Header
Respondido

fibra nos


Vou mudar de residência! Tenho serviço HFC na morada atual depois de anteriormente ter fibra fhtt até casa! 
Pela informação atual da loja nós glicínias de Aveiro não vai ser possível levar a verdadeira fibra óptica até a  minha fração! Terá que ser serviço HFC supostamente fibra e tarifas fibra ! Pela experiência atual em comparação com o serviço anterior não tem comparação! Vim a saber na loja MEO Glicínias Aveiro que é possível serviço fhtt!  Confirmando efetivamente o que  o construtor referiu quanto a ore instalações feitas ! Pronta para fibra até casa! Pergunto e face a este problema da nos posso rescindir o contrato por tal facto dado que já tive fibra nos? Ou devo remeter este problema a ANACOM? 

icon

Melhor resposta por Guimas 13 January 2024, 21:04

Ver pergunta inicial

17 Comentários

Será possivel? Não gramas a fidelidade porque é empresa tuga! Resposta possível da nos!

Reputação 7
Crachá +2

O serviço é identico. Não me parece que a NOS te deixe cancelar sendo que considera que é fibra.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @JOÃO EMÍDIO, uma vez que o seu contrato é com a NOS,  não se pode exigir que seja instalado um serviço que a Operadora não tem disponivel.

No caso de não querer o serviço HFC, parece que a solução será pedir a rescisão do seu contrato indemnizando a NOS pelo tempo que falta para terminar o seu periodo de fidelização.

Entretanto pode efetuar o teste de cobertura para ter a ceteza do serviço que está disponivel na sua futura residência

https://www.nos.pt/pacotes/testar-cobertura-de-fibra

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JOÃO EMÍDIO

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente e o número de contribuinte para o perfil @Fórum. Vamos endereçar a sua questão à equipa que o pode ajudar e contactar sobre a sua questão. 
Obrigado, 

Mensagem privada enviada ! Não espero grande resposta da nos! Resta esperar o fim da fidelizacao e passar para o Meo ! 
contudo aviso já! 
caso o serviço pedido nao corresponder ao contrato o caso será exposto a ANACOM! Atualmente em serviço HFC nem o telefone fixo colocaram por questões técnicas segundo o técnico! Mas como era morada provisória que demorou mais do que o previsto lá aceitei ! Agora não ! É inadmissível o meo instalar fibra no mesmo prédio enquanto a nos manda areia para os olhos! Clientes pouco ou nada exigentes! 

Reputação 7
Crachá +2

Corresponde sempre ao contrato. A anacom confirma isso e em nada te ajuda mais.

Como assim colocar o telefone fixo? O cliente é que coloca e liga ao router .. tão simples quanto isso.

Reputação 7
Crachá +1

O serviço é identico. Não me parece que a NOS te deixe cancelar sendo que considera que é fibra.

@Guimas boa noite, o serviço não é idêntico nem nada que se pareça com isso, ftth dá velocidades altas, constantes e estáveis. O HFC depende de muitos factores, a distancia em cobre, a idade dos cabos, a partilha no mesmo nódulo. Pode ter sorte de viver  perto do nódulo e muito pouco cobre, ser o primeiro a ser servido mas regra geral fica a perder. 

Corresponde sempre ao contrato. A anacom confirma isso e em nada te ajuda mais.

Como assim colocar o telefone fixo? O cliente é que coloca e liga ao router .. tão simples quanto isso.

O pa o técnico é que  ordenou e eu obedeci! Abraço! Obrigado 

O serviço é identico. Não me parece que a NOS te deixe cancelar sendo que considera que é fibra.

@Guimas boa noite, o serviço não é idêntico nem nada que se pareça com isso, ftth dá velocidades altas, constantes e estáveis. O HFC depende de muitos factores, a distancia em cobre, a idade dos cabos, a partilha no mesmo nódulo. Pode ter sorte de viver  perto do nódulo e muito pouco cobre, ser o primeiro a ser servido mas regra geral fica a perder. 

Obrigado e dos meus ! Sobretudo se tiver aparelhos de qualidade como por ex uma boa tv !

Reputação 7

Boa noite @JOÃO EMÍDIO,

Como esclarecimento aqui estão as diferenças.

A principal diferença entre uma ligação de Internet através de cabo coaxial e fibra ótica é o tipo de cabo utilizado para transmitir os dados. Aqui estão algumas das principais diferenças:

  1. Meio de Transmissão:

    • Cabo Coaxial: O cabo coaxial é feito de cobre ou alumínio. É um cabo que contém condutores internos e externos, separados por um isolante. Essa construção permite a transmissão de sinais elétricos de alta frequência, incluindo TV a cabo e Internet.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica é feita de vidro ou plástico ultrafino. A transmissão de dados na fibra ótica é realizada através da propagação de luz em vez de eletricidade. Isso significa que os dados são transmitidos como pulsos de luz através do núcleo da fibra.

  2. Velocidade de Transmissão:

    • Cabo Coaxial: As velocidades de Internet via cabo coaxial variam, mas geralmente são mais lentas em comparação com a fibra ótica. Velocidades mais baixas podem ocorrer quando muitas pessoas na mesma área estão a usar a mesma rede de cabo coaxial simultaneamente.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica é conhecida pela sua alta velocidade. Pode fornecer velocidades de Internet muito superiores às do cabo coaxial, com menor degradação de velocidade durante o uso simultâneo.

  3. Latência:

    • Cabo Coaxial: A latência pode ser ligeiramente mais alta com cabo coaxial, o que pode afetar a qualidade de videochamadas, jogos online e outras aplicações sensíveis à latência.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica tem latência muito baixa, tornando-a ideal para atividades sensíveis à latência. Isso resulta em uma experiência mais suave para videochamadas e jogos online.

  4. Confiabilidade:

    • Cabo Coaxial: O cabo coaxial pode ser afetado por interferências eletromagnéticas e outras fontes de ruído, o que pode levar a problemas de qualidade de sinal.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica é imune a interferências eletromagnéticas, tornando-a uma opção mais confiável para áreas propensas a interferências.

  5. Capacidade de Banda:

    • Cabo Coaxial: A capacidade de banda do cabo coaxial é limitada em comparação com a fibra ótica. Isso significa que pode ficar congestionado em áreas com muitos utilizadores.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica tem uma largura de banda muito maior, o que a torna mais adequada para lidar com tráfego intenso de dados.

Em resumo, enquanto o cabo coaxial é uma tecnologia amplamente utilizada que fornece uma ligação à Internet eficaz, a fibra ótica é conhecida por oferecer velocidades mais rápidas, menor latência e maior confiabilidade. No entanto, a disponibilidade de fibra ótica pode variar dependendo da localização geográfica, e o cabo coaxial ainda é uma escolha comum em muitas áreas.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @JOÃO EMÍDIO.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado

Boa noite @JOÃO EMÍDIO,

Como esclarecimento aqui estão as diferenças.

A principal diferença entre uma ligação de Internet através de cabo coaxial e fibra ótica é o tipo de cabo utilizado para transmitir os dados. Aqui estão algumas das principais diferenças:

  1. Meio de Transmissão:

    • Cabo Coaxial: O cabo coaxial é feito de cobre ou alumínio. É um cabo que contém condutores internos e externos, separados por um isolante. Essa construção permite a transmissão de sinais elétricos de alta frequência, incluindo TV a cabo e Internet.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica é feita de vidro ou plástico ultrafino. A transmissão de dados na fibra ótica é realizada através da propagação de luz em vez de eletricidade. Isso significa que os dados são transmitidos como pulsos de luz através do núcleo da fibra.

  2. Velocidade de Transmissão:

    • Cabo Coaxial: As velocidades de Internet via cabo coaxial variam, mas geralmente são mais lentas em comparação com a fibra ótica. Velocidades mais baixas podem ocorrer quando muitas pessoas na mesma área estão a usar a mesma rede de cabo coaxial simultaneamente.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica é conhecida pela sua alta velocidade. Pode fornecer velocidades de Internet muito superiores às do cabo coaxial, com menor degradação de velocidade durante o uso simultâneo.

