Skip to main content

Boa tarde

Recentemente me trocaram o router para 6.0 mas ao testar rede 2,4 não deixar por no canal 12 ou 13 dá como efetuado mas ao fazer refresh a página ou usando aplicação nos net não volta anterior e não assume o 12 ou 13.Reiniciando router ou até mesmo feito a reposição de fábrica a situação acontece na mesma.Testando em equipamentos iOS e Android.

O modo de monitorização de rede não tem no router 6.0 hfc.

Pelas análises de Wi-Fi que fiz por Wi-Fi analyer me diz que o melhor canal 13 mas no router não assume.

Colocando em modo Auto coloca no 11 apenas e não vai para 13 que é melhor

Deixo os prints

Tópico anterior fechei sem quer daí abrir novo

Cumprimentos

Rui Moreira

Boa tarde @Rui1996,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a endereçar este tema junto das equipas competentes.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde @Rui1996,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a endereçar este tema junto das equipas competentes.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde

Verifiquei que existe situações na rede rede 5GHZ 

Digamos se tiver canal manual por exemplo 56 ele sozinho passado algum tempo muda para canal 36.

No caso se tiver no auto seja 56 ele faz mesmo passado algum tempo muda para 36 auto e canal 36 não é melhor visto rede 5GHZ ter vizinhos com 36 e rede 2,4 ter vizinhos 11.

Consigo prints se for necessário 

De que forma procedo abro outro tópico por causa da rede 5GHZ ou reporto tudo com @Fórum ?

Cumprimentos

Rui Moreira 

Boa noite @Rui1996,

A situação que descreve já foi abordada neste outro tópico.

Não consegue resolver pela página de configuração do router?

http://192.168.1.1/ user: admin pass: password

Obrigado

Boa noite @Rui1996,

A situação que descreve já foi abordada neste outro tópico.

Não consegue resolver pela página de configuração do router?

http://192.168.1.1/ user: admin pass: password

Obrigado

Bom dia 

Através da página do router consegui colocar canal 12 ou 13 na rede 2,4 mas na aplicação nos net ou site https://nosnet.pt/login não consigo.

Sobre rede 5.0 muda de canal sozinho passado algum tempo

não sei tempo exato só sei que ontem deixo em um canal hoje vou ver esta em outro por exemplos 

Manual 56 dia seguir vai para 36 manual 

auto 56 dia seguir vai para auto 36 auto

Cumprimentos

Rui Moreira 

Boa tarde @Rui1996,

Fico satisfeito que tenha conseguido através da página do router.

Em relação à App NOS NET aguarde uma resposta da equipa de moderação.

Obrigado pelo feedback

Boa tarde @Rui1996,

Fico satisfeito que tenha conseguido através da página do router.

Em relação à App NOS NET aguarde uma resposta da equipa de moderação.

Obrigado pelo feedback

Boa tarde 

É sobre assunto da rede 5ghz que referi?

Sobre rede 5.0 muda de canal sozinho passado algum tempo

não sei tempo exato só sei que ontem deixo em um canal hoje vou ver esta em outro por exemplos 

Manual 56 dia seguir vai para 36 manual 

auto 56 dia seguir vai para auto 36 auto

Cumprimentos

Rui Moreira

Agradecemos o seu feedback, @Rui1996😊

Estamos a analisar esta situação e vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado pela compreensão

Agradecemos o seu feedback, @Rui1996😊

Estamos a analisar esta situação e vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado pela compreensão

Bom dia 

Tenho 5 mensagem aguardar resposta da vossa parte e sem sucesso fico aguardar.

Cumprimentos

Rui Moreira 

Boa tarde, @Rui1996 

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta

Obrigado 

Boa tarde, @Rui1996 

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta

Obrigado 

Boa tarde

Vim trazer uma opinião deriado ao sucedido

Router aceita canais 36/40/44/48 aos outros como são canais DFS ele dá mensagem informar mas deixa trocar mas passado algum tempo 1 dia ele tira desse canal.

A mensagem canal DFS só aparece na página do router.

