Skip to main content
Header
Kilobyte
March 8, 2026

Contratar 12 meses de internet móvel (Dúvida)

Olá a todos. Tenho a seguinte dúvida:

Num apartamento do qual sou proprietário e que tenho alugado a um inquilino, tenho um router NOS para internet wi-fi. Há uns anos, tive contrato, pós-pago. Ultimamente, tenho usado em modo pré-pago, em que pago 45 euros por cada 28 dias. Porém, gostaría de fazer novo contrato, pois o inquilino afinal vai ficar mais 12 meses no apartamento, e já justifica fazer o contrato pois passaria a pagar 11,99€ por mês. Além de não ter que estar constantemente a carregar no multibanco, às cegas, pois nem tenho onde consultar qual o dia em que o último pagamento caduca.

Agora a dúvida:

Posso dirigir-me a uma loja NOS para formalizar o contrato por 12 meses, sem levar o router e respectivo cartão, e sem que me tenham que dar um novo cartão para depois colocar no router?

É que não vou ter possibilidade de me deslocar até ao local para entregar um eventual novo cartão ao condómino, pelo que o ideal seria activar o contrato usando o mesmo cartão / número.

Isto é possível?

Obrigado e cumprimentos.

Miguel.

5 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
March 9, 2026

Boa tarde ​@MTLG,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de serviço.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
MTLGAutor
Kilobyte
March 10, 2026

Olá João,

Ontem, justamente um pouco antes da sua resposta aqui no tópico (após mais de 24h sem resposta), optei por ligar para o 16990 para esclarecer a questão. Ficou logo esclarecida e já está contratado o serviço de net móvel ilimitada por 12 meses, por 11,99€ / mês.

Porém, fica o feedback:

A finais de Fevereiro (dia 27 ou 28) estive na loja NOS do Mar Shopping Algarve pelas 21h45 (fecha às 23h00) e o funcionário disse-me que era preciso um cartão novo, que não dava para activar remotamente no cartão que já tenho no router.

Daí que carreguei com apenas 15 euros (que deve dar para 8 a 10 dias) para ter tempo até esclarecer melhor a questão. Perguntei na IA do Google e esta disse-me, entre outras coisas, que tinha sido mal informado, pois é possível activar o novo contrato no mesmo cartão remotamente, e que na loja me disseram isso por dois motivos:

1 - É mais fácil e rápido para o funcionário (que por acaso estava na loja sem clientes quando cheguei, a consultar algo no computador, e já devia estar mais interessado na hora de saída que se aproximava);

2 - Com um novo cartão e novo contrato, tem direito a comissão, ou a uma comissão superior, por comparação com activar um serviço num cartão já existente que até aí funcionava como pré-pago.

Mas pronto, deu-me mais trabalho e despesa (mais tempo a pagar um valor mais alto e paguei também uns 12 euros pela chamada para o 16990), mas no final ficou resolvido.

Obrigado.

-

João H.
Gestor da comunidade
March 10, 2026

Boa tarde ​@MTLG,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Relembramos que informação proveniente de inteligência oficial não descarta a necessidade de consulta da informação através dos meios oficiais, pois pode também estar errada ou conter imprecisões. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
MTLGAutor
Kilobyte
March 11, 2026

Olá João,

Efectivamente que sim. Mas, repare, a inteligência artifical informou-me correctamente, ao contrário do funcionário que, dizia ele, a única hipótese era trocar o cartão do router por um novo.

Segui o que a IA me instruiu a fazer, concretamente: Telefonar para a NOS e dizer que tenho um router com cartão de internet ilimitada (Kanguru) e que pretendo contratar o serviço pós-pago por 12 meses por 11,99€, mantendo o mesmo cartão, e tudo se resolveu naturalmente, sem qualquer entrave.

Já agora, aproveito para referir que ao telefone me disseram que a internet estaria novamente a funcionar após entre 1h e 24h, mas às 27h ainda estava inactiva. Tentei resolver telefonando para a assistência, mas fui automáticamente descartado, pois como não estava junto ao router a IA da NOS, essa sim muito fraquinha, considerou que nada havia a fazer e desligou a chamada por decisão unilateral.

Tive que ir novamente à loja, à mesma onde me tinham revelado ser impossível aquilo que afinal era possível, e, por sorte, calhou-me um funcionário diferente daquele que me havia calhado da outra vez, e este resolveu-me o problema. Faltava desbloquear qualquer coisa.

Ou seja, ficou resolvido (10 minutos depois já funcionava) sem eu ter que estar junto ao router, pelo que se tivesse falado com um humano e não com a IA da NOS, também teria ficado resolvido pela via telefónica.

A IA da NOS está instruída com base numa falsa premissa, a de que todo e qualquer problema apenas pode ser resolvido se o cliente estiver junto ao aparelho. É a NOS que instrui a sua própria IA de forma errónea e fá-lo conscientemente, pois obviamente sabem que em muitos casos (tal como no meu caso) o problema pode ser resolvido remotamente e de forma unilateral pela NOS, sem que o cliente tenha que fazer nada no aparelho em termos físicos.

Portanto, em conclusão, custou mas foi.

Fica o relato, caso a NOS queira tirar algumas ilações, pois outros clientes não serão tão resilientes e ao primeiro ou segundo entrave viram as costas e optam pela concorrência. Eu mantive-me firme pois excepcionalmente dava-me bastante jeito manter o mesmo router e mesmo cartão, pelos motivos referidos no meu primeiro post. Se não fosse por isso (tal como sucede com mais de 90% dos clientes), teria logo ido para a MEO ou outra.

Cumprimentos.

Miguel.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 11, 2026

Bom dia ​@MTLG,

Agradecemos imenso o seu testemunho, que é muito importante para continuarmos a melhorar os serviços prestados.

Também ficamos contentes por saber que a situação se encontra já resolvida. 🤗

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar, no Fórum NOS.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.