Skip to main content
Header
Megabyte
October 22, 2022

Diferenças de velocidade router 5.0

Olá a Todos,

Neste momento deparo-me com um problema que é no mínimo estranho. Aderi a internet Gigabit, ao qual a Nos trocou-me o router por o de torre ao qual tinha bastantes quebras e após várias chamadas trocaram-me o router pelo cilíndrico.

Acontece que por wireless tenho velocidades a rondar os 650mb mas por cabo tenho apenas 200 ou 300 mb diretamente do router Nos. Isto é normal?

Pode-se fazer algo relativamente a isto? 

O cabo em questão é de cat 7, já testei com um cat 6e, sendo o resultado o mesmo.

Obrigado antes de mais.

27 Comentários

Megabyte
    October 22, 2022

Olá,

Neste momento deparo-me com um problema que é no mínimo estranho. Aderi a internet Gigabit, ao qual a Nos trocou-me o router por o de torre ao qual tinha bastantes quebras e após várias chamadas trocaram-me o router pelo cilíndrico.

Acontece que por wireless tenho velocidades a rondar os 650mb mas por cabo tenho apenas 200 ou 300 mb diretamente do router Nos. Isto é normal?

Pode-se fazer algo relativamente a isto? 

O cabo em questão é de cat 7, já testei com um cat 6e, sendo o resultado o mesmo.

Necessito deste problema resolvido o quanto antes para poder trabalhar.

Obrigado

Guimas
    Super User
    Super User
    October 22, 2022

Pode fazer só 1 post.

Quando se tem mais por wifi do que por cabo isso indica que o problema está no próprio pc. Algum programa/virus que esteja a influenciar a velocidade.

Megabyte
    October 22, 2022

Boa tarde, 

Peço desculpa mas duvido que assim seja pois testei com mais do que um computador.

Mas obrigado.

Guimas
    Super User
    Super User
    October 22, 2022

Nunca vi um caso que não o fosse.

Se tiver extensores/powerlines desligue. Tem de ter uma ligação direta do pc ao router. Distância pequena. Faça reset de fábrica ao router. Teste em modo de segurança com rede, em 2 pcs diferentes.

Megabyte
    October 22, 2022

Nunca vi um caso que não o fosse.

Se tiver extensores/powerlines desligue. Tem de ter uma ligação direta do pc ao router. Distância pequena. Faça reset de fábrica ao router. Teste em modo de segurança com rede, em 2 pcs diferentes.

Olá Guimas, antes de mais obrigado. Não tenho nada desses componentes ligados apenas um cabo de rede directo ao router e independente da porta o resultado é o mesmo não atinge mais de 200 a 300 mb. Já fiz o reset de fábrica mas nada altera a resposta do router.

Já vi comentários a dizer que estariam limitados a  nível de LAN.

Guimas
    Super User
    Super User
    October 22, 2022

Os routers são limitados a 1gbps, logo não é o caso. Faça mesmo o mo de segurança com rede, veja na net como o fazer. Faça em 2  pcs diferentes.

Megabyte
    October 22, 2022

Os routers são limitados a 1gbps, logo não é o caso. Faça mesmo o mo de segurança com rede, veja na net como o fazer. Faça em 2  pcs diferentes.

Olá,

Fiz tal como indicou e num computador não existiu diferença, no outro incrementou para 700mb. Mas executando os mesmos em modo normal não passa dos 200/300mb. É impossivel ter os computadores com algo sendo um pessoal e outro do trabalho gerido pelo departamento de IT onde não se pode instalar nada sem que eles o façam.

Tem de ser outra coisa.

Obrigado

Guimas
    Super User
    Super User
    October 22, 2022

Foi o pessoal que incrementou para 700mbps?

Megabyte
    October 22, 2022

Foi o pessoal que incrementou para 700mbps?

Após fazer o início com segurança é que obtive essa velocidade no computador do trabalho. Voltando ao modo normal tenho em ambos 200 no máximo 300 mb.

Guimas
    Super User
    Super User
    October 22, 2022

Então basicamente tem pelo menos 700mbps a chegar por cabo, o que me leva a crer então que o problema estará no seu pc pessoal na mesma, dado que pcs da empresa também não são ideiais para testar dado as apps empresariais instaladas.