Skip to main content
Header
Byte
June 21, 2022
Pergunta

GIGA internet lenta

Bom dia,

Tenho velocidade de ‘internet’ mais baixo do que mínimo garantido em contrato 

tenho 750 Mbps de download e 70 de upload, testado com cabo cat 5e direito ao router

Já teste muitas vezes direito a servidor de NOS e o resultado é mesmo

12 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
March 20, 2024

> Está a utilizar um computador portátil para testar a ligação? 

Sim, macOS Apple M2 Pro de 2023.

> Sugerimos que teste com um segundo equipamento para testar a ligação e partilhe connosco o resultado.

O meu iphone 15 Pro tem resultados semelhantes, geralmente ~10% mais lento

Acho que 600mbps parece-me perfeitamente normal para wifi

Eu acabei de pedir um upgrade de 500Mbps para 1Gbps - aproveitando uma oferta. Na verdade, usando WiFi, tenho apenas cerca de 10% mais download que tinha ha 3 dias atras. Sendo esse o caso entao nao valera’ a pena uma vez que usar cabo nao e’ uma opcao.

Usando 802.11ac, deveria estar teoricamente limitado a 1,300 Mbps - dai a minha questao. Sera’ que com o router mais recente chegaria aos 900-1000? Ou pelo menos aos 800?

Boa noite @tiagoloureiro,

Caso pretenda velocidades superiores, sugiro que compre um router e ligue em modo bridge.

Se for muito exigente, recomendo o Netgear Orbi 970 com Wi-Fi 7 pois existem relatos de 2,5Gbps num Samsung Galaxy S24 Ultra.

Obrigado

Mário P.
Gestor da comunidade
March 21, 2024

Bom dia,

@tiagoloureiro, agradecemos o seu feedback. 
No entanto, e mediante o que refere, não detectamos dificuldades com o serviço. Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet fixa (secção1). 

Ligações feitas através do wireless, uma vez que confirmámos que o valor que recebe por cabo é o contratado, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. 
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.