Header
Respondido

Diferenca entre o 5.0 V2 e o 6.0


Boa Noite questiono o meu Operador, quais a diferenças substanciais quanto ao alcance, velocidade e estabilidade entre o Giga router 5.0 V2 e o 6.0 no que refiro em concreto em caso base de não ter equipamentos com a norma 6 de wi Fi, em que apenas tenho com a norma 2.4 e 5gz existe alguma diferença substancial entre os dois equipamentos? 

 

icon

Melhor resposta por Vaz 7 March 2023, 01:03

Ver pergunta inicial

5 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Só experimentando. Eu notei melhor alcance relativamente ao v5v1.

Comparativamente ao v5v2 até pode ser tudo igual.

Reputação 7
Crachá +4

no 5V2 o que a maioria se queixava ao longo do tempo eram as quebras de rede, reiniciava muitas vezes, impossibilidade de ligação a VPN no caso de quem estava em teletrabalho, impossibilidade de fazer portfordwarding, impossibilidade de ligar um disco externo, falta de wifi6, falta de IPV6, grande lagg no caso dos gamers que perdiam as conexoes aos servidores nos jogos

Não sei se houve melhorias nesses campos, tirando o wifi6 pelos motivos óbvios.

Alguém que tivesse esse novo router bem podia fazer um review para ver o que há de novo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Nunogb.

A comunidade prestou uma boa ajuda. Sugerimos ainda que consulte os artigos de review desenvolvidos por membros da comunidade sobre estes equipamentos:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

no 5V2 o que a maioria se queixava ao longo do tempo eram as quebras de rede, reiniciava muitas vezes, impossibilidade de ligação a VPN no caso de quem estava em teletrabalho, impossibilidade de fazer portfordwarding, impossibilidade de ligar um disco externo, falta de wifi6, falta de IPV6, grande lagg no caso dos gamers que perdiam as conexoes aos servidores nos jogos

Não sei se houve melhorias nesses campos, tirando o wifi6 pelos motivos óbvios.

Alguém que tivesse esse novo router bem podia fazer um review para ver o que há de novo.

No 6 não noto quebras, nem reinícios - noto que tive muitos reinícios diários no 5v2 mas eram geridos pelo sistema por motivos de qualidade de serviço que me ultrapassam; a certa altura deixaram de acontecer num momento depois de pedido, mais tarde  na fase final em que o tive, quando voltaram porque simplesmente deixaram de suceder. 

Consigo concretizar portforwarding no mesmo. Quanto a vpn não uso na forma que vi referida como problemática embora use acessos em vpn ao 6, como já fizera ao v2, sem qualquer problema (acesso a router próprio na rede). Não sendo gamer nem tendo nenhum, não sei muito sobre o assunto nem me posso pronunciar;

Sobre o alcance do 6 em 2.4 parece-me mais generoso que o 5v2 embora em 5GHz não tenha a certeza que tenha mais alcance. Refiro o alcance em 2.4 porque um ponto menos acessivel da minha instalação passou a alcançar o router da NOS com um clinete wifi6. Julgo que para tirar verdadeiras vantagens será conveniente ter clientes wifi6 apesar do router ser compatível com todos os equipamentos de wifi mesmo os anteriores.

Penso que se a ligação exterior estiver estavel, como deveriam estar todas, não adicionará uma mais valia a quem estiver satisfeito com o giga 5 para além da tecnologia mais avançada de wifi que “infelizmente” num ápice se tornou datada com a chegada do wifi6e à NOS...

Reputação 2
Crachá

Boa tarde.

 

Aproveitando este tópico e, para não estar a espalhar a informação, questiono o seguinte.

 

Tenho ligado ao router 5.0 (cilindro) ( https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Documents/GuiaRapido_RouterV5.pdf ) um disco externo, onde vejo as minhas fotos e vídeos feitos no telemóvel e camara DSLR (vulgos mp4 e jpg) na box Apple TV (alugada à NOS).

No router wi-fi 6 ( https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Documents/router-giga-v6-mai21.pdf ) se fizer o mesmo vai funcionar?

 

Obrigado, desde já, pela atenção.

 

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Comentário