É lamentável que a NOs não tenha um e-mail de contacto ou disponibilize uma forma de o fazer no “MyNos”
Após efetuar reclamação no livro de reclamações eletrónico e na Provedoria NOS, abaixo o texto que será remetido à NOS no dia 22 de setembro de 2026
Adicionalmente à reclamação efetuada no livro de reclamações eletrônico com a referência ROR00000000045702915, informo:
Contratei o serviço de Fibra da NOS com a velocidade comercial de 10 Gbps simétricos.
Contudo, os testes de diagnóstico realizados de forma sistemática através da plataforma oficial da própria operadora (Speedtest NOS) registam apenas valores entre 2.5 Gbps e 4.5 Gbps, operando de forma totalmente assimétrica (Upload substancialmente inferior ao Download).
Tenho uma rede interna integral a 10Gbps e o router da nos está em bridge.
Após diversos contactos com a linha de suporte, reportando a situação, procederei da seguinte forma e com as seguintes fundamentações:
Uma vez que os testes foram efetuados via cabo de rede adequado (Cat 6A/7), ligado à porta de 10 Gbps do router e com hardware e redes compatível (a 10GBPS), e sendo o próprio velocímetro da NOS a certificar a subperformance, fica demonstrado o incumprimento dos limites da Velocidade Mínima e Normalmente Disponível estipulados no contrato.
Exijo que a NOS proceda à reposição técnica dos valores contratados à saída do router ou, não sendo a vossa rede local capaz de fornecer os débitos simétricos vendidos informo que:
Se até 23 de setembro de 2026 os referidos valores não estiverem em conformidade com o contratado, exijo a rescisão imediata do contrato por justa causa (incumprimento contratual do operador), sem qualquer direito à cobrança de encargos por fidelização.
Até lá, passrei a guardar speedtests, efetuados na vosaa plataforma, para fundamentar uma eventual rescisão de contrato com justa causa.
A partir de 24 de setembro, passarei a pagar o serviç ode internet por 50% (é este o valor fornecido) e a partir de 24 de novembro não pagarei mais faturas NOS.
Em caso de litigio, a questão será resolvida pelas entidades competentes
Nota para os “experts” que “atiram umas bocas: Sou CCNA, CCNP e Cisco Trainer Expert, por conseguinte “sei umas coisas” disto (em IPv4 e IPv6)
Se quiserem colocar questões TÉCNICAS, estou ao dispor. Se colocam questões “estapafurdias”, como “estás a fazer testes com ou sem fio?” - nem respondo
O presente é colocado no Forum NOS por impossibilidade de o colocar noutro local (da NOS) por escrito, essencial em questões jurídicas.
Outra nota para quem tem duvidas: Num contrato comercializado como 10 Gbps, a velocidade máxima real útil estipulada pelos operadores (como a NOS ou a MEO) fixa-se geralmente num máximo de 8 Gbps úteis efetivos. (daí referir que estou a receber 50% ou menos)
Aliás, Já tive DIGI (e vou ter novamente - o meu equipamento permite dual WAN). Na DIGI, recebia sempre valor de 7.5 a 8GBPS