Skip to main content
Boa noite,



Li algures que as frequências 4G em Portugal são as 800 Mhz (banda 20); 1800 mhz (banda 3) e 2600 mhz (banda 7).



No entanto, alguns smartphone que vi não tinham a banda 20.



São necessárias as três bandas para assegurar em pleno o 4G?

Obrigado!
Chamo a sua atençao para este tópico, pode ser que o ajude a esclarecer a sua dúvida:



https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/novo-telefone-compativel-com-bandas-nacionais-2511/index1.html#post10939
Bom dia,



Obrigado pela resposta. Já li os posts e o link da frequencycheck.

No entanto, mantém-se a questão:

São necessárias as três bandas (B3; B7 e B20) para assegurar em pleno o 4G em todo o território?
Isso já é um bocado técnico e talvez o apoio ao cliente, telemóvel, lhe possa responder.



Pela minha parte e baseado na minha experiencia, posso lhe dizer que tenho um Galaxy A3 2017 com as seguintes bandas: 4G B1(2100), B2(1900), B3(1800), B5(850), B7(2600), B8(900), B20(800), B40(2300), e trabalha bem.



Penso que serao necessários, no minimo, as tres bandas, B3; B7 e B20, para assegurar o pleno funcionamento.

Como pode ver, o meu galaxy até tem mais bandas que necessita, e acho que qualquer telemóvel de média gama terá essas bandas..
O meu router Asus trabalha bem com o B20 e o B38 as outras não sei.... Não consegui na altura por a trabalhar.... A B20 parece ter melhor recepção e a B38 parece ser mais rapida na resposta... Talvez seja placebo não sei.... O router NOS não sei qual escolhe não deixa saber. Se alguém oficial quiser dar uma ajuda o pessoal agradecia profundamente com um LIKE.
Bom dia,



Após alguma pesquisa, podemos concluir que a Banda 20 (800mhz) "é considerada pelos especialistas como essencial, uma vez que disponibiliza elevadas larguras de banda a um grande alcance e por isso não exige a instalação de mais retransmissores para garantir a cobertura de cada região com 4G."(a)

Ainda de acordo com outro artigo, "No nosso país, o LTE está dividido em três bandas: banda 20 (800 MHz), banda 3 (1800 MHz) e banda 7 (2600MHz). Enquanto as bandas 3 e 7 são de curto alcance e responsáveis pelo LTE no centro das cidades, a banda 20 tem uma maior proliferação e está presente nas zonas mais rurais ou locais mais remotos."(b)



Assim, podemos concluir que para um smartphone 4G poder tirar partido dessa tecnologia em todo o nosso território, deverá ter capacidade de conexão nas 3 frequências.



Por essa razão devemos ter cuidado aquando da compra de equipamentos importados, sob pena de não tirar total partido do 4G.

Algumas marcas, como a Xioami por exemplo, a esmagadora maioria dos modelos não possui ligação à banda 20.



(a) http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012-09-13-iphone-5-nao-funciona-no-4g-de-portugal

(b) https://pplware.sapo.pt/informacao/banda-20-podera-deixar-um-problema-nos-smartphones-chineses/
Temos de ter cuidado com determinadas marcas da "treta", pois existem telemóveis chineses, baratos, com essas 3 bandas e ainda mais algumas, vejam o exemplo do Huawei Y5II, um telemóvel barato e com 5 bandas em 4G



http://www.gsmarena.com/huawei_y5ii-8036.php
Olá a todos. :)



Para poderem usufruir na totalidade da rede 4G, o equipamento tem que ser compatível com duas frequências a 800 Mhz e 1800 Mhz.



Ficamos satisfeitos com o vosso sentido de comunidade na discussão do assunto.:8
Olá a todos. :)



Para poderem usufruir na totalidade da rede 4G, o equipamento tem que ser compatível com duas frequências a 800 Mhz e 1800 Mhz.



Ficamos satisfeitos com o vosso sentido de comunidade na discussão do assunto.:8


Ana M. Sabes o porque no Router Asus funciona bem na B38? Não devia funcionar já que as duas que disseste são a B3 e B20. Obrigado por participares na conversa.
Fazendo o resumo de tudo o que foi escrito aqui no forum, a banda 20 é fundamental nas zonas rurais devido ao seu grande alcance.



Depois nas cidades os operadores podem optar por uma das duas bandas de curto alcance, B3 e B7.



Enquanto que na B3 e B7 existe escolha para trabalhar com uma ou com outra, a banda 20 é necessária e obrigatória porque é unica.



Quanto á B38, vou arriscar um palpite: Será que a NOS disponibilizou essa frequencia mais alta só para os routers 4G, a fim de evitar interferencias com as outras bandas de telemóveis?

Isto é só um palpite que a parte técnica poderá elucidar.
Acho que o HASPT tem razão, eles devem ter feito isso.
Boa noite é para informar que na zona do vau concelho de óbidos já, me aparece rede 4G no smartphone. Houve reforço de rede no open signal aplicação, de dá a localização cerca de 1 quilómetro de distância. .
Olá, @goncalo soares santos. :)



Obrigada por partilhar connosco a sua experiência. 🙂

Comentário