Skip to main content
Header

Eventual rescisão de contrato com justa causa

• August 24, 2026
  • 4 comentários
  • 37 visualizações

José Crispim

É lamentável que a NOs não tenha um e-mail de contacto ou  disponibilize uma forma de o fazer no “MyNos”
Após efetuar reclamação no livro de reclamações eletrónico e na Provedoria NOS,  abaixo o texto que será remetido à NOS no dia 22 de setembro de 2026
Adicionalmente à reclamação efetuada no livro de reclamações eletrônico com a referência ROR00000000045702915, informo:
Contratei o serviço de Fibra da NOS com a velocidade comercial de 10 Gbps simétricos. 
Contudo, os testes de diagnóstico realizados de forma sistemática através da plataforma oficial da própria operadora (Speedtest NOS) registam apenas valores entre 2.5 Gbps e 4.5 Gbps, operando de forma totalmente assimétrica (Upload substancialmente inferior ao Download).
Tenho uma rede interna integral a 10Gbps e o router da nos está em bridge.
Após diversos contactos com a linha de suporte, reportando a situação, procederei da seguinte forma e com as seguintes fundamentações:
Uma vez que os testes foram efetuados via cabo de rede adequado (Cat 6A/7), ligado à porta de 10 Gbps do router e com hardware e redes compatível (a 10GBPS), e sendo o próprio velocímetro da NOS a certificar a subperformance, fica demonstrado o incumprimento dos limites da Velocidade Mínima e Normalmente Disponível estipulados no contrato.
Exijo que a NOS proceda à reposição técnica dos valores contratados à saída do router ou, não sendo a vossa rede local capaz de fornecer os débitos simétricos vendidos informo que:
Se até 23 de setembro de 2026 os referidos valores não estiverem em conformidade com o contratado, exijo a rescisão imediata do contrato por justa causa (incumprimento contratual do operador), sem qualquer direito à cobrança de encargos por fidelização.
Até lá, passrei a guardar speedtests, efetuados na vosaa plataforma, para fundamentar uma eventual rescisão de contrato com justa causa.
A partir de 24 de setembro, passarei a pagar o serviç ode internet por 50% (é este o valor fornecido) e a partir de 24 de novembro não pagarei mais faturas NOS.
Em caso de litigio, a questão será resolvida pelas entidades competentes

Nota para os “experts” que “atiram umas bocas: Sou CCNA, CCNP e Cisco Trainer Expert, por conseguinte “sei umas coisas” disto (em IPv4 e IPv6)
Se quiserem colocar questões TÉCNICAS, estou ao dispor. Se colocam questões “estapafurdias”, como “estás a fazer testes com ou sem fio?” - nem respondo

O presente é colocado no Forum NOS por impossibilidade de o colocar noutro local (da NOS) por escrito, essencial em questões jurídicas.

Outra nota para quem tem duvidas: Num contrato comercializado como 10 Gbps, a velocidade máxima real útil estipulada pelos operadores (como a NOS ou a MEO) fixa-se geralmente num máximo de 8 Gbps úteis efetivos. (daí referir que estou a receber 50% ou menos)

Aliás, Já tive DIGI (e vou ter novamente - o meu equipamento permite dual WAN). Na DIGI, recebia sempre valor de 7.5 a 8GBPS

4 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 24, 2026

Boa tarde ​@José Crispim, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação descrita.

Compreendemos a preocupação relativamente aos valores obtidos e registamos a informação que partilha sobre as condições em que os testes foram efetuados, bem como os contactos já realizados com o apoio técnico.

A informação e os resultados que apresenta deverão ser analisados pelas equipas técnicas responsáveis, tendo em conta as características do serviço contratado e da instalação.

Relativamente às questões contratuais e às consequências que refere, estas deverão igualmente ser avaliadas no âmbito dos canais formais de reclamação que já acionou.

A situação será devidamente analisada e esclarecida pelas equipas NOS responsáveis, pelo que pedimos que aguarde uma resposta ao seu pedido, por favor.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

José Crispim
  • Autor
  • Kilobyte
  • August 24, 2026

Agradeço a v/resposta “politicamente correta” mas….

1 - Se compreendessem, já a tinham resolvido em presença de contactos anteriores efetuados;
2 - Se tenho internet a 10 Gbps, não é por “ser bonito” mas porque preciso para a minha vida profissional;
Sugiro que resolvam rapidamente. Durante esta semana vou contratar novo ISP e para a semana desligarei a internet  do v/router.
Estou indisponível para falar com o suporte técnico de primeira linha. Se me ligarem da primeira linha, desligarei de imediato.
Não quero “assistências técnicas” mas sim que a vossa engenharia resolva o problema!!!

Não vou mais fazer “testes” e “testinhos” para empatar.
Se alguém me ligar terá de ter conhecimentos técnicos e falar tecnicamente comigo.
Não estão propriamente a falar com um “utilizador final”. Felizmente não vos contratei Internet empresarial. Esta foi contratada por experiência.
A partir da próxima semana deixarei de me preocupar com a “vossa” internet.
Nem me vou preocupar com valores de “fidelização”. Dinheiro não é problema, ficarão com mais cento e poucos euros mas adicionem a publicidade negativa que farei junto dos meus clientes (que são algumas dezenas neste momento)
Acabou a brincadeira com a minha inteligência.

Lamento, mas o jogo do “empata” terminou!!!

José Crispim
  • Autor
  • Kilobyte
  • August 24, 2026

Seria muito interessante, ter um endereço da Administração, mas irei obtê-lo.

José Crispim
  • Autor
  • Kilobyte
  • August 24, 2026

Esqueci-me de agradecer à Rafaela a resposta remetida.
Rafaela, peço o favor de não levares a mal a minha irritação e “descarregar” no “primeiro que aparece”
Obrigado pela resposta
Bom trabalho