Skip to main content
Header
Kilobyte
April 24, 2020

Firmware wifi off

Mais um dia mais uma situação…

A meio da noite a NOS atualiza firmware ao router e fico sem acesso durante 4 horas com o equipamento na luz laranja a piscar. Ainda tentei poweroff e poweron após o tal update mas nada…. não passava do laranja piscar.

De manhã ao acordar lá voltou o equipamento a ficar com luz azul, tento ligar Placa de Rede Wifi e tenho a velocidade de Wifi super lenta, que coisa... como tenho a máquina em GNU/Linux e a placa está definida num canal andei horas as voltas com velocidade lenta até que pensei, o firmware mudou o canal de wifi só pode, fui ver e o router estava no canal 4 em wifi com configurações trocadas e não correspondem às que fiz na placa, raios…..

Mudam o firmware aos clientes e tiram as configurações do equipamento!

Tive de reconfigurar o router e meter novamente o canal Wifi que tinha anteriormente para corresponder com a minha placa de rede wifi e ficar com internet.

Muito obrigado por me desconfigurarem a rede Wifi e ficar horas com serviços em baixo senhores/as da NOS.

No entanto pretendo um desconto na mensalidade deste mês por estar a pagar um serviço e ter downtime graças a este bom trabalho de inutilidade.

Até….

16 Comentários

oTonyStark
    Kilobyte
    April 24, 2020

Olá, desculpe mas o seu Router é o V5? Esse é que faz a otimização de rede de forma autónoma.

wrkAutor
    Kilobyte
    April 24, 2020

Olá, desculpe mas o seu Router é o V5? Esse é que faz a otimização de rede de forma autónoma.

HW 1.0

SW

6.4.99.1.2

Versão App 2.2.0

Ana P.
    Moderador
    April 24, 2020

Olá @wrk e @oTonyStark

@wrk, para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Guimas
    Super User
    Super User
    April 24, 2020

É o power router.

wrkAutor
    Kilobyte
    April 25, 2020

Esta loucura de atualizarem firmwares aos routers dos clientes “sem avisar” com estes a funcionarem e ficarem com serviço em baixo têm de parar…. programem lá uma funcionalidade de aviso a dizer se querem update! a NOS que arranje programadores decentes pelo menos alguém que faça código há 20 anos, menos de 20 anos de código não é programador! porque ainda por cima depois ficam muitas vezes piores os serviços wifi etc do router com mau firmware e este hardware já é de rir, e TESTEM os updates primeiro num equipamento de testes umas 50 vezes… já é a “milionésima” vez que tenho trabalho a correr atualizam isto à noite e me lixam a ligação e cai tudo. Depois de meterem o firmware ainda me tira as configurações que fiz a equipamentos não há o mínimo respeito pelo cliente, é atirar aquilo e siga se os clientes tiverem algo configurado canais wifi, port forwards, dns dinâmicos etc se lixem….

wrkAutor
    Kilobyte
    April 25, 2020

É o power router.

é sim, mas de power não têm nada, é puro lixo.

Quando vão os senhores/as da NOS deixar o cliente escolher o seu próprio equipamento e não ficar preso a um pedaço de plástico que deixa milhões de utilizadores pendurados e a queixarem-se no fórum? ahn? ahn?ahn? pois é…..

Bridge na porta 4 não é solução! não quero ter dois routers para fazer o mesmo trabalho de UM e ainda ter de queimar valentes tostões para comprar o segundo! Depois mesmo que compre um equipamento de 400€ vou ligar aquilo a um router NOS de fraca qualidade que me limita a ligação toda! que coisa…. querem ver quantos posts de utilizadores se queixam disto?

Ana P.
    Moderador
    April 25, 2020

Olá @Guimas e @wrk

@wrk, já recebemos a sua mensagem. Vamos responder-lhe com a máxima brevidade. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    wrkAutor
    Kilobyte
    April 26, 2020

O router é um Arris TG2492NO, liguei mais que uma Placa Wifi ao Router e noto que o sinal Wifi do equipamento é bastante fraco, após testar com mais que uma Placa de Rede Wireless notei que o Wifi não passa dos 5Mb/ps e na maioria dos testes em www.speedtest.nos.pt anda nos 2Mb/ps.

Eu mudei via iwconfig nas minhas Placas de Rede Wifi PCI e USB’s definições de canais, frequência, rate, bit, rts, frag etc etc, ou seja testei várias e fica práticamente igual pq as placas são diferentes mas estão na mesma Norma N…. via aminhanet.nos.pt experimentei deixar os canais 1,6, 11 no Arris TG2492NO e práticamente fica tudo muito idêntico em velocidades, usei tanto GNU/Linux como Windows é muito igual.

Notei que a 2 metros do Router Arris TG2492NO a velocidade é o dobro do que a 2 metros com uma parede à frente mas assim que tenho uma parede na frente a velocidade no Arris TG2492NO via Wifi fica logo nos 2/mbps por isso posso dizer que com o router que tinha anteriormente o Router Wi-Fi 4.0 este equipamento funcionava bem melhor o wireless.

Após esta situação decidi fazer reset ao Router Arris TG2492NO não fosse alguma definição de rede  do equipamento e para repor as definições standard de wireless do equipamento.

Nessa altura pego no router e notei que o “meu” router de lado está ligeiramente aberto e não está encaixado nos suportes de encaixe, no entanto este router foi-me colocado “novo” pela NOS há pouco tempo, ou seja presumo que ou “o equipamento vinha aberto” ou “o seu mau design” faz com que aqueça e se abra no lado do botão de reset no canto do router.

Dado esta situação pretendo que a NOS me ligue e agende para trocar o router por um novo.

P.S- ao usar https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx recebi a mensagem “O seu sistema operativo não é suportado pelo teste de diagnóstico” a página não testa em GNU/Linux, o que é uma pena...

Guimas
    Super User
    Super User
    April 27, 2020

Tem que usar speedtest.nos.pt

É só ligar para o apoio técnico e fazer esses 2 testes wireless. com esses valores eles marcam logo técnico.

wrkAutor
    Kilobyte
    April 27, 2020

Tem que usar speedtest.nos.pt

É só ligar para o apoio técnico e fazer esses 2 testes wireless. com esses valores eles marcam logo técnico.

Ligar para quê? se estou aqui no fórum? tá aqui…..