Skip to main content

É inacreditável!

Há cerca de dois anos que me debato com o mesmo PROBLEMA !

O serviço de internet Wi-Fi pura e simplesmente funciona mal. Este serviço tem 10 anos nesta casa e no início da instalação sempre tive internet em toda a casa.

Há cerca de dois anos, comecei a contactar o 16990 para informar que tinha deixado de ter internet na cozinha e nos quartos, algo que sempre tive desde o início, com o router instalado sempre no mesmo local.

As vídeo chamadas mesmo feitas na sala onde está o Router perderam qualidade ao ponto de me dizerem que me ouviam com cortes, e sempre com a indicação no meu ecrã de que “ A sua ligação de internet não é estável “.

O robot de cozinha, que fica mesmo ao lado da sala, deixou pura e simplesmente de funcionar corretamente pois a ligação à internet cai!

O apoio técnico do 16990, sugeriram então que comprasse um cabo de ligação à internet para ligar diretamente do Router ao meu PC para que pudesse trabalhar embora eu trabalhe na sala onde está o Router! Despesa que ficou a meu cargo.

Como a situação persistiu e ainda persiste, o 16990, sugeriu a substituição dou Router para um mais atual assim como uma alteração ao meu contrato aumentando a velocidade de internet para 200Mbps e com a opção de uma internet mais rápida e outra mais lenta mas de maior alcance o que segundo o Vosso serviço de apoio técnico me iria resolver o problema da internet na cozinha e nos quartos.

Passou um ano e internet de maior alcance não funciona nem na cozinha e muito menos nos quartos!

E Reforço esta afirmação: SEMPRE TIVE INTERNET EM TODA A CASA DESDE O INÍCIO DA INSTALAÇÃO!!

Trabalho em casa no meu PC, sou tradutora  e até agora já perdi trabalhos pois a meio fico sem Internet.

Dou aulas via Zoom, e é um INFERNO. as aulas são interrompidas, os alunos não me vêm, outra vezes não me ouvem. Por vezes, sou obrigada a iniciar a mesma aula mais de 3 vezes!!! 
Tudo isto, me custa tempo, nervos e dinheiro!

Pago um serviço que de todo me é fornecido nos parâmetros que contratei!

Mas a SAGA CONTINUA quanto ao SERVIÇO DE TELEVISÃO!

Já perdi a conta do número de vezes que ME DESLOQUEI à loja para TROCAR A BOX! Segundo indicações do vosso apoio técnico.

Todas as boxes têm PROBLEMAS DIFERENTES! Esta última, sempre que quero ver um programa que já deu, quando inicia o programa ele NÃO TEM SOM! Descobri então que para ter o som, sou obrigada a ir ao programa seguinte início a visualização, depois interrompo e volto ao programa que desejo e AÍ O SOM JÁ FUNCIONA!

Para além disto, neste momento NÃO TENHO qualquer CANAL nos dois quartos, onde sempre tive mesmo sem box, tal como contratado!

ISTO NÃO É NORMAL!

A box atual como todas as outras que tive, sou OBRIGADA A REINICIAR PELO menos 2 VEZES POR DIA para ter acesso aos programas que já deram!

DIA 1 de outubro de 2024, fartei-me de nada reportar pois fiqueiSEM INTERNET + TELEVISÃO.

Liguei para o apoio técnico, chamada que durou 2 HORAS E 19 MINUTOS, conforme anexo que envio. Foi-me pedido então para desenroscar todos os cabos que estão ligados à tomada e limpar o fio de cobre com um pano macio! Fiz o solicitado e o assistente questionou se o fio de cobre fininho estaria manchado? Informei que mesmo limpando os dois fios tinham MANCHAS PRETAS que não saiam e o mesmo CONCLUIU que ESTAVAM OXIDADOS.

Passei então para o ROUTER DE INTERNET, o assistente disse-me então para: desligar o ROUTER da tomada e medir a velocidade da internet após a reinicialização no speed test.nos.pt.
Como segundo ele os resultados não foram conclusivos, pediu para desligar o Router no botão próprio, o resultado foi o mesmo!

Não satisfeito ainda, pediu-me que com uma agulha fizesse o teste no Router. Fiz o procedimento duas vezes e o resultado foi incoclusivo!

Após, isto pediu então que desligasse todos os cabos da box de televisão, e por fim como não tinha canais de TV no quarto, pediu-me para me dirigir aos quartos para desligar os cabos da tomada e das televisões, fazer a limpeza e por fim a pesquisa de canais. 

