 megas de internet em cada telemóvel, para amenizar o "meu problema". Mais uma vez, não é esta a solução para o meu problema e como era de esperar, não aceitei esta proposta absurda.

Pedi a maior brevidade possível para resolverem a minha situação, caso contrário terei que o fazer por vias legais.



Mais informo que, no dia 8/8/2017 deixei uma mensagem neste fórum e a mesma não aparece...
Bem-vinda à comunidade, Catarina Mariz.



Queremos ajudá-la. No entanto, a situação que apresenta é referente à sua conta, por isso, pedimos que nos ligue para que possa ser acompanhada de acordo com as condições do seu serviço. Saiba aqui como nos contactar. No caso de já existir uma ação de intervenção e resolução a decorrer, sugerimos que aguarde o nosso contacto.
Se o seu problema for a rede wireless informo-o que a rede wifi dos routers nunca passa de 70 Mbps (o equipamento não dá para mais), mesmo que esteja a pagar 200 Mbps.



Por outro lado a fibra pode ser falsa, pois em vários casos a fibra só vai até à caixa de distribuição e depois segue num cabo coaxial (ADSL)... e claro que isto afeta a velocidade.





- A primeira informação obtive-a do técnico da NOS, através de um telefonema para o apoio técnico.



- A segunda informação foi-me dada no facebook... e quase de certeza que será verdade... porque quando vieram instalar a NOS não mexeram na instalação de apartamento, que passa por dentro das paredes, foram só à caixa de distribuição, no corredor do prédio, e em casa só ligaram à entrada na parede... portanto não instalaram fibra dentro de casa. E como o apartamento já tem uns bons anos.... nunca iria ter cabos de fibra pré-instalados.

++++++++
@Guidinha, ou é Cabo coaxial ou é ADSL.





Cabo

"A tecnologia de cabo utiliza como suporte fixo "fibra óptica" e/ou "cabo coaxial". Mais "fibra óptica" no troço que nos liga à Internet significa uma maior velocidade potencial, mais "cabo coaxial" significa uma menor velocidade potencial. "



ADSL

"A tecnologia ADSL utiliza como suporte físico de transmissão um par de fios de cobre. Os mesmos que se utilizam nas comunicações normais (de voz) de telefone. O operador telefónico de cada área determina (dependendo do equipamento disponível na central telefónica) a possibilidade de se utilizar ADSL."



No começo da Netcabo, é que a TvCabo utilizava as linhas telefónicas para o retorno do sinal "upload", dado que na altura a ligaçao por cabo coaxial, só suportava uma via de sinal.





Quanto à velocidade Wi-Fi, na MEO e na Vodafone, também acontece a mesma coisa, tecnicamente a velocidade máxima para um router norma N130 é de 65Mbps mesmo sem outros routers á volta a causar congestionamento no canais.

Quando no final do ano sair o novo router norma A/C, ai talvez teremos um aumento de velocidade, mas nao muito mais.



Nota: É só ir aos foruns da MEO e da Vodafone e ler as mesmas queixas, as pessoas escrevem que só conseguem velocidades no Wi-Fi, entre 55 Mb/s e 65 Mb/s.
então é adsl... porque não me mudaram os cabos de casa. E o que havia era uma instalação velhinha da cabovisão.

É tudo velho e a NOS não instalou nada novo.

Comentário