Situação que o Router 5.0 V1 já tinha esse problema na rede 5ghz e o Router 5.0 v2 estava resolvido esse problema agora de novo 6.0 traz esse problema.

Espero que ajude em alguma coisa 

Cumprimentos

Rui Moreira 

Boa tarde.

As redes WiFi são divididas em dois segmentos sendo eles: Primário (Sistemas de Rádio, Navegação aérea e Sistema Meteorológico) e o Secundário (Redes WiFi residenciais e coorporativas, indoor e outdoor).

Selecionando estes canais em nossos routers, o serviço de DFS irá consultar periodicamente se existe algum dispositivo de rede primária solicitando acesso à rede DFS, e ao encontrar alguma solicitação, automaticamente irá desalojar o canal selecionado colocando-o para uma faixa aleatória fora do DFS, onde este não poderá ser selecionado por um período mínimo de 30 minutos

Em áreas que não possuem rádios primários próximos concorrendo com os secundários, podemos fazer uso desta faixa, pois não haverão tantas interferências.

Em casos nos quais existe interferência de redes primária, mas se ganha alta performance de transferência de dados na faixa DFS que não pode se obter em outros canais devido a concorrência, podemos configurar sim os canais no DFS, mas tendo em mente que, a qualquer momento o sinal poderá ser degradado devido a troca automática de canais.

É essa a razao porque o router troca os canais.

HAS

Boa tarde.

As redes WiFi são divididas em dois segmentos sendo eles: Primário (Sistemas de Rádio, Navegação aérea e Sistema Meteorológico) e o Secundário (Redes WiFi residenciais e coorporativas, indoor e outdoor).

Selecionando estes canais em nossos routers, o serviço de DFS irá consultar periodicamente se existe algum dispositivo de rede primária solicitando acesso à rede DFS, e ao encontrar alguma solicitação, automaticamente irá desalojar o canal selecionado colocando-o para uma faixa aleatória fora do DFS, onde este não poderá ser selecionado por um período mínimo de 30 minutos

Em áreas que não possuem rádios primários próximos concorrendo com os secundários, podemos fazer uso desta faixa, pois não haverão tantas interferências.

Em casos nos quais existe interferência de redes primária, mas se ganha alta performance de transferência de dados na faixa DFS que não pode se obter em outros canais devido a concorrência, podemos configurar sim os canais no DFS, mas tendo em mente que, a qualquer momento o sinal poderá ser degradado devido a troca automática de canais.

HAS

Boa tarde HAS

Largura de Banda 80

Entendo que me indicou mas feitos os meus teste os canais de devo usar no meu router são 52/56/60/64 mesmo colando manual de um dia para outro ou até mesmo menos ele me muda para canal 36.

Pelo Wi-Fi Analyzer me informa que tenho vizinho em canal 36 e só me aconselha canais que indiquei.

Colocado modo automático router me coloca em canal 52 não uso 160 largura de banda porque me aconselharam telefonicamente da NOS a não usar.

Boa tarde, @Rui1996 

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Boa tarde.

HAS

Boa tarde HAS

Largura de Banda 80

Entendo que me indicou mas feitos os meus teste os canais de devo usar no meu router são 52/56/60/64 mesmo colando manual de um dia para outro ou até mesmo menos ele me muda para canal 36.

Pelo Wi-Fi Analyzer me informa que tenho vizinho em canal 36 e só me aconselha canais que indiquei.

Colocado modo automático router me coloca em canal 52 não uso 160 largura de banda porque me aconselharam telefonicamente da NOS a não usar.

Nao confie muito no Wi-Fi Analyzer mas sim na experiencia pratica.

No meu router também dá como melhores canais os da gama de 50 e 60, mas após experiencias pela casa toda, o melhor canal que encontrei é o 36.

Quanto ao nao estabilizar o canal escolhido, trata-se de um bug do router que será corrigido com um novo firmware.

Evite colocar canais acima de 48, devido ao DFS

Bom dia @Rui1996

O @HASPT, deu uma boa ajuda. 
Caso necessite de ajuda a configurar os canais das redes emitidas pelo Router, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Bom dia @Rui1996

@HASPT, deu uma boa ajuda. 
Caso necessite de ajuda a configurar os canais das redes emitidas pelo Router, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Boa tarde Mário

Tive a tentar ver qual melhor canal tanto para rede 2,4 como para rede 5 mas preciso de ajuda podem me ajudar sfv?

Cumprimentos

Rui Moreira 

Boa tarde.

Normalmente o router escolhe os melhores canais em modo automático, mas também pode experimentar colocar em modo manual e experimentar os melhores canais, ligando por exemplo um portatil, e vendo a intensidade do sinal.

Eu depois de muitas experiencias, cheguei à conclusao que os melhores canais, para mim, eram o canal 1 ou 6 em 2.4 Ghz e o 36 ou 40 em 5 Ghz.

Boa tarde.

Normalmente o router escolhe os melhores canais em modo automático, mas também pode experimentar colocar em modo manual e experimentar os melhores canais, ligando por exemplo um portatil, e vendo a intensidade do sinal.

Eu depois de muitas experiencias, cheguei à conclusao que os melhores canais, para mim, eram o canal 1 ou 6 em 2.4 Ghz e o 36 ou 40 em 5 Ghz.

Boa tarde

O automático não considero o melhor na minha zona porque se estiver automático rede 2,4 coloca no 11 mas tenho vizinho com mesmo canal se for na rede 5 o router me coloca no 52 e passado um dia muda para 36/40/44/48 no canal 36 tenho vizinho tambem no mesmo.

Se for manual não sei qual melhor para deixar visto que infelizmente não tenho PC para verificar só tenho apenas telemóvel

Cumprimentos

Rui Moreira 

Pode ser com um telemovel, coloca o router num canal e ve a velocidade e experimenta com os outros canais todos, até obter a melhor velocidade.

Tenha em atençao que os melhores canais para 2.4 Ghz, sao o 1, 6 e 11.

Em 5 Ghz convém apostar nos canais  36, 40, 44 e 48, porque sao os canais sem DFS, como explicado atrás.

Envio-lhe aqui um artigo para ajudar a comprender melhor:

https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/melhor-canal-wireless-5ghz-router/

Pode ser com um telemovel, coloca o router num canal e ve a velocidade e experimenta com os outros canais todos, até obter a melhor velocidade.

Tenha em atençao que os melhores canais para 2.4 Ghz, sao o 1, 6 e 11.

Em 5 Ghz convém apostar nos canais  36, 40, 44 e 48, porque sao os canais sem DFS, como explicado atrás.

Envio-lhe aqui um artigo para ajudar a comprender melhor:

https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/melhor-canal-wireless-5ghz-router/

Sobre as larguras de banda quais são mais aconselhadas usar rede 2,4 tenho 20 ou 20/40 rede 5 tenho 20 ,20/40,20/40/80 ou180?

Qual melhor aplicação para fazer testes?

Cumprimentos

Rui Moreira 

As mais recomendadas, para evitar problemas, sao, para 2.4 Ghz 20 e para 5 Ghz 20/40/80

Realizei teste na aplicação speed test no servidor Nos Porto no meu iPhone 12 perto do rooter.

Tenho 1gbps contratado e só apanhei 652 de maximo e tenho dns da Cloudflare.

Que mais posso fazer para melhorar?

Rede 2,4 canais 1/6/11 largura de banda 20

Rede 5 canais 36/40/44/48 largura de banda 20/40/80

Cumprimentos

Rui Moreira 

Nao à mais nada a fazer, essa velocidade por Wi-Fi nao está nada má.

Eu ao pé do router só consigo 350 Mb.

Por Wi-Fi é muito complexo, depende da placa de rede do aparelho e de outros factores, mas pelo que eu ouço a maior parte das pessoas só consegue metade desse valor, portanto nao à mais nada a fazer.

Também a NOS e outras operadoras, só garantem velocidades máximas por cabo de rede.

Boa tarde @Rui1996
​​@HASPT deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Comentário