Skip to main content

Bom dia.

Aproveitando as últimas semanas de confinamento (e forçado pela necessidade de ter os filhos que entretanto nasceram em teleescola e videoconferência), voltei a tentar configurar a rede cá de casa de forma a ter as tomadas RJ45 operacionais nas várias divisões da casa, aproveitando o ATI existente.

Com a ajuda dum switch TP-LINK TL-SG1005D ligado ao router 3.0 da NOS e com chicotes para as tomadas referentes aos quartos dos meus filhos, já há então rede Ethernet a bombar nestes dois quartos!

Problema: a caixa ATI não tem espaço para acomodar o router e todos os fios e cabos lá enrolados (o construtor não leu devidamente o manual ITED :D). Podem ver a bela confusão que ficou:



As soluções que já contemplei são:

  • Contactar a NOS para trocar de equipamento - sem efeitos práticos pois o Power Router tem o mesmo formato e dimensões e o Giga Router é uma torre cilíndrica ainda maior (acho que há 11 anos ainda consegui enfiar o NetGear dentro da caixa, mas já deve estar descontinuado);
  • Trocar o router 3.0 da NOS por um modem/router mais compacto de outra marca qualquer - estranhamente não encontro grande oferta de modems com entrada coaxial no mercado nacional;
  • Colocar o router da NOS de volta na sala, ligado pelo cabo coaxial e também por cabo de rede à RJ45 da sala, ligando de seguida, no ATI, a tomada RJ45 da sala ao switch e este aos quartos - problema prático: a tomada de rede da sala está junto à cozinha, no canto oposto ao das tomadas TV e coaxial, pelo que teria que comprar cerca de 15/20m de cabo de rede e calha técnica para dar a volta à sala e contornar portas (obrigado mais uma vez senhor construtor :clap:);
  • Finalmente, colocar o Router NOS numa pequena prateleira alta no hall e passar o cabo coaxial, de rede e alimentação até ao ATI, através de calha - assim continua a difundir o Wi-Fi e a caixa não fica tão atafulhada.

Estou inclinado para esta última hipótese, mas gostava de ter mais opiniões antes de avançar.

Muito obrigado a todos!
Espero que se mantenham seguros e protegidos!

@ricaforrica , existem actualmente caixas ATI com espaço previsto para nelas se instalar alguns equipamentos, (nada como um cilindro, obviamente um equipamento nada compatível com ATI´s :grinning: ) mas numa instalação com 11 anos talvez não se aplicasse ainda o ITED 2...

Sugiro que verifique a viabilidade de passar um cabo UTP até à tomada de TV,  através da mesma tubagem do cabo coaxial, caso o diâmetro do mesmo o permita, ainda que com paciência e muito sabão :thinking::relaxed:

 


@ricaforrica , existem actualmente caixas ATI com espaço previsto para nelas se instalar alguns equipamentos, (nada como um cilindro, obviamente um equipamento nada compatível com ATI´s :grinning: ) mas numa instalação com 11 anos talvez não se aplicasse ainda o ITED 2...

Sugiro que verifique a viabilidade de passar um cabo UTP até à tomada de TV,  através da mesma tubagem do cabo coaxial, caso o diâmetro do mesmo o permita, ainda que com paciência e muito sabão :thinking::relaxed:

 


Obrigado @C24XXXX201!

 

Essa seria uma hipótese muito interessante:

  • o switch já caberia na caixa sem problemas, continuando a distribuir a rede para as tomadas RJ45;
  • não precisaria de “obras” com prateleiras e calhas;
  • e o router da NOS ficava na sala e aqui no meu mini-escritório o sinal Wi-Fi estaria no máximo (já que a tomada de rede está no outro canto da sala)

Ficaria então:

  • Router
    • Cabo UTP pela parede (Cat 6 ou Cat 6a)
      • Switch na ATI
        • Chicote para divisão 1
        • Chicote para divisão 2
        • Chicote para divisão n

E o seguinte também seria possível?

  • Router
    • Outro switch
      • Cabo rede ligado ao meu PC (cerca de 2/3 m entre o armário da TV e a secretária)
      • Cabo UTP pela parede (Cat 6 ou Cat 6a)
        • Switch na ATI
          • Chicote para divisão 1
          • Chicote para divisão 2
          • Chicote para divisão n

Assim já teria mesmo Ethernet no meu PC, certo?

 

Já agora, o sabão ou detergente são boas opções ou vale a pena comprar um lubrificante específico para o efeito?

 

Obrigado mais uma vez!


@ricaforrica , o router não tem 4 portas LAN? Necessita mesmo desse Switch junto ao router?

Usei muitas vezes aquela marca com F... e se resultava!


@ricaforrica , o router não tem 4 portas LAN? Necessita mesmo desse Switch junto ao router?

Usei muitas vezes aquela marca com F... e se resultava!

 

Oh, tem razão claro! O router tem as 4 portas LAN - ainda melhor, escuso de encomendar outro switch.

Muito bem, vou já começar a medir as distâncias para encomendar o cabo UTP.

 

Muito obrigado pelas sugestões!


Comentário