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Resposta

Giga Router Wi-Fi 6.0 não funciona


Bom dia,

O problema que estou a ter, está impossível de encontrar solução. Fizemos o pedido de mudança de morada e no passado dia 29 de Junho, foi-nos feita a instalação do serviço Nos na nova morada na qual nos foi trocado o router (tínhamos o 5.0). Acontece que no dia da instalação estive a organizar os cabos (dois cabos de rede, cabo do telefone, cabo de alimentação do router e o outro cabo branco) e do nada o router deixa de funcionar. Foram precisas demasiadas tentativas para lá voltar a funcionar. No passado sábado o router reiniciou-se sozinho e fez o mesmo no dia seguinte. Hoje de manhã voltou a fazer o mesmo e continua sem ligar (fica com a luz de power acesa e a de PON e Wi-Fi a piscar). Já tentei todas as opções, desligar o cabo de alimentação da ficha e mudar para outra, utilizar o botão de on/off e fazer o reset. Deixo foto ( https://prnt.sc/8bGZNuDS-uDv ) de como estava quando saí de casa para trabalhar. Se me conseguissem ajudar sem ter de recorrer à loja nos mais próxima, ficava agradecida.

Melhor resposta por CP001

Boa tarde, @SaraFonseca,

 

 

Para o serviço funcionar, quando liga o router, a luz PON tem de estar a verde. Há um cabo que encaixa na base da router, que é precisamente o cabo que traz o sinal (fibra). Tem um encaixe verde que é colocado no router. Verifique se esse encaixe está bem colocado (dá um estalo ao encaixar; para retirar é só puxar).

 

Ao retirar nunca olhe diretamente para a ponta branca desse cabo, traz um sinal óptico de tal forma intenso, que pode resultar em problemas oculares.

 

Esse cabo de fibra tem uma outra característica. Não pode ser curvado. Qualquer curva , ângulo reto, junção a outros cabos em ângulo, deve ser evitada. As curvas que esse cabo dá devem ser curvilíneas e o mais folgadas possível e nunca curvas apertadas.

 

Perdoe-me a indiscrição, mas se por acaso anda de carro, sabe certamente distinguir uma curva apertada de outro tipo e curvas. É só fazer igual. A ciência destes cabos está aí, é um sinal de luz forte que é enviado com informação de TV e internet.

Depois reinicie o router.

 

Se nada disto resultar, significa que, provavelmente, ao manipular o cabo o pode ter partido ou torcido internamente, ficando assim comprometido  – algo habitual – e terá de chamar os serviços técnicos.

 

 

Ou pode não ser nenhum destes problemas e deve contactar também os serviços técnicos nesse caso.

8 Comentários

Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • July 9, 2024

Bom dia, @SaraFonseca
Queremos ajudar. 
Como refere que esteve a organizar os cabos, sugerimos que, por favor, garanta que ao fazê-lo não houve nenhum cabo que tenha ficado mal inserido em ambas as extremidades, principalmente o cabo branco e o amarelo. 

Obrigado, 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 9, 2024

Na loja não conseguem ajudar. Tem que ver como colocou os cabos. Se persistir ligue ao apoio técnico e marca-se uma intervenção


CP001
  • Resposta
  • July 9, 2024

Boa tarde, @SaraFonseca,

 

 

Para o serviço funcionar, quando liga o router, a luz PON tem de estar a verde. Há um cabo que encaixa na base da router, que é precisamente o cabo que traz o sinal (fibra). Tem um encaixe verde que é colocado no router. Verifique se esse encaixe está bem colocado (dá um estalo ao encaixar; para retirar é só puxar).

 

Ao retirar nunca olhe diretamente para a ponta branca desse cabo, traz um sinal óptico de tal forma intenso, que pode resultar em problemas oculares.

 

Esse cabo de fibra tem uma outra característica. Não pode ser curvado. Qualquer curva , ângulo reto, junção a outros cabos em ângulo, deve ser evitada. As curvas que esse cabo dá devem ser curvilíneas e o mais folgadas possível e nunca curvas apertadas.

 

Perdoe-me a indiscrição, mas se por acaso anda de carro, sabe certamente distinguir uma curva apertada de outro tipo e curvas. É só fazer igual. A ciência destes cabos está aí, é um sinal de luz forte que é enviado com informação de TV e internet.

Depois reinicie o router.

 

Se nada disto resultar, significa que, provavelmente, ao manipular o cabo o pode ter partido ou torcido internamente, ficando assim comprometido  – algo habitual – e terá de chamar os serviços técnicos.

 

 

Ou pode não ser nenhum destes problemas e deve contactar também os serviços técnicos nesse caso.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 10, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a vossa partilha e ajuda @Guimas e @CP001. 🙂

@SaraFonseca partilhe connosco o seu testemunho sobre este tema.

Obrigado


  • Autor
  • Byte
  • July 10, 2024

A situação ficou resolvida após ligação para o apoio ao cliente pois cheguei a casa quase 12h depois e o router ainda continuava com as mesmas luzes acesas. O problema nunca foi a organização dos cabos pois não removi cabo nenhum, apenas juntei todos com uma fita de velcro para não ter demasiados cabos soltos atrás da secretária e isso tinha sido à quase duas semanas atrás! O router simplesmente não acendia luzes mesmo depois de remover o cabo de alimentação e voltar a colocar. Obrigada pela ajuda na mesma!!


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 11, 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @SaraFonseca.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • September 1, 2025

Boa noite estou exatamente mesma situação. 

Fiz uma alteração de morada no dia 28-08-25.

Desde o primeiro dia ainda não consegui ter 12 horas sem que o router não ficasse sem Internet. Luz power acesa, pon a piscar verde, e Wi-Fi luz verde estática durante no mínimo 1 hora. Fui à loja do Montijo no sábado dia 30 por indicação do apoio ao cliente e não encontraram o router que tinham em stock para fazerem a troca. Mais tarde veio um técnico substituir o transformador do router (supostamente era um lote com problemas) , mas a situação mantém-se. Preciso da Internet para trabalhar e estudar a partir de casa. É uma vergonha este tipo de situações acontecer e os problemas que causam aos clientes, estou constantemente a perder reuniões de trabalho devido à vossa incompetência! ficou combinado com o técnico vir no dia 02-08 fazer uma nova troca do transformador. Se esta situação não ficar resolvida amanhã vou pedir a rescisão do contrato e optar por outro serviço de Internet e televisão.

Obrigado. 

 

Luís Vera 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

Boa tarde ​@Luís Vera,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Pedimos, por favor, que faça um diagnóstico ao serviço através da my NOS e partilhe connosco o resultado:

Obrigado