Skip to main content
Header

Contratar 12 meses de internet móvel (Dúvida)

Olá a todos. Tenho a seguinte dúvida:

Num apartamento do qual sou proprietário e que tenho alugado a um inquilino, tenho um router NOS para internet wi-fi. Há uns anos, tive contrato, pós-pago. Ultimamente, tenho usado em modo pré-pago, em que pago 45 euros por cada 28 dias. Porém, gostaría de fazer novo contrato, pois o inquilino afinal vai ficar mais 12 meses no apartamento, e já justifica fazer o contrato pois passaria a pagar 11,99€ por mês. Além de não ter que estar constantemente a carregar no multibanco, às cegas, pois nem tenho onde consultar qual o dia em que o último pagamento caduca.

Agora a dúvida:

Posso dirigir-me a uma loja NOS para formalizar o contrato por 12 meses, sem levar o router e respectivo cartão, e sem que me tenham que dar um novo cartão para depois colocar no router?

É que não vou ter possibilidade de me deslocar até ao local para entregar um eventual novo cartão ao condómino, pelo que o ideal seria activar o contrato usando o mesmo cartão / número.

Isto é possível?

Obrigado e cumprimentos.

Miguel.

5 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 9, 2026

Boa tarde ​@MTLG,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de serviço.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • March 10, 2026

Olá João,

Ontem, justamente um pouco antes da sua resposta aqui no tópico (após mais de 24h sem resposta), optei por ligar para o 16990 para esclarecer a questão. Ficou logo esclarecida e já está contratado o serviço de net móvel ilimitada por 12 meses, por 11,99€ / mês.

Porém, fica o feedback:

A finais de Fevereiro (dia 27 ou 28) estive na loja NOS do Mar Shopping Algarve pelas 21h45 (fecha às 23h00) e o funcionário disse-me que era preciso um cartão novo, que não dava para activar remotamente no cartão que já tenho no router.

Daí que carreguei com apenas 15 euros (que deve dar para 8 a 10 dias) para ter tempo até esclarecer melhor a questão. Perguntei na IA do Google e esta disse-me, entre outras coisas, que tinha sido mal informado, pois é possível activar o novo contrato no mesmo cartão remotamente, e que na loja me disseram isso por dois motivos:

1 - É mais fácil e rápido para o funcionário (que por acaso estava na loja sem clientes quando cheguei, a consultar algo no computador, e já devia estar mais interessado na hora de saída que se aproximava);

2 - Com um novo cartão e novo contrato, tem direito a comissão, ou a uma comissão superior, por comparação com activar um serviço num cartão já existente que até aí funcionava como pré-pago.

Mas pronto, deu-me mais trabalho e despesa (mais tempo a pagar um valor mais alto e paguei também uns 12 euros pela chamada para o 16990), mas no final ficou resolvido.

Obrigado.

-

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 10, 2026

Boa tarde ​@MTLG,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Relembramos que informação proveniente de inteligência oficial não descarta a necessidade de consulta da informação através dos meios oficiais, pois pode também estar errada ou conter imprecisões. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • March 11, 2026

Olá João,

Efectivamente que sim. Mas, repare, a inteligência artifical informou-me correctamente, ao contrário do funcionário que, dizia ele, a única hipótese era trocar o cartão do router por um novo.

Segui o que a IA me instruiu a fazer, concretamente: Telefonar para a NOS e dizer que tenho um router com cartão de internet ilimitada (Kanguru) e que pretendo contratar o serviço pós-pago por 12 meses por 11,99€, mantendo o mesmo cartão, e tudo se resolveu naturalmente, sem qualquer entrave.

Já agora, aproveito para referir que ao telefone me disseram que a internet estaria novamente a funcionar após entre 1h e 24h, mas às 27h ainda estava inactiva. Tentei resolver telefonando para a assistência, mas fui automáticamente descartado, pois como não estava junto ao router a IA da NOS, essa sim muito fraquinha, considerou que nada havia a fazer e desligou a chamada por decisão unilateral.

Tive que ir novamente à loja, à mesma onde me tinham revelado ser impossível aquilo que afinal era possível, e, por sorte, calhou-me um funcionário diferente daquele que me havia calhado da outra vez, e este resolveu-me o problema. Faltava desbloquear qualquer coisa.

Ou seja, ficou resolvido (10 minutos depois já funcionava) sem eu ter que estar junto ao router, pelo que se tivesse falado com um humano e não com a IA da NOS, também teria ficado resolvido pela via telefónica.

A IA da NOS está instruída com base numa falsa premissa, a de que todo e qualquer problema apenas pode ser resolvido se o cliente estiver junto ao aparelho. É a NOS que instrui a sua própria IA de forma errónea e fá-lo conscientemente, pois obviamente sabem que em muitos casos (tal como no meu caso) o problema pode ser resolvido remotamente e de forma unilateral pela NOS, sem que o cliente tenha que fazer nada no aparelho em termos físicos.

Portanto, em conclusão, custou mas foi.

Fica o relato, caso a NOS queira tirar algumas ilações, pois outros clientes não serão tão resilientes e ao primeiro ou segundo entrave viram as costas e optam pela concorrência. Eu mantive-me firme pois excepcionalmente dava-me bastante jeito manter o mesmo router e mesmo cartão, pelos motivos referidos no meu primeiro post. Se não fosse por isso (tal como sucede com mais de 90% dos clientes), teria logo ido para a MEO ou outra.

Cumprimentos.

Miguel.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 11, 2026

Bom dia ​@MTLG,

Agradecemos imenso o seu testemunho, que é muito importante para continuarmos a melhorar os serviços prestados.

Também ficamos contentes por saber que a situação se encontra já resolvida. 🤗

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar, no Fórum NOS.

Obrigada