Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
Respondido

Incompatibilidade Giga Router Wi-Fi 6 da NOS com Android Intune (Microsoft Company Portal)

Viva,

Um um dispositivo Android com Microsoft Intune (Company Portal) instalado. É o software que me permite aceder às aplicações corporativas da minha empresa.

Há umas semanas reparei que o MS Outlook e o MS Teams não estavam a sincronizar. Depois de muitas tentativas, tais como apagar os dados da cache das apps, reinstalar as apps, etc. resolvi fazer um factory reset ao telemóvel.  O problema não se resolveu e até piorou, pois não estava a conseguir registar o equipamento no Company Portal.

Depois de envolver o IT da minha empresa, sem sucesso, descobri por mero acaso que se me ligasse por dados móveis, em vez de me ligar pelo Wi-Fi de casa, que o problema desaparecia. Consegui registar o telemóvel e o Outlook e o Teams passaram a sincronizar.

Mais tarde tive a confirmação final que o problema está no Wi-Fi fornecido pelo router da NOS pois a VPN da empresa não estava a ligar (e o problema das sincronizações voltaram a acontecer) e, logo que liguei os dados móveis, o problema desapareceu.

Tenho a certeza, sem sombra de dúvida, que o o problema está no Wi-Fi da fornecido pelo router da NOS pois a cada vez que a VPN se desliga, ligo os dados móveis e o problema desaparece. Além disso, no computador de trabalho e no computador pessoal é recorrente o Wi-Fi ser bastante lento e instável (mesmo perto do router). Por outro lado, a ligação Ethernet funciona impecavelmente (logo, não é um problema de fornecimento de Internet).

O telemóvel é um Samsung S22+ com Android 15, pelo que não é propriamente um equipamento antigo.

Este Smart Router da NOS tem um modo “inteligente”, activo por omissão, que apenas mostra uma rede de entre as duas disponíveis (5 GHz e 2.4 GHz), selecionado de forma automática que rede irá disponibilizar em função do equipamento. 

Aposto que é este modo inteligente que causa o problema de compatibilidade. É possível desligar e ter o router a mostrar as duas redes (5 GHz e 2.4 GHz)? Mais alguém teve este problema?

Obrigado.

Melhor resposta por jorgel11223344

Actualização: acabo de entrar na configuração do router e encontrei a opção “Unir redes Wi-Fi”. Desliguei a opção e dei um nome a cada rede. O problema de sincronização desapareceu por completo.

Fica aqui a informação para o caso de ser útil a alguém.

É pena só ter descoberto isto depois de um factory reset ao telemóvel e de perder imenso tempo com esta incompatibilidade.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

2 Comentários

• Autor
  • Megabyte
  • 16 comentários
  • Resposta
  • 29 de junho de 2025

Actualização: acabo de entrar na configuração do router e encontrei a opção “Unir redes Wi-Fi”. Desliguei a opção e dei um nome a cada rede. O problema de sincronização desapareceu por completo.

Fica aqui a informação para o caso de ser útil a alguém.

É pena só ter descoberto isto depois de um factory reset ao telemóvel e de perder imenso tempo com esta incompatibilidade.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31510 comentários
  • 30 de junho de 2025

Boa tarde ​@jorgel11223344,

Agradecemos a partilha da sua dificuldade e resolução. 

Certamente que o seu testemunho irá ajudar outros utilizadores que possam passar pela mesma dificuldade. 😊

Partilhe com a comunidade qualquer tema ou questão que possa surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar e o seu contributo é também muito importante para a comunidade.

Obrigado