Header
Respondido

Fibra Ótica


Boa tarde!

A NOS já tem finalmente fibra óptica?! É que eu tornei-me cliente em Novembro e perguntei precisamente por esse serviço. Pois estive numa operadora que tem e realmente não tem nada a ver com estes cabos que agora tenho e disseram-me que contia a ser "assim". Eu sei a diferenca entre um cabo de fibra e estes.... ja é possivel ter fibra pura e directamente até a box?!! Finalmente???!!!

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 14 July 2020, 21:18

Ver pergunta inicial

15 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Rita_Sampaio Boa tarde, torna-se necessário saber o seu código postal correto, se ligar o 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS, possivelmente obterá essa informação, se quiser que seja a moderação do Fórum a responder, terá que remeter por mensagem privada o seu numero de cliente ao @Fórum acompanhado pela morada de instalação.

Ok, muito obrigada!

Reputação 7
Crachá +2

Se tem hfc não vão alterar para ftth para já.

Algum motivo para querer a alteração?

Olá @Guimas eu não sou assim tão entendida... 😅. Hfc... ftth? 

@Guimas tenho realmente tido imensos freezes na tv e quebras na internet, o que não acontecia antes. A velocidade da internet não tem estado estável. Já fui cliente de outra operadora com fibra pura e realmente nota-se a diferença... nunca percebi o porquê de a NOS estar tão "atrasada" nesse sentido...

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Rita_Sampaio.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

@Guimas Fiber to the home ou hybrid fiber cable. Por minutos parou-me o cerebro. 😂😂😂

Boa tarde @Tiago C. Posso mudar para FTTH caso a zona onde vivo permita?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Guimas eu não sou assim tão entendida... 😅. Hfc... ftth? 

 

Vou tentar explicar o melhor que conseguir.

Existe a meia fibra ( hfc) e fibra até casa ( ftth).

 

Para já a NOS não faz alteração de hfc para ftth. Por isso a resposta da troca é não.

Basicamente na sua localidade existe suporte para hfc e não para ftth. Parece que a NOS vai entrar por essa via eventualmente de migração mas o importante para já é trocar os clientes satélite para fibra. Porque aí a diferença de serviço é muito grande.

 

A senhora tem hfc e hfc funciona bem caso os sinais oticos estejam bons, sem ruido.

FTTH também pode ter maus sinais e ser exatamente ( ou ainda pior) que hfc. Porque em ftth existe o ONT dentro de casa o que implica mais cablagem normalmente. Se os sinais do ONT estiverem maus todo o serviço vai falhar ou até ir mesmo abaixo e apoio técnico pode ser demorado.

 

Neste momento tenho HFC e mesmo que me dissessem que me trocariam para ftth eu dizia que não.

Razões: Necessário ont dentro de casa o que implica mais cabos / Necessário cabo de rede do router á box e eu tenho os 2 aparelhos longe um do outro. Teria que furar parede.  O facto de ter o ONT, ele pode avariar e se avariar fico sem serviço todo. Em hfc não acontece isso.

Isto é a minha opinião dado que tenho ctt com centenas de clientes hfc e ftth. Muita gente diz que ftth é muito melhor mas não concordo.

Olá @Guimas eu não sou assim tão entendida... 😅. Hfc... ftth? 

 

Vou tentar explicar o melhor que conseguir.

...

Conseguiu uma representação fraquinha, daquelas que só aplaude de pé quem não tiver conhecimento algum da arte contorcionista.

Impressionante os números circenses que se usam para vender um produto muito pouco fiável. Basta ler-se aqui pelo fórum, os reportes de dificuldades com boxes e routers com suporte HFC. O número impressionante de trocas de equipamentos sem que as dificuldades desapareçam…

@Rita_Sampaio , inicie novo tópico e crie um inquérito perguntando quem já se sentiu feliz ao mudar de FTTH para HFC...

@Guimas eu respeito perfeitamente a sua opinião. Mas como lhe disse, já tive FTTH e o serviço ficou melhor. Não tive problemas quando necessitou de intervenção e sinceramente não foi necessária essa quantidade de cabelagem que mencionou... em termos de cabo, foi exactamente igual. Com uma diferença: cabo muito mais fino, pura fibra directa até à box. Não ponho em causa o que diz, mas pela minha própria experiência o FTTH é melhor em tudo. Qualidade de imagem, velocidade....

@C24XXXX201 Eu realmente creio que o FTTH é muito melhor. É uma questão de física. Quanto mais directa a ligação e menos difusão existe melhor a velocidade, mais rápida a transmissão de dados e melhor a qualidade!! Aliás, a evolução já foi toda nesse sentido! A NOS é a unica operadora que continua a insistir no HFC...  e ainda mais ridículo é não dar oportunidade ao cliente de melhorar o seu serviço!! Mantem um serviço com imensos freezes, velocidades inconstantes... e eu estou no centro de Lisboa! Não se entende....

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Guimas eu não sou assim tão entendida... 😅. Hfc... ftth? 

 

Vou tentar explicar o melhor que conseguir.

...

Conseguiu uma representação fraquinha, daquelas que só aplaude de pé quem não tiver conhecimento algum da arte contorcionista.

Impressionante os números circenses que se usam para vender um produto muito pouco fiável. Basta ler-se aqui pelo fórum, os reportes de dificuldades com boxes e routers com suporte HFC. O número impressionante de trocas de equipamentos sem que as dificuldades desapareçam…

@Rita_Sampaio , inicie novo tópico e crie um inquérito perguntando quem já se sentiu feliz ao mudar de FTTH para HFC...

 

Já percebi que não concorda comigo mas mantenho tudo o que disse. As box e routers em hfc e ftth sempre foram os mesmos logo os problemas são os mesmos.

 

A imagem não vai ser melhor por ser ftth. É exatamente igual.

Muitas vezes em hfc a velocidade é maior que ftth. em termos de download ( entre 5 a +10mbps). em termos de upload isso sim existe uma diferença. de 10/20 para 100.

Agora os clientes que aparecem aqui dizem que querem ftth porque acham que o alcance do wifi vai aumentar o que obviamente não vai acontecer.

Reputação 7
Crachá +5

Porque será que há router’s com tecnologia hfc e router com tecnologia ftth ? 

Caro @Guimas , não vou entrar em debates nesta matéria pois já constatei ser desproporcional o nível de conhecimentos. De um lado mais do ponto de vista técnico e do outro mais do ponto de vista comercial/apoio ao cliente.

Sugiro-lhe no entanto que crie um inquérito e deixe a estatística falar por si. Pergunte ao universo de clientes com Pacotes Fibra, qual o suporte (FTTH ou HFC) com maior percentagem de reclamações relacionadas com dificuldades do tipo:

  • a box bloqueia total ou parcialmente (só desligando a alimentação);
  • a box não permite acesso às gravações automáticas e outros serviços interactivos;
  • canais sem box com imagem pixelizada ou sem imagem.

Tenha também em atenção que entre clientes HFC as condições podem ser muito dispares, dependendo obviamente da extensão da componente coaxial. Obviamente que ter o nó óptico do lado de fora do prédio não é o mesmo que tê-lo no outro extremo da urbanização.

Divirta-se com os resultados do inquérito. Os conhecedores das tecnologias, sabem bem onde reside a maior probabilidade de ocorrerem falhas e erros nas comunicações: a fibra óptica é imune a interferências electromagnéticas!

 

Comentário