Skip to main content
Negociei com a NOS um novo pacote de serviços.

Antes tinha

200Mb de velocidade de internet com router antigo

Contratualizei no dia 24 verbalmente

200Mb de internet com o router novo Power Router, com uma ressalva...indiquei que se não colocassem no mínimo100Mb reais em casa, que podiam levar o equipamento todo que não aceitava o contrato.

Isto foi gravado e confirmado por todos.

A instalação foi feita e o técnico saiu garantindo que todos os testes tinham sido bem sucedidos, no entanto, que tinha agora contratado 100Mb em vez dos 200Mb.

Fiz o teste de velocidade e deu 80!!!!

Dois erros foram feitos

1- A única condição que coloquei foi ignorada e garantiram que estava tudo bem

2- Apesar de ter contratualizado 200Mb, na realidade passei a 100Mb ..ou seja, fizeram um downgrade aos meus serviços à revelia do que foi contratualizado verbalmente

Telefonei para os serviços da NOS e coloquei o problema. Indiquei que a minha condição estava em gravação e que não foi cumprida e mais ainda tinha mudado o contrato que tinha verbalizado

No dia 1 do mês seguinte telefonaram e informaram que tinha sido um erro deles e que sim teria direito aos 200Mb. Até aqui está tudo bem e aceitei as desculpas, mas avisei que mesmo assim manteria a minha única condição que era ter um mínimo de 100Mb reais mesmo apesar de ter 200Mb contratualizados. Prontamente confirmaram que sim, que certamente iria ter os 200Mb com este novo router, mas que só passados 3 dias úteis, é que poderiam garantir que o serviço dos 200Mb estava activo. Informaram também que a partir dessa data eu poderia testar e que se não tivesse os 200Mb poderia dentro dos 15 dias seguintes cancelar o contrato. Aceitei.

No dia 17, após inúmeras tentativas e testes de velocidade a várias horas do dia e em várias condições mas sempre por cabo, nunca consegui passar dos 90Mb, com a confirmação dos serviços técnicos ou seja, telefonei para a NOS para os serviços técnicos que confirmaram que nunca tinha realizado um único teste com velocidades superiores a 90Mb e fiz vários com eles ao telefone. Pedi para me passarem para os contratos para indicar que não aceitava o contrato tal como tinha indicado desde o primeiro dia…e aqui é que "descambou" a imagem que eu tinha da NOS de boa para terrivelmente má.

1 - Disseram que no dia 3 ficou activo o serviço e que portanto não podia reclamar porque era dia 17

Este argumento foi facilmente rebatido por uma questão de pura matemática...enfim...meia hora de a explicar que 17 menos 3 dá 14 dias.

2- Disseram que os 14 dias contavam desde o dia 24 porque foi nessa altura que foi celebrado o contrato (aquele que estava errado e que não correspondia ao acordado e que não aceitei logo de imediato)

Este argumento foi rebatido facilmente por uma questão de pura lógica, até porque já tinham admitido o erro. Este argumento foi aceite após mais de uma hora de conversa

3 - Disseram que não podia reclamar nos 14 dias porque o serviços tinha sido instalado, neste caso, o router

Este argumento também foi rebatido… desta vez foi mais rápido... foram só 15 minutos

4 - Já em conversa com o supervisor, expliquei tudo de novo indicando a razão lógica de não aceitação do contrato. Indicou que teria de mandar uma carta ou um fax a indicar a rescisão

Este argumento também foi rebatido porque indiquei que poderia mandar um fax nesse mesmo instante (afinal não explicou que também poderia ter ido a uma loja e efectuar a rescisão no local)

5 - Indicou que até poderia rescindir o contrato, mas que teria de pagar uma indemnização à NOS porque o contratualizado foi a dia 1 e não a dia 3. Indicou que apesar de o serviço só ter sido instalado dia 3, os 14 dias já tinham passado porque a data real do contrato era de dia 1

Faço uma ressalva aqui. Todas as pessoas com quem falei na NOS me trataram sempre bem e correctamente… o resultado final é que foi desastroso.

Indiquei que não poderia efectuar os testes de velocidade sem o serviço correctamente instalado e que isso só seria possível de ser realizado a partir do dia 3

Indiquei também que a gravação de voz podia perfeitamente ser usada porque tinha de facto sido acordado que que os testes começariam a partir dessa altura e que a partir essa altura é que estaria dentro dos 14 dias para reclamar. A resposta que recebi foi a seguinte. A colega deu informações erradas. A Anacom é clara e diz que é a partir da data de celebração e portanto já vai tarde para reclamar! se quer rescindir tem de pagar.

Não tinha mais nada a acrescentar e portanto a única coisa que poderia fazer era reencaminhar de novo para os serviços técnicos ( aqueles que confirmaram que não tinha nem sequer os 100Mb reais) e marcar uma visita de um técnico.

Conclusões:

1- Não importa as condições que coloque ao contrato, por mais gravadas em voz que fiquem e por mais fáceis de cumprir que sejam

2- Se o técnico não me tivesse alertado para o efeito, eu não saberia que tinham feito um downgrade ao serviço...pior, tinha desrespeitado o contrato verbal

3- Não importa se recebem o email de confirmação do contrato.. o email não serve para nada e não é vinculativo de nada. Eu não aceitei o contrato e no entanto só o facto de ter recebido o email fez que o tivesse aceite

4- A gravação de voz conta ZERO porque em 3 situações distintas o acordado verbalmente não foi executado nem cumprido e isto foi dito pelo supervisor, ou seja, o que manda é a Anacom, não o que foi acordado com o cliente e neste caso a gravação de voz teve ZERO impacto em qualquer decisão.

5- A resposta que me deram pela NOS não cumprir com o contratualizado foi...não é este departamento (contratos) ..isso é departamento de reclamações

6 - Não interessa se o cliente cumpriu com todas as condições impostas pela NOS e a NOS não cumpriu com nenhuma, desde que haja uma gravação a dizer que aceita o contrato...essa conta...as outras todas não contam para nada

7- Já recebi um aviso de pagamento da factura…é o somatório do que pagava com o que vou pagar…(ficou acordado que não pagava nada de instalação) vejam bem como isto é. Coloquei este problema também ao supervisor...também não conseguiu resolver o problema.

Eu não sei bem em que tópico eu possa colocar todos estes obstáculos, mas fica a história e talvez se identifiquem com alguma destas partes e tirem elações que sejam úteis

Abraço a todos

Daniel
Para mais um esclarecimento, o email vem datado de dia 3 e o PDF vem datado de dia 3, ou seja, nem sequer o contrato escrito foi respeitado!

Não foi respeitado na data que alegam ser dia 1

Não foi respeitado na factura que indica que o valor da factura não é o na realidade recebi…

Mais uma vez fica a experiência

Obrigado

Daniel
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Daniel Basto.

Lamentamos a situação que nos conta. Não é a experiência que queremos dar aos nossos clientes. :(

Como esta questão está associada apenas ao seu serviço, para podermos perceber o que se passou, e porque o queremos ajudar, precisamos que nos ligue. Caso o tema se encontre em tratamento, sugerimos que aguarde pelo nosso contacto.

Comentário