Skip to main content
Header

FTTH com velocidade baixa

  • September 23, 2025
  • 16 comentários
  • 39 visualizações

Boa noite,

 

Mudei recentemente de casa e migrei o serviço nos  que tinha contratado. Vieram cá ontem fazer a instalação. É FTTH. No entanto as velocidades por WiFi são péssimas. Estamos a falar de 20 e poucos megas de download e à volta de 40 de upload pars velocidade contratada de 500/100. Na anterior casa, sem FTTH, atingia quase 500/100. 

 

Isto é normal? 

16 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 24, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos a sua mensagem.

O router instalado é o mesmo? Os testes que está a fazer são realizados na mesma divisão do router?

Obrigado


Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • September 24, 2025

Boa tarde, mais uma vez, os básicos do Wi-Fi. O Wi-Fi não passa muitos obstáculos e, principalmente, paredes, nos 2,4 chega mais longe mas tem menos velocidade e nos 5 e superior, tem mais velocidade mas começa logo a perder. Investimento é necessário para levar Wi-Fi para outras divisões e/ou andares. 


  • Autor
  • Megabyte
  • September 24, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos a sua mensagem.

O router instalado é o mesmo? Os testes que está a fazer são realizados na mesma divisão do router?

Obrigado

A 1 metro do router. Instalaram um router novo, o Wifi 6. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 24, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Indique-nos, por favor, se tem repetidores de wi-fi instalados.

Em que equipamentos testou a velocidade de internet e identificou esta situação?

Obrigado

 


  • Autor
  • Megabyte
  • September 24, 2025

Não tenho repetidores de wifi instalados.

Testei a velocidade, por várias vezes e em vários periodos do dia num smartphone Xiaomi Pocophone F1. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 24, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Fleming.

Pedimos, por favor, que faça um teste através de um computador ligado ao router através de cabo de rede.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • September 24, 2025

Fiz um teste através de um computador ligado ao router por cabo de rede. O resultado foi 92/92. Muitissimo abaixo da velocidade contratada e em linha com os parcos resultados obtidos por wifi.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 24, 2025

@Fleming, boa noite. 

De forma a podermos compreender melhor esta situação pedimos, por favor, que realize um teste de velocidade com outro cabo RJ45 CAT 5E ou superior e confirme se o equipamento dispõe de uma placa de rede superior a 100Mbps. 

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • September 24, 2025

@Fleming, boa noite. 

De forma a podermos compreender melhor esta situação pedimos, por favor, que realize um teste de velocidade com outro cabo RJ45 CAT 5E ou superior e confirme se o equipamento dispõe de uma placa de rede superior a 100Mbps. 

Obrigado

 

É um Dell Latitude e5490. Tem placa de rede superior a 100 mbps.

 

Não me leve a mal mas não vou fazer testes adicionais. O problema não é de nenhum dos meus equipamentos. são os mesmos da semana passada. A variável aqui é a vossa instalação/infraestrutura. Agradeço que verifiquem o que se passa e se necessário que agendem uma visita técnica para ultrapassar a situação. 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 25, 2025

Vai ter que fazer testes se pretende ajuda.

Pelo teste do pc ele parece estar a ser limitado.

Pegue em outro telemovel e faça o teste a 1 metro do router na mesma. Se o resultado for igual ao 1º telemovel, entao ligue a linha de apoio tecnica


  • Autor
  • Megabyte
  • September 25, 2025

Vai ter que fazer testes se pretende ajuda.

Pelo teste do pc ele parece estar a ser limitado.

Pegue em outro telemovel e faça o teste a 1 metro do router na mesma. Se o resultado for igual ao 1º telemovel, entao ligue a linha de apoio tecnica

 

Já fiz vários testes de velocidade e em todos os valores estão abaixo do esperado/contratado, sobretudo quando se trata de FTTH. A única variável que mudou foi o local de instalação. Os equipamentos são os mesmos. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 25, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça o diagnóstico ao serviço através da my NOS:

Por favor, partilhe connosco o resultado.

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • September 25, 2025

Fiz o diagnóstico através da app MyNos e não foi detectado qualquer problema, no entanto, continuo a obter resultados paupérrimos para uma velocidade contratada de 500/100, FTTH. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 26, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos o seu testemunho.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • September 26, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos o seu testemunho.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Feito. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 26, 2025

Boa tarde ​@Fleming,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado