Olá a todos,
Venho reportar uma situação de extrema frustração com o suporte técnico e com a qualidade do serviço prestado. Tenho contratados 100 Mbps de upload, mas a velocidade real não ultrapassa os 20-25 Mbps.
Os testes de velocidade foram realizados via cabo Ethernet (Cat6) diretamente ao router, utilizando plataformas distintas: um Mac e um PC com Linux. Em ambos os sistemas, os resultados são identicamente baixos, o que exclui definitivamente qualquer anomalia de software, drivers ou configuração nos meus equipamentos terminais.
Ao analisar os valores internos do Giga Router, os parâmetros de sinal explicam a origem do problema:
-
Upstream Power: Está nos 58.77 dBmV (valor crítico/saturação, o router está em esforço máximo).
-
Downstream Power: Está negativo em -10.5 dBmV.
-
Estado dos Canais: Vários canais de upstream aparecem em estado "Fechado", impossibilitando o bonding necessário para atingir a velocidade contratada.
Liguei para o apoio técnico e, mesmo tendo reportado estes valores específicos e anómalos, os operadores ignoraram os dados técnicos. Em vez de diagnosticarem a óbvia falha de sinal na linha, tentaram remeter-me para a PCMedic, alegando que o problema seria do meu computador — algo que os testes cruzados entre Mac e Linux já provaram ser totalmente falso.
É tecnicamente impossível o problema ser de software ou do utilizador quando o próprio router reporta que não consegue sincronizar os canais devido à falta de condições físicas na linha (provável ruído excessivo, "tilt" ou avaria no TAP/exterior). A ligação está instável e fora dos parâmetros de conformidade DOCSIS da própria operadora.
Solicito a intervenção da moderação para que seja agendada uma visita técnica de exterior/linha para retificar os níveis de sinal que chegam à minha residência.
Fico a aguardar contacto para envio dos meus dados por mensagem privada.