Skip to main content
Header
O que é melhor e quais as reais vantagens de ter fibra óptica ou cabo coaxial?

Vamos lá colocar as vantagens e desvantagens de uma em comparação à outra.
Os cabos “pares trançados” e os cabos coaxiais estão rapidamente sendo substituídos por fibras ópticas por diversas razões, veja abaixo algumas delas:



Através das fibras ópticas, um sistema de comunicação possuirá uma maior capacidade de transmissão de informação ou largura de banda (largura de banda é uma medida da capacidade de uma fibra óptica transmitir dados). Além de uma maior largura de banda, as fibras ópticas podem transmitir dados numa velocidade muito maior e são de fácil instalação.



Uma primeira razão para o uso de fibras no lugar dos cabos de cobre é a perda na potência do sinal transmitido. Os sinais que são transmitidos através de uma fibra óptica experimentam menor atenuação (ou perda da potência dos sinais) e, portanto, podem viajar por distâncias muito maiores. Mesmo para distância relativamente curtas, as fibras ópticas ainda se sobressaem aos cabos de cobre mais avançados.



A velocidade, taxa e capacidade de transmitir informação de uma fibra óptica é maior que qualquer sistema baseado em cabos de cobre. De outra maneira, podemos dizer que a fibra óptica transmite muito mais informação, em taxas muito maiores e por distância muito maiores.



Um par de fibras ópticas, cujo diâmetro pode ser comparado com o de um fio de cabelo, pode transmitir 2.5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Um cabo de cobre com a mesma capacidade teria um diâmetro da ordem de 6m!



As fibras ópticas sofrem menos deterioração do que os fios de cobre. As fibras ópticas são mais seguras e reduzem significantemente os custos com manutenção. As fibras ópticas também são imunes a radiação eletromagnética. Dessa maneira, os sinais propagados não sofrem interferências de geradores elétricos, motores, linhas elétricas de alta potência, relâmpagos que freqüentemente são causadores de ruídos nas linhas de transmissão baseadas em cabos de cobre.



Com a evolução da tecnologia, os tradicionais cabos metálicos foram substituídos por cabos de fibra óptica. A fibra óptica é um filamento de vidro, que também pode ser de material produzido com polímero, que tem alta capacidade de transmitir os raios de luz. Ela foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.



O funcionamento desses cabos ocorre de forma bem simples. Cada filamento que constitui o cabo de fibra óptica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma casca envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo. A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão. Em uma das extremidades do cabo óptico é lançado um feixe de luz que, pelas características ópticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final.



Reflexão é quando a luz, propagando-se em um determinado meio, atinge uma superfície e retorna para o meio que estava se propagando.



Os feixes de luz que penetram no cabo óptico sofrem várias reflexões na superfície de separação entre os dois vidros que o formam e dessa maneira a luz caminha, podendo percorrer vários quilômetros de distância, uma vez que a energia nas reflexões não é calculável. Utilizadas como meio para transmissão de ondas eletromagnéticas, como a luz, por exemplo, elas são feitas em vidro porque esse material absorve menos essas ondas.



A transmissão de informações pela fibra óptica ocorre através de um aparelho especial denominado de infoduto, que possui um fotoemissor que faz a conversão da luz em sinais elétricos. A luz que é refletida no interior do cabo óptico pode ser transformada em sinal elétrico, sonoro ou até mesmo luminoso, dependendo da informação que é transmitida. As fibras ópticas são utilizadas principalmente nas telecomunicações, pois apresentam várias vantagens em relação ao uso dos antigos cabos metálicos, conheça as vantagens da utilização das fibras ópticas:



-Tem maior capacidade para transportar informações;

-A matéria prima para sua fabricação, a sílica, é muito mais abundante que os metais e possui baixo custo de produção;

-Não sofrem com as interferências elétricas nem magnéticas, além de dificultar um possível roubo de sinal;

-A comunicação é mais confiável, pois são imunes a falhas;

-Ao contrário dos fios metálicos, os fios de vidro não enferrujam, não oxidam e não sofrem com a ação de agentes químicos.
Ok!... Obrigado :?

Então porque razão a NOS não substitui os cabos coaxiais por fibra óptica?

Coisa que a Vodafone já fez.

A NOS só o está a fazer as zonas mais recentes de instalação, deixando os seus mais fiéis clientes, os que lhe permitem fazer descontos a novos aderentes, ofertas disto e daquilo a novas adesões, mas que são os que PAGAM mensalmente a factura sempre mais pesada.

Para estes "cotas" fidelizados à NOS não há fibra para ninguém. Agora quase que se mudarmos de canal ficamos logo fidelizados por mais 2 anos, é uma condenação eterna por um crime que nem sequer sabemos qual foi. Eventualmente o de termos aderido à NOS, mas a MEO faz o mesmo, assim como a VODAFONE e essa versão de cara lavada da CABOVISÃO.

Se não fidelizarem, não podem ter TV por Cabo (óptica??) pois só o custo da instalação é proibitivo, como se só por si, o utilizador não pagasse tudo e mais um par de botas.