  3. Latência:

    • Cabo Coaxial: A latência pode ser ligeiramente mais alta com cabo coaxial, o que pode afetar a qualidade de videochamadas, jogos online e outras aplicações sensíveis à latência.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica tem latência muito baixa, tornando-a ideal para atividades sensíveis à latência. Isso resulta em uma experiência mais suave para videochamadas e jogos online.

  4. Confiabilidade:

    • Cabo Coaxial: O cabo coaxial pode ser afetado por interferências eletromagnéticas e outras fontes de ruído, o que pode levar a problemas de qualidade de sinal.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica é imune a interferências eletromagnéticas, tornando-a uma opção mais confiável para áreas propensas a interferências.

  5. Capacidade de Banda:

    • Cabo Coaxial: A capacidade de banda do cabo coaxial é limitada em comparação com a fibra ótica. Isso significa que pode ficar congestionado em áreas com muitos utilizadores.

    • Fibra Ótica: A fibra ótica tem uma largura de banda muito maior, o que a torna mais adequada para lidar com tráfego intenso de dados.

Em resumo, enquanto o cabo coaxial é uma tecnologia amplamente utilizada que fornece uma ligação à Internet eficaz, a fibra ótica é conhecida por oferecer velocidades mais rápidas, menor latência e maior confiabilidade. No entanto, a disponibilidade de fibra ótica pode variar dependendo da localização geográfica, e o cabo coaxial ainda é uma escolha comum em muitas áreas.

Obrigado

Muito obrigado! O que confirma a minha ideia e prática de uso de ambas! Por isso mesmo a importância da fibra e não cabo !

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JOÃO EMÍDIO, é obvio que terá que haver uma diferença, ou não faria sentido a NOS andar a instar fibra. 

Reputação 7
Crachá +2

O serviço é identico. Não me parece que a NOS te deixe cancelar sendo que considera que é fibra.

@Guimas boa noite, o serviço não é idêntico nem nada que se pareça com isso, ftth dá velocidades altas, constantes e estáveis. O HFC depende de muitos factores, a distancia em cobre, a idade dos cabos, a partilha no mesmo nódulo. Pode ter sorte de viver  perto do nódulo e muito pouco cobre, ser o primeiro a ser servido mas regra geral fica a perder. 

HFC tem velocidades altas, constantes e estáveis, seja que idade dos cabos tiver e distancia dos mesmos. Sei disto porque tenho acesso. Por isso sim o serviço é praticamente igual. Testem na prática e confirmam isso.

Até conheço pessoas que me dizem que estão melhor servidas com HFC do que quando tinham FTTH.

 

Desde 12 de fevereiro que estou a espera de uma resposta da NOS para a colocação do serviço na minha nova morada! 
Parece haver problemas de acesso ao prédio por parte da NOS !

Outras operadoras não tem esse problema!

Assim e depois de vários contatos  via telefone sem resposta sou obrigado a perguntar se o facto de a NOS não ter as infraestruturas na rua para usufruir de internet e afins se então posso rescindir o contrato por justa causa e passar para outra operadora que já forneceu serviço fibra ao vizinho ! Mais ainda começou por colocar HFC e posteriormente fibra! Longe da atitude da NOS! Verifico ainda que apesar da diminuição dos  serviços desde 22 de fevereiro a fatura deste mês da NOS ainda é mais cara!!!!!

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JOÃO EMÍDIO,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a endereçar o seu pedido junto das equipas responsáveis.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

O serviço é identico. Não me parece que a NOS te deixe cancelar sendo que considera que é fibra.

@Guimas boa noite, o serviço não é idêntico nem nada que se pareça com isso, ftth dá velocidades altas, constantes e estáveis. O HFC depende de muitos factores, a distancia em cobre, a idade dos cabos, a partilha no mesmo nódulo. Pode ter sorte de viver  perto do nódulo e muito pouco cobre, ser o primeiro a ser servido mas regra geral fica a perder. 

HFC tem velocidades altas, constantes e estáveis, seja que idade dos cabos tiver e distancia dos mesmos. Sei disto porque tenho acesso. Por isso sim o serviço é praticamente igual. Testem na prática e confirmam isso.

Até conheço pessoas que me dizem que estão melhor servidas com HFC do que quando tinham FTTH.

 

Ainda bem, sinal que estão próximos do nódulo e não o dividem com muita gente.

Comentário