Skip to main content
Header
Kilobyte
September 14, 2026
Pergunta

Extender Wi-Fi Total 6 deixa de encaminhar tráfego para dispositivo ligado por cabo

• September 14, 2026
  • 0 comentários
  • 3 visualizações

Extender Wi-Fi Total 6 deixa de encaminhar tráfego para dispositivo ligado por cabo (sem aviso, sem alteração de configuração)

Boas a todos,

Tenho um servidor doméstico (computador portátil a correr Linux) ligado por cabo Ethernet a um dos meus Extenders Wi-Fi Total (modelo "Extender 6"), em vez de ligado diretamente ao router principal. Depois de funcionar normalmente durante algum tempo, a ligação simplesmente parou de funcionar, sem eu ter alterado nada na configuração.

Sintomas

• O dispositivo ligado por cabo ao Extender deixa de conseguir aceder à internet e à rede local
  • O link físico Ethernet continua ativo (luz da porta acesa, sistema deteta "link up")
  • O pedido ARP para o IP do router fica sempre "incomplete" — ou seja, o dispositivo nunca recebe resposta do router através do Extender
  • O resto da rede (outros dispositivos por Wi-Fi) continua a funcionar normalmente
  • Já testei com duas portas Ethernet diferentes do mesmo Extender — o problema mantém-se
  • Reiniciar o Extender (desligar/ligar da corrente) não resolveu

O que reparei antes do problema começar

O Extender teve uma sequência de mudanças na luz indicadora: âmbar a piscar → verde a piscar → apagada (estado normal). Não fiz qualquer alteração de configuração antes disto acontecer.

Suspeita

Já tinha reparado anteriormente que o router principal (fornecido pela NOS) tem uma funcionalidade de isolamento de rede que não está acessível/configurável através do painel do cliente nem da app "Wi-Fi Total". Pergunto-me se os Extenders têm uma funcionalidade semelhante (isolamento de porta Ethernet) que possa ter sido reativada automaticamente depois daquele "episódio" de instabilidade da luz.

Também notei

A app "Wi-Fi Total" está a dar-me um erro técnico — "collection contains no element matching the predicate" — sempre que tento aceder às definições do Extender em causa, o que me impede de diagnosticar ou reconfigurar isto pela via normal.

Perguntas para a comunidade

• Alguém já teve um problema parecido com os Extenders da rede Wi-Fi Total?
  • Sabem se existe alguma forma de reemparelhar/resetar um Extender individual sem reconfigurar a rede toda?
  • O suporte técnico da NOS costuma conseguir resolver isto remotamente, ou normalmente implica visita técnica?

Qualquer ajuda ou partilha de experiência é bem-vinda. Obrigado!