Skip to main content
Header

custo roaming

Como podemos reclamar com a NOS sobre o custo abusivo do roaming fora da UE?

Recentemente eu e minha esposa fomos ao Brasil, e agora temos cada um mais de 60 euros para pagar. por cerca de 8MB de dados que nossos telemóveis utilizaram em Roaming antes de comprarmos cartões de lá.

Sou só eu que acho que 16 euros por MB (o valor está no tarifário, não é isso que está em causa) é um abuso?

O que impede da NOS de ter um tarifário mais moderado?

É tudo “política da empresa” para vender pacotes de roaming?

3 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 29, 2026

Boa tarde ​@Rui J Leite, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais uma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Byte
  • April 29, 2026

Boa tarde e obrigado pela resposta.

Não ponho em causa o facto do valor ser cobrado em função da informação que a NOS recebe, e facturado conforme o tarifário em vigor.

O que questiono é o porque deste valor ser tão (abusivamente) elevado.

É o operador brasileiro que cobra 16 euros por MB à NOS? Ou é a NOS que optou por cobrar esse valor? Certamente não é esse o custo efectivo daqueles MB para a NOS. Porque não reduzem para um valor mais razoável? Um euro por MB já seria caro.

Acho que os clientes da NOS mereciam ser melhor tratados.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 30, 2026

Bom dia ​@Rui J Leite,

Sim. Os consumos em roaming são partilhados à NOS pelos prestadores de serviços no país de destino.

Antes de viajar é aconselhável que seja verificada a existência de acordo de roaming celebrado entre a NOS e algum dos operadores do país de destino e os seus custos.
Em alguns casos, pode ainda ativar um pacote de NET Roaming, se aplicável, para que possa utilizar o serviço sem custos inesperados. Saiba mais sobre o NET Roaming através do nosso artigo: 

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada