Skip to main content
Header

Boa tarde.

Há uns meses foi-me substituído o router que tinha por um mais moderno, não sei qual a designação (Gigarouter?), mas o modelo é Askey TCG310J.

Sempre utilizei no router antigo um disco externo ligado por USB, que servia para ponto de backup centralizado. Sempre funcionou bem.

Já com o novo router, o disco é reconhecido e consigo obter dados facilmente, mas não deixa gravar dados, dá erro de falta de permissões no Windows. Isso acontece porque o sistema de ficheiros do disco é NTFS, pois caso o disco (ou uma pen) seja FAT32, já se conseguem gravar dados.

Posso formatar o disco para FAT32, o problema é que este formato não suporta ficheiros de tamanho superior a 4Gb e isso é uma limitação. Tenho vários ficheiros de tamanho superior a 4GB.

Já configurei no disco em NTFS permissões de “Full Control” para “Everyone”, mas não resulta. Já testei formatar para o tipo de ficheiros exFAT, que suporta ficheiros maiores, mas neste formato o router já não reconhece o disco.

Lamentavelmente não vem documentação nenhuma, ou instruções de configuração do router, nem encontro online. Aliás, o disco USB ligado ao router não fica visível nas páginas de configuração para ver o estado, nem surge em lado nenhum qual é o caminho de rede para lhe aceder. Até isso tive que descobrir por mim.

A pergunta é, quais são os formatos de ficheiros que este router suporta? Ou, que alternativas existem para este caso?

Obrigado.

Olá, qual é a versão do Router? Se bem que a questão do USB não está funcional há algum tempo

Boa tarde.

Na parte traseira do router surge “Askey TCG310J”, parece-me ser a marca e o modelo. A versão do software é 1.1.12.1.

No meu router antigo, a porta USB funcionava bem com o disco externo em NTFS, leitura e escrita. No router novo, também funciona mas fica ReadOnly, dá erro de permissões quando tento gravar ficheiros. Mas se formatar o disco como FAT32, já permite gravar, mas fica limitado a ficheiros de no máx. 4Gb.

Esta funcionalidade está portanto activa, e tinha que estar. Só que depois temos todo este problema de apoio técnico. Já falei com o suporte da NOS, e falar-lhes de sistemas de ficheiros é falar chinês. Apenas conseguem sugerir que fale com o apoio técnico pago, da empresa que trabalha com a NOS, para as configurações pessoais. Só que não é esse o meu caso.

Preciso que informem sobre se o router realmente tem limitação técnica e não permite gravar em NTFS (o que seria ridículo), ou que vejam o que se passa com o router em termos técnicos. Pois em termos de documentação técnica do router, também estamos resolvidos porque é inexistente…

Obrigado.

O seu serviço é fibra, correto?

Será certamente, apesar de não ser referido no nome do serviço nem na factura. O meu serviço é o de 200Mbps.

O router é daqueles cilíndricos e altos, ao que percebi é dos mais recentes. É completamente diferente do que aparece no google se pesquisar pelo modelo que indiquei (pois andei à  procura de um manual, ou especificações técnicas, e deparei-me com isso).

Olá @JoelC e @oTonyStark

@JoelC, pedimos que nos indique a versão do seu Router, por favor. 

Obrigada 

@Ana P. Olá.

Na parte traseira do router surge “Askey TCG310J”, parece-me ser a marca e o modelo. Na parte de baixo do router, no autocolante, não parece ter nenhuma versão indicada. A versão do software é 1.1.12.1.

Se estes dados forem insuficientes, diga-me por favor onde encontro essa versão que pede.

Obrigado.

Olá @JoelC,

Para podermos analisar a sua questão, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Olá @Inês B. 

Mensagem enviada. Obrigado.

Obrigada @JoelC,

Vamos responder-lhe logo que possível.

Comentário