Skip to main content
Header
Megabyte
April 7, 2026
Respondido

Giga Router: Upload bloqueado e níveis de sinal críticos (58 dBmV) - Apoio Técnico ignora valores

Olá a todos,

Venho reportar uma situação de extrema frustração com o suporte técnico e com a qualidade do serviço prestado. Tenho contratados 100 Mbps de upload, mas a velocidade real não ultrapassa os 20-25 Mbps.

Os testes de velocidade foram realizados via cabo Ethernet (Cat6) diretamente ao router, utilizando plataformas distintas: um Mac e um PC com Linux. Em ambos os sistemas, os resultados são identicamente baixos, o que exclui definitivamente qualquer anomalia de software, drivers ou configuração nos meus equipamentos terminais.

Ao analisar os valores internos do Giga Router, os parâmetros de sinal explicam a origem do problema:

• Upstream Power: Está nos 58.77 dBmV (valor crítico/saturação, o router está em esforço máximo).

• Downstream Power: Está negativo em -10.5 dBmV.

• Estado dos Canais: Vários canais de upstream aparecem em estado "Fechado", impossibilitando o bonding necessário para atingir a velocidade contratada.

Liguei para o apoio técnico e, mesmo tendo reportado estes valores específicos e anómalos, os operadores ignoraram os dados técnicos. Em vez de diagnosticarem a óbvia falha de sinal na linha, tentaram remeter-me para a PCMedic, alegando que o problema seria do meu computador — algo que os testes cruzados entre Mac e Linux já provaram ser totalmente falso.

É tecnicamente impossível o problema ser de software ou do utilizador quando o próprio router reporta que não consegue sincronizar os canais devido à falta de condições físicas na linha (provável ruído excessivo, "tilt" ou avaria no TAP/exterior). A ligação está instável e fora dos parâmetros de conformidade DOCSIS da própria operadora.

Solicito a intervenção da moderação para que seja agendada uma visita técnica de exterior/linha para retificar os níveis de sinal que chegam à minha residência.

Fico a aguardar contacto para envio dos meus dados por mensagem privada.

Melhor resposta por Jorge C

Boa noite ​@amr0th

Sugiro que realize este teste para análise. 

No processo de diagnóstico, se a funcionalidade não conseguir corrigir o problema identificado são apresentadas alternativas para resolver a sua avaria.

Obrigado.

3 Comentários

Jorge C
    Super User
    Jorge CSuper UserResposta
    Super User
    April 7, 2026

Boa noite ​@amr0th

No processo de diagnóstico, se a funcionalidade não conseguir corrigir o problema identificado são apresentadas alternativas para resolver a sua avaria.

Obrigado.

amr0thAutor
    Megabyte
    April 8, 2026

Boa noite ​@amr0th

Obrigado.

Olá ​​​​,

Logo de manhã fiz o que sugeriu. A aplicação deu indicação de problemas ao nível do sinal, intervenção agendada para sábado. Obrigado pela sugestão, não percebo porque me redirecionaram para a pcmedic como se o problema fosse nos equipamentos. 

Acrescento só que  hoje testei ligar o router num cabo mais próximo do ponto de entrada em casa e mesmo assim tenho um valor de 54db (presumo que seja uma atenuação um pouco alta). Consegue chegar perto dos 100mb mas com falhas.

Obrigado,

Ricardo Henriques

João H.
    Gestor da comunidade
    April 8, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@amr0th e ajuda do ​@Jorge C sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.