Skip to main content
Header
Gigabyte
February 2, 2017

Configurar um DNS. Como fazer?

• February 2, 2017
  • 23 comentários
  • 29148 visualizações
Para proteger melhor a minha rede gostava de configurar o DNS que os clientes usam ou o DNS que o router usa. Não consigo encontrar esse opção, tal como se pode encontrar em outros routers.

Alguém sabe como é que se faz isso?

23 Comentários

February 2, 2017
Infelizmente essa opção encontra-se bloqueada nos routers da NOS.
A única maneira, é ir ás configurações da placa de rede do windows, e configurar os servidores DNS manualmente.

https://www.oficinadanet.com.br/post/14315-como-configurar-trocar-o-dns-no-windows-81
LPCAutor
Gigabyte
February 2, 2017
Obrigado pela resposta.

Entretanto nas minhas buscas encontrei algo que talvez ajude. A opção "Configuração de sub-rede adicionais" visivel com o utilizador "home_admin" parece que permite a configuração de DNSs alternativos, mas depois não percebo bem como é feita a distribuição de IPs dessa sub-net pelo DHCP do router.

Convenhamos que mudar manualmente os DNS de dezenas de máquinas não é a solução ideal. Ou o DNS do router na interface WAN seria manualmente configurado, ou o DHCP do router distribuia um DNS alternativo aos clientes internos da LAN... mudar isto em todos os clientes não é a melhor opção e seria lamentavel ser a unica.
Mariano
Megabyte
February 8, 2017
Olá LPC,

Conseguiste configurar? Era porreiro era partilhares os passos :D

Abc
LPCAutor
Gigabyte
February 8, 2017
Não consegui. Não existe documentação nenhuma, e depois da criação dessa subnet, vejo que há tráfego de uma subnet para a outra "nativa" do router... Talvez seja necessário configurar um DHCP diferente para essa subnet, no entanto não vejo uma forma de parar o DHCP nativo do router.

Por outra palavras, sem instruções tem de se ir experimentando. O mais fácil é termos um outro router diferente, estou a começar a acreditar que é a unica forma.

Não sei exactamente a razão de ser destas restrições da NOS, e suspeito que nunca vão dizer aos clientes qual é.
Kilobyte
March 8, 2017
Muito se deve ao fato de, em Portugal, existirem vários sites bloqueados, por isso é que não permitem tal mudança. O que podes sempre tentar é criar um dhcp pool no router para uma outra gama de ip's e assim atribuir todos os equipamentos nessa rede, por norma ai já vais conseguir trocar os dns.
Terabyte
April 4, 2017
Sem comprar um router novo e se tiveres um raspberry pi podes fazer o mesmo que eu:

1- instala um servidor de DHCP no raspