Skip to main content
Header

Giga Router 5.0

Boas

É normal um Giga Router 5.0 debitar apenas 50 megas de velocidade?!🤔

O Router foi trocado porque o outro estava a dar problemas, este parece que não se desconecta sem razão aparente, mas a velocidade é muito baixa.

Liguei para a assistência e me disseram que tinha que ter um computador ligado com um cabo de rede para fazerem um teste, sem isso nada feito 🤔🤔

Eu até tenho um computador pequeno mas não tem porta de rede, tenho cá em casa dois telemóveis 5g e nós dados móveis consigo quase 100 megas de velocidade, no wi-fi mal chega a 50.

Será que isto é normal? 🤔🤔

A assistência da NOS é isto??🤔

Enfim é o que temos 

10 Comentários

Estás ligado a rede 5gh do router? Mas sim convém ter um pc ligado por cabo para testar. Igual como todas as operadoras 

• Autor
  • Kilobyte
  • April 28, 2026

Sim, ligado ao 5gh

Fui cliente numa operadora concorrente nunca tive este problema, mudei apenas por questão de preço, e nunca me exigiram um computador com portas de rede para resolver seja o que fosse.

O preço é mais barato mas o serviço muito inferior.

Como não tenciono adquirir nenhum computador novo só para os Shs. NOS fazerem um teste, de outra forma não conseguem resolver nada, vou ficar com um serviço medíocre, pelo menos até acabar o contrato.

Enfim é o que temos!

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 28, 2026

Boa tarde ​@RBF, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@hugommendonca sobre o tema.

Para podermos ajudar, sugerimos que faça um teste de velocidade através da ligação por cabo de rede a um computador.

Diga-nos, também, qual o resultado obtido a partir do diagnóstico ao serviço na my NOS.

Obrigada

Sim, ligado ao 5gh

Fui cliente numa operadora concorrente nunca tive este problema, mudei apenas por questão de preço, e nunca me exigiram um computador com portas de rede para resolver seja o que fosse.

Como não tenciono adquirir nenhum computador novo só para os Shs. NOS fazerem um teste, de outra forma não conseguem resolver nada, vou ficar com um serviço medíocre, pelo menos até acabar o contrato.

Enfim é o que temos!

Todas as operadoras pedem testes via cabo, se nunca pediram e porque não sabem o que estão a fazer, trabalhei nas 3… 

o Wi-Fi no 5gh da só 50mbps em todos os equipamentos? Tente fazer reset ao router

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 28, 2026

Obrigada pela sua partilha sobre este tema, ​@hugommendonca.

@RBF, partilhe, por favor, connosco o seu testemunho.

• Autor
  • Kilobyte
  • April 28, 2026

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@hugommendonca sobre o tema.

Para podermos ajudar, sugerimos que faça um teste de velocidade através da ligação por cabo de rede a um computador.

Diga-nos, também, qual o resultado obtido a partir do diagnóstico ao serviço na my NOS.

Obrigada

Boa tarde.

Como já disse não vou adquirir um computador só para fazer um teste.

No entanto fiz um teste com uma box android com ligação por cabo e deu 93 mbps, já é bom embora esteja muito abaixo do esperado para um router 5g

• Autor
  • Kilobyte
  • April 28, 2026

Sim, ligado ao 5gh

Enfim é o que temos!

Todas as operadoras pedem testes via cabo, se nunca pediram e porque não sabem o que estão a fazer, trabalhei nas 3… 

o Wi-Fi no 5gh da só 50mbps em todos os equipamentos? Tente fazer reset ao router

Sim 50mbps em todos os equipamentos, aqui em casa há um iPhone 12 e um Xiaomi 14, equipamentos 5g, nenhum tira mais de 50 mbps a um metro do router, ligando os dados móveis sobe para  90/100 mbps

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 28, 2026

E utiliza extensores ou algo do género? Tente fazer um reset de fábrica ao router a ver se resolve.

50mbps em 5ghz junto ao router não é normal. Muitas vezes o 5ghz chega ao contratado

Obrigada

Boa tarde.

Como já disse não vou adquirir um computador só para fazer um teste.

No entanto fiz um teste com uma box android com ligação por cabo e deu 93 mbps, já é bom embora esteja muito abaixo do esperado para um router 5g

Normal a porta da box deverá estar limpada a 100mbps mas as veiculares de Wi-Fi são estranhas sem dúvida 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 29, 2026

Bom dia ​@RBF,

Agradecemos o seu feedback e a ajuda da comunidade sobre o tema.

O ​@Guimas fez uma boa recomendação. Diga-nos, por favor, se após a reposição de parâmetros notou melhorias na utilização.

Obrigada