O RESULTADO FOI INCONCLUSIVO SEGUNDO VOSSO TÉCNICO E FIQUEI NA MESMA SEM CANAIS!

Cansada e farta de fazer isto tudo, solicitei que viesse um Técnico Vosso aqui em casa para verificação as ligações. A SUA RESPOSTA FOI NÃO! 

Informou-me que tinha de passar para uma outra linha e falar com um assistente especializado em questões da INTERNET.

Assim foi. Falei com essa pessoa que me disse que nada podia fazer, visto que de acordo com as informações de que a internet se desligava e que em relação à TV nada podia fazer, TINHA DE VOLTAR A PASSAR a CHAMADA PARA O 16990, para o agendamento de uma visita de um técnico.

Mais uma vez, voltei a falar com uma assistente que não queria agendar a visita e que me disse: TEM DE SE DESLOCAR A UMA LOJA NOS PARA TROCAR O ROUTER E A BOX!!!

Aí foi a GOTA DE ÁGUA ! NÃO, recusei terminantemente, CHEGA!!

A assistente acabou por agendar uma visitado Técnico para dia 03 de outubro de 2024, hoje.

Entretanto, tive de fazer ontem 02 de outubro de 2024, outra chamada para o 16990 a informar que os dados móveis que me haviam prometido de 20Gb não estavam no meu telefone. A situação foi regularizada prontamente.

Hoje, pouca sorte a minha, pois a VISITA do Técnico FOI CANCELADA POR MENSAGEM ESCRITA, com o motivo de que foi detetada uma avaria técnica na minha zona de residência, que seria resolvida até às 14:00 pm.

Contactei o 16990, para informar que a minha chamada foi coincidente com a avaria reportada, MAS QUE OS MEUS PROBLEMAS JÁ PERSISTEM HÁ 2 ANOS!

Fui informada de que teria de aguardar pela resolução dessa questão até às 17:00 pm do dia 03 de outubro de 2024!

As minhas indignações são várias: 

1- sou eu própria que tenho de andar a limpar cabos, retirar e introduzir cabos, fazer aquilo que alguém tem de fazer e para o qual pago uma fatura mensal por serviços os quais não são fornecidos tal como acordo contratual?

2 - assumi um contrato no qual SÓ EU TENHO OBRIGAÇÃO DE PAGAR E DE ME MANTER FIDELIZADA sob PENA DE PENALIZAÇÃO?

3 - Quais são AFINAL AS VOSSAS OBRIGAÇÕES COMO ENTIDADE PRESTADORA DE SERVIÇOS?

AGRADEÇO, resposta ás minhas questões e a RESOLUÇÃO DESTE PROBLEMA QUE DURA HÁ 2 anos de uma vez POR TODAS. 

NÃO ME VENHAM PROPOR OUTRA ALTERAÇÃO DE CONTRATO PARA ME AUMENTAREM A FATURA! 

SÃO CERCA DE 2 anos que PAGO um Serviço que NÃO ME É FORNECIDO NOS TERMOS CONTRATADOS E QUE TEM AFETADO O MEU TRABALHO DIÁRIO em casa.

QUEM me vai indemnizar PELAS PERDAS ATÉ AGORA?

Renegocia o contrato, se acha que é por ser de há 10 anos. Renegocie e tente novos equipamentos 

O contrato foi renegociado há um ano e os equipamentos já foram trocados vezes sem conta.

Então mas tem problemas no Wi-Fi pode ser do router, ou mesmo do router não estar no sítio certo ou por ser necessário extenders 

A box da iris tem esse problema do som realmente. Sugiro renegociar e colocar a UMA. Muito melhor box.

Não tem que limpar cabos nem isso vai ajudar. Em termos de apoio pede-se realmente para retirar o cabo coaxial em ambas as pontas e voltar a encaixar ( Muitas vezes o problema é derivado a mau contacto deste cabo) e a situação é prontamente resolvida. Ter que fazer isso recorrentemente aí não faz sentido, aí tem de ser um técnico a ver o que se passa.

Trocar a box ou o router em loja é quase certo que não lhe vai resolver o problema.

Dado que terminou o sinal analógico há varias tvs pelo pais que perderam a possibilidade de ver os canais. Tem que confirmar se as suas TVS tem tecnologia DVCB . Caso não tenham, tem que adquirir uma box ou descodificador

Relativamente á internet sugiro também como o apoio o speedtest.nos.pt para fazer o teste de velocidade. Tenho um pc ligado por cabo ao router e ao fazer o teste vejo se tenho então o contratado.

