Skip to main content

Boas malta,

Gostava saber se é possível ter/criar um IP Fixo (static IP address) no meu router?

Claro, se é, como se faz?

Estou a precisar isso para minha sistema de Home Assistant.

Já agora, o meu router é o GiGA Router.

Obrigado,

Phil

Ip fixo é um serviço atualmente prestado pela NOS apenas a empresas

O  @Guimas tem razão quanto ao IP fixo. No entanto, talvez o utilizador @Rosa-Leeke queira antes referir-se a um IP estático na rede interna  e, nesse caso, alguns dos routers NOS permitem essa funcionalidade (ou melhor, permitem uma reserva de IP, que é parecido):

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/como%2Dfixar%2Dendereco%2Dip%2Dno%2Ddhcp%2D26737?postid=303077#post303077

Se não tiver este router NOS compatível, sugiro a aquisição de um router que tenha essa funcionalidade numa loja de Electrónica de consumo. Depois é só colocar o router NOS em bridge na configuração LAN em nosnet.pt, ligar o router adquirido na porta LAN 3/4 e ativar a firewall desse router, DHCP, NAT, etc.

Instruções para ativar o modo bridge

O  @Guimas tem razão. No entanto, talvez o utilizador @Rosa-Leeke queira antes referir-se a um IP estático na rede interna  e, nesse caso, alguns dos routers NOS permitem essa funcionalidade (ou melhor, permitem uma reserva de IP, que é parecido):

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/como%2Dfixar%2Dendereco%2Dip%2Dno%2Ddhcp%2D26737?postid=303077#post303077

Se não tiver este router NOS compatível, sugiro a aquisição de um router que tenha essa funcionalidade numa loja de Electrónica de consumo. Depois é só colocar o router NOS em bridge na configuração LAN em nosnet.pt, ligar o router adquirido na porta LAN 3/4 e ativar a firewall desse router, DHCP, NAT, etc.

Instruções para ativar o modo bridge

É essa router mesmo que temos aqui em casa.

Obrigado CP001

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Rosa-Leeke e a ajuda do @Guimas e @CP001 sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário