Skip to main content
Header
Respondido

Giga Router: Upload bloqueado e níveis de sinal críticos (58 dBmV) - Apoio Técnico ignora valores

Olá a todos,

Venho reportar uma situação de extrema frustração com o suporte técnico e com a qualidade do serviço prestado. Tenho contratados 100 Mbps de upload, mas a velocidade real não ultrapassa os 20-25 Mbps.

Os testes de velocidade foram realizados via cabo Ethernet (Cat6) diretamente ao router, utilizando plataformas distintas: um Mac e um PC com Linux. Em ambos os sistemas, os resultados são identicamente baixos, o que exclui definitivamente qualquer anomalia de software, drivers ou configuração nos meus equipamentos terminais.

Ao analisar os valores internos do Giga Router, os parâmetros de sinal explicam a origem do problema:

• Upstream Power: Está nos 58.77 dBmV (valor crítico/saturação, o router está em esforço máximo).

• Downstream Power: Está negativo em -10.5 dBmV.

• Estado dos Canais: Vários canais de upstream aparecem em estado "Fechado", impossibilitando o bonding necessário para atingir a velocidade contratada.

Liguei para o apoio técnico e, mesmo tendo reportado estes valores específicos e anómalos, os operadores ignoraram os dados técnicos. Em vez de diagnosticarem a óbvia falha de sinal na linha, tentaram remeter-me para a PCMedic, alegando que o problema seria do meu computador — algo que os testes cruzados entre Mac e Linux já provaram ser totalmente falso.

É tecnicamente impossível o problema ser de software ou do utilizador quando o próprio router reporta que não consegue sincronizar os canais devido à falta de condições físicas na linha (provável ruído excessivo, "tilt" ou avaria no TAP/exterior). A ligação está instável e fora dos parâmetros de conformidade DOCSIS da própria operadora.

Solicito a intervenção da moderação para que seja agendada uma visita técnica de exterior/linha para retificar os níveis de sinal que chegam à minha residência.

Fico a aguardar contacto para envio dos meus dados por mensagem privada.

Melhor resposta por Jorge C

Boa noite ​@amr0th

Sugiro que realize este teste para análise. 

No processo de diagnóstico, se a funcionalidade não conseguir corrigir o problema identificado são apresentadas alternativas para resolver a sua avaria.

Obrigado.

3 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • Resposta
  • April 7, 2026

Boa noite ​@amr0th

No processo de diagnóstico, se a funcionalidade não conseguir corrigir o problema identificado são apresentadas alternativas para resolver a sua avaria.

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • April 8, 2026

Boa noite ​@amr0th

Obrigado.

Olá ​​​​,

Logo de manhã fiz o que sugeriu. A aplicação deu indicação de problemas ao nível do sinal, intervenção agendada para sábado. Obrigado pela sugestão, não percebo porque me redirecionaram para a pcmedic como se o problema fosse nos equipamentos. 

Acrescento só que  hoje testei ligar o router num cabo mais próximo do ponto de entrada em casa e mesmo assim tenho um valor de 54db (presumo que seja uma atenuação um pouco alta). Consegue chegar perto dos 100mb mas com falhas.

Obrigado,

Ricardo Henriques

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 8, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@amr0th e ajuda do ​@Jorge C sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado