Viva,
Um um dispositivo Android com Microsoft Intune (Company Portal) instalado. É o software que me permite aceder às aplicações corporativas da minha empresa.
Há umas semanas reparei que o MS Outlook e o MS Teams não estavam a sincronizar. Depois de muitas tentativas, tais como apagar os dados da cache das apps, reinstalar as apps, etc. resolvi fazer um factory reset ao telemóvel. O problema não se resolveu e até piorou, pois não estava a conseguir registar o equipamento no Company Portal.
Depois de envolver o IT da minha empresa, sem sucesso, descobri por mero acaso que se me ligasse por dados móveis, em vez de me ligar pelo Wi-Fi de casa, que o problema desaparecia. Consegui registar o telemóvel e o Outlook e o Teams passaram a sincronizar.
Mais tarde tive a confirmação final que o problema está no Wi-Fi fornecido pelo router da NOS pois a VPN da empresa não estava a ligar (e o problema das sincronizações voltaram a acontecer) e, logo que liguei os dados móveis, o problema desapareceu.
Tenho a certeza, sem sombra de dúvida, que o o problema está no Wi-Fi da fornecido pelo router da NOS pois a cada vez que a VPN se desliga, ligo os dados móveis e o problema desaparece. Além disso, no computador de trabalho e no computador pessoal é recorrente o Wi-Fi ser bastante lento e instável (mesmo perto do router). Por outro lado, a ligação Ethernet funciona impecavelmente (logo, não é um problema de fornecimento de Internet).
O telemóvel é um Samsung S22+ com Android 15, pelo que não é propriamente um equipamento antigo.
Este Smart Router da NOS tem um modo “inteligente”, activo por omissão, que apenas mostra uma rede de entre as duas disponíveis (5 GHz e 2.4 GHz), selecionado de forma automática que rede irá disponibilizar em função do equipamento.
Aposto que é este modo inteligente que causa o problema de compatibilidade. É possível desligar e ter o router a mostrar as duas redes (5 GHz e 2.4 GHz)? Mais alguém teve este problema?
Obrigado.