Mas quando é que estas empresas entendem de uma vez por todas, que só prestando um serviço de excelência e mimarem os seus clientes de vez em quando e não só na ganancia do aumento percentual à angariação de clientes, muitos já descontentes de onde vêm, irrompem dentro de um novo provedor apenas para constatar que afinal ao fim de algum tempo apenas mudaram de prisão.

Só um serviço de excelência e respeito pelos clientes os pode fidelizar.

A NOS e todos os outros, correm o risco, de se acabar esta tanga da fidelização ou pagas e é ver a coelhada toda a correr de um lado para o outro.

Aí talvez entendam que talvez fosse mais útil e verdadeiramente justo, que um cliente que entre e depois de tudo instalado saia sem razão aparente, fique por exemplo, interditado por um X tempo de regressar a essa empresa. Seria menos oneroso para ambas as partes e se o cliente fosse um cadastrado salta pocinhas, arriscava-se a ter de que estar uns tempos valentes ligado à TDT.

Porque não essa coragem?

Não confiam em vós ?

:$

Obrigado
Ok!... Obrigado :?

Então porque razão a NOS não substitui os cabos coaxiais por fibra óptica?

Coisa que a Vodafone já fez.

A NOS só o está a fazer as zonas mais recentes de instalação, deixando os seus mais fiéis clientes, os que lhe permitem fazer descontos a novos aderentes, ofertas disto e daquilo a novas adesões, mas que são os que PAGAM mensalmente a factura sempre mais pesada.

Para estes "cotas" fidelizados à NOS não há fibra para ninguém. Agora quase que se mudarmos de canal ficamos logo fidelizados por mais 2 anos, é uma condenação eterna por um crime que nem sequer sabemos qual foi. Eventualmente o de termos aderido à NOS, mas a MEO faz o mesmo, assim como a VODAFONE e essa versão de cara lavada da CABOVISÃO.

Se não fidelizarem, não podem ter TV por Cabo (óptica??) pois só o custo da instalação é proibitivo, como se só por si, o utilizador não pagasse tudo e mais um par de botas.

Mas quando é que estas empresas entendem de uma vez por todas, que só prestando um serviço de excelência e mimarem os seus clientes de vez em quando e não só na ganancia do aumento percentual à angariação de clientes, muitos já descontentes de onde vêm, irrompem dentro de um novo provedor apenas para constatar que afinal ao fim de algum tempo apenas mudaram de prisão.

Só um serviço de excelência e respeito pelos clientes os pode fidelizar.

A NOS e todos os outros, correm o risco, de se acabar esta tanga da fidelização ou pagas e é ver a coelhada toda a correr de um lado para o outro.

Aí talvez entendam que talvez fosse mais útil e verdadeiramente justo, que um cliente que entre e depois de tudo instalado saia sem razão aparente, fique por exemplo, interditado por um X tempo de regressar a essa empresa. Seria menos oneroso para ambas as partes e se o cliente fosse um cadastrado salta pocinhas, arriscava-se a ter de que estar uns tempos valentes ligado à TDT.

Porque não essa coragem?

Não confiam em vós ?

:$

Obrigado

Sr. Luís Lopes, subscrevo 100% todos os seus comentários e complemento com uma pequena achega. Se não houvesse fidelização, haveria certamente transparência e honestidade por parte dos operadores, deixando de prometer o que não têm sob pena de ficarem a chuchar no dedo. Fidelização, palavra chave para este negócio do faz de conta. Gato por lebre. Fibra que no final é complementada por um cabo coaxial. Eu próprio fui ludibriado, talvez um pouco por culpa minha por não estar atento a estes malabarismos técnicos. É no mínimo impensável, e aí está porque a fidelização serve de escudo para certas patifarias , a fibra não chegar à TV, ficando esta perdida algures no caminho. Seria justo, transparente, honesto, mencionar na publicidade do produto, que a ligação da caixa até à TV, é servida por um cabo coaxial, deixado ao critério de cada um se serve ou não. Mas não, omite-se essa parte que não interessa e que pode para os mais exigentes, ser um motivo para pensar duas vezes. Por muita qualidade que a fibra traga, perde-a sem sombra de dúvida quando esbarra num cabo coaxial. Ora isto não é fibra, mas sim um enxerto. Tenho "fibra" desde o dia 8 deste mês complementado por uma cabo coaxial com 12 anos e obviamente não estou minimamente satisfeito uma vez que a qualidade de imagem deixa muito a desejar. Mesmo em HD. Pergunto, como pode passar por um cabo de cobre....4K???? A UMA promete isso. Lá está mais uma patifaria. Conforme explanado pelo HASPT e muito bem, "Uma primeira razão para o uso de fibras no lugar dos cabos de cobre é a perda na potência do sinal transmitido". Chega, já é tempo de pararem de intrujices e servirem o cliente de qualidade e não o faz de conta HD e o faz de conta 4K. É para isso que pagamos a mensalidade, para ter qualidade e sermos bem servidos. Para quando?

Comentário