Boa noite,

São exatamente 23:45 pm.

Aguardei tal como me foi dito que a avaria na minha zona de residência fosse reparada até às 19:00 pm, pelos Vossos técnicos . Pelos vistos, nada aconteceu em meu benefício.

Continuo com o serviço de TV com o mesmo erro : ID05 com a informação para contactar o 16990.

Em relação à Internet, estou a utilizar os dados móveis pois continua a falhar e apresenta o mesmo erro: ID843.

Pelos vistos, tinha razão quando insisti na vinda do técnico aqui a casa , visita essa que vocês mais uma vez cancelaram.

Continuo a aguardar uma resolução.

id 843 é do serviço de televisão e nao da internet. Ligue a linha de apoio e confirme se a avaria geral foi dada como resolvida. Se sim, então agendam um técnico

Bom dia, @AChaves

A comunidade prestou uma excelente ajuda. 

Queremos ajudar, pelo que, para o podermos fazer, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum. Vamos endereçar a situação à equipa que o vai ajudar  e contactar. 

Obrigado,

E a situação continua!

Ontem, dia 08/10/2024 recebi um técnico da NOS em casa.

Após a sua análise, tudo estaria a funcionar, confirmou apenas a falta de internet nos quartos bem como a ausência de canais de TV, na TV quarto.

Não trocou qualquer equipamento.

Ontem mesmo, durante uma vídeo chamada realizada na sala onde está o router, apareceu a informação “a sua ligação não é estável “.

A chamada acabou por cair como acontece desde 2023.

Hoje, 09/10/2024, recebi a chamada da Provedoria NOS.

A soluções que me apresentaram foram as seguintes:

1 novo agendamento do técnico para testar novamente o router;

2 instalação de amplificadores de sinal pela casa, no total de 4, por um valor mensal de 2,50€.

Recusei pagar qualquer valor pois em 2023, a conselho da NOS aumentei a velocidade da internet e mudei de Router, AUMENTANDO o valor da minha fatura, chegando à conclusão de que afinal o problema não foi resolvido.

Eu pago um serviço do qual não usufruo tal como contratado hà anos!

A solução da NOS passa sempre pelo aumento do valor a pagar e por uma nova fidelização!!

O cliente só tem obrigações?

Onde está a obrigação da NOS garantir o serviço contratado pago mensalmente?

Ana Chaves 

Enviado a partir do Outlook para iOS

A senhora que me contactou da Provedoria NOS afirmou categoricamente que não iriam RESOLVER O PROBLEMA perante a minha recusa em aumentar NOVAMENTE e mais uma vez o valor da minha fatura para resolver a questão da Internet em casa.

Boa tarde @AChaves,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Lamentamos que a resolução e propostas apresentadas não tenham ido de encontro com as expectativas.

Para aumento da cobertura Wi-Fi, por vezes, é necessária a utilização de equipamentos acessórios de Wi-Fi. Sugerimos que consulte mais informações sobre a solução Wi-Fi total da NOS:

Em alternativa, recolocando o router de internet noutra divisão, mais central, poderá melhorar a cobertura na restante residência. 

Obrigado

Se a situação tem a ver com alcance então sim é responsabilidade do cliente em resolver esse ponto, não da operadora.

Se estava na mesma divisão do router e com falhas ( convém testar mais que um equipamento e não só essa videochamada e sim outros sites por exemplo), então pode receber o técnico novamente.

O @Guimas deu uma boa ajuda, @AChaves
Queremos que tenha sempre a melhor experiência de Wi-Fi em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade. No entanto, há diversos factores que podem influenciar a velocidade da sua internet bem como o alcance, externos como obstáculos ou interferências, ou internos como por exemplo as características dos seus equipamentos. Saiba mais em: 

Obrigado, 

Impressionante o apoio que dão aos clientes... ou melhor, a falta dele. Enganar as pessoas para prolongar contratos? Um clássico! Claro que a culpa é sempre do cliente, nunca vossa! Deve ser essa a vossa política interna, certo? Mas hey, quem precisa de bom serviço quando se tem 5G? (que, aliás, parece mais uma piada do que internet). Continuem assim, rumo ao sucesso... ou não.

Boa tarde @LV2,

Agradecemos a sua mensagem.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário