Skip to main content
Header

Boa tarde,

Numa utilização considerada mais comum, o router em questão satisfaz perfeitamente as expectativas quer em termos de estabilidade quer em termos de velocidade.

Quando o acesso é feito por VPN, a quebra de serviço acontece entre 2-5 minutos após inicio desta ligação. Primeiro sintoma é a quebra nessa mesma linha (acesso feito por cabo). O segundo sintoma é a quebra de acesso por WiFi (mantendo-se estável nas outras portas por cabo), com o tempo todas as linhas ficarão eventualmente sem acesso.

Este não é um sintoma aleatório. A taxa de ocorrência é de 100%, a única variável é o tempo que irá demorar a acontecer.

Este sintoma NUNCA aconteceu no router anterior - Power Router 3.0 creio.

Este sintoma não depende do VPN utilizado (uso normalmente um de três possíveis).

Este sintoma não depende do numero de equipamentos “pendurados”. Acontece 100% mesmo que apenas esteja ativo o PC que tem acesso por VPN.

Devo aqui mencionar que a minha rede local é “pesada”, com vários NAS, switches e pontos de acesso múltiplos, mas devo também mencionar que NADA foi alterado desde a troca / upgrade do router.

Nas várias interações com o grupo de suporte NOS, quero reconhecer a simpatia e cortesia, mas infelizmente não consigo encontrar nenhum interlocutor que me consiga ajudar com acesso a “log files” ou parâmetros de configuração que possam eventualmente influenciar o(s) sintoma(s) descritos acima.

Depois deste longo texto vem a pergunta - algum de vós me pode ajudar com:

1. acesso a log files no router;
  2. acesso a configurações avançadas no router;

Eu entendo que este acesso possa estar “restrito”, mas esperar não me parece uma boa estratégia ….

Obrigado e cumprimentos.

O unico acesso é em aminhanet.nos.pt. não há mais.

O router não tem nenhum problema com vpns, logo a NOS não vai verificar esta situação. Eles reencaminham para a pcmedic 16991 (0,45 cents/min)

Obrigado Guimas,

Posso apenas pedir a sua ajuda para perceber melhor o comentário “o router não tem nenhum problema com vpns”?

O meu processo de raciocinio deriva de dois eventos confirmados:

• o antigo router nunca manifestou este comportamento;
  • o novo router apenas manifesta este comportamento com “VPN’s” ligado(s);

Muito obrigado de novo pelo seu comentário.

Obrigado Guimas,

Posso apenas pedir a sua ajuda para perceber melhor o comentário “o router não tem nenhum problema com vpns”?

O meu processo de raciocinio deriva de dois eventos confirmados:

• o antigo router nunca manifestou este comportamento;
  • o novo router apenas manifesta este comportamento com “VPN’s” ligado(s);

Muito obrigado de novo pelo seu comentário.

Dado que existem milhares de clientes com ele e você é o unico que tem o problema com a VPN. Diria que é do seu lado. Na verdade eu estou a fazer este comentário com o mesmo router e ligado a VPN.

:-)

Bom ponto. Não há como argumentar aí.

Até agora, provavelmente induzido em erro pelos outros tópicos relacionados existentes neste fórum, bem como discussões com a área de suporte técnico da NOS, tinha estado a olhar para outros lados.

Assumindo então que o problema está do meu lado, haverá algumas sugestões que me ajudem no processo de resolução deste problema.

Dado que as possibilidades de configurações nos VPN’s que uso profissionalmente não deverão ser alteradas (normas corporativas), prefiro focar-me no IPvanish em termos de “instrumento” de trabalho. Tenho o mesmo instalado em várias máquinas (Windows , MacOS e Linux). As versões são as mesmas. uso normalmente WiseGuard com KillSwitch ativado, bem como proteção de fugas de DNS.

Com qualquer das máquinas, os sintomas descritos no primeiro bloco de texto são repetitivos.

Já tentei quase todas as combinações possíveis de gerir e o modo de falha é sempre o mesmo.

Mais ainda, se aceder ao router por um processo alternativo (que há), o que noto é que antes da quebra de acesso há uma variação significativa da potência de sinal em quase todos os canais donwstream, bem abaixo dos 6dBmV. Sinceramente não sei qual a origem desta quebra. Por experiência, este tipo de sintomas só se manifestam quando há o problema de desenho na fonte de alimentação ou nos amplificadores da fibra, - o que não é compatível com a premissa de que o problema está do meu lado.

Por análise do Syslog (que entretanto encontrei) há sempre um registo de um “KILLALL” após um registo referente a uma “tentativa de alteração do DNS. Este é até agora o único sintoma recorrente em toda a minha investigação, mas de novo a ocorrência não é compatível com o problema está do meu lado, uma vez que este é um “log” do router.

Toda a ajuda é ben vinda.

Se calhar é propositado. Mas não tenho conhecimentos suficientes para estar a comentar mais. Da parte da NOS o apoio técnico não tem qualquer chance de o ajudar.(conhecendo os procedimentos todos deles). A situação teria que passar obrigatoriamente pela pcmedic fazendo eles um relatório detalhado em como o problema estaria do lado da NOS.

Claro que pode haver outros utilizadores com mais conhecimentos para ver isto consigo mas para já ainda ninguem comentou nada :/

Bom dia e muito obrigado Guimas.

Vou continuar a tentar.

Comentário