Caros Senhores,
Mudei de casa em Dezembro de 2018 de Carcavelos, onde tinha serviço de fibra da vossa concorrência para Arneiro dos Marinheiros na freguesia de São João das Lampas em Sintra. E uma vez informado que não tinha fibra na zona fui procurar soluções. A Meo ofereceu-me uma linha rdis cuja velocidade máxima é de 20 megas e vocês ofereceram-me um serviço satélite 3G (não é sequer 4G), cujas velocidades poderiam chegar até aos 40mb por segundo. Na minha inocência e bem tendo em conta que seriam velocidades até 40mb, nunca passei (e em horas que ninguém está ligado) dos 6mb por segundo. A média está sempre abaixo dos 3MB, sendo que em alturas criticas, não passa de 400kb ou 500kb quanto muito.
Em nenhuma altura do processo de negociação fui informado de duas situações:
- O serviço 3G na zona é péssimo e segundo as minhas chamadas para as vossas linhas de suporte, só em Maio de 2019 estava programada manutenção nas torres celulares que após conclusão, não trouxe qualquer melhoria ao serviço. O vosso router não passa das duas barras de rede, o que me fez numa primeira fase crêr que seria um problema de recepção dentro de casa. Não é. Nem dentro nem fora, nem com uma antena que já lá coloquei.
- Segundo é a Política de Utilização responsável, da qual não fui informado nessa mesma negociação, mas que está no contrato que acabei por não ler. Aliás ao telefone informaram-me até que é uma política da Anacom e não vossa, o que é uma valente mentira, pois no site da Anacom até vem precisamente o contrário (https://www.anacom.pt/streaming/Trafego_ilimitadoSPD23jan2014.pdf?contentId=1188319&field=ATTACHED_FILE) são vocês a aplicar essas medidas de restrição, alegando o bem estar comum, quando é expresso pela Anacom, que se vocês anunciam que o serviço é ilimitado, tem de ter capacidade para o fornecer e só em casos estritamente excepcionais é que devem limitar o serviço. O mais espantoso, é que em 2020, quando tudo, mas tudo o que é serviço no mercado é feita via cloud ou via streaming, vocês imporem este tipo de limites.
Portanto, pago um serviço que é pior que fibra, é mais caro que fibra e ainda levo com uma PUR definida por vocês e quando pergunto se vamos ter fibra nalgum futuro imediato ninguém me sabe responder. Voltei a 1995, ao nível do serviço de internet. Em 1995 na era da Netfilx….
Para terminar, deixo uma imagem da minha zona. Onde está a bola vermelha é um café, com fibra. A minha rua é a que diz Val Figueiro, como é que não há uma puxada de fibra para esta zona, como é que não está programado, vocês colocarem fibra naquela rua ?
Aguardo uma solução para sair dos anos 90 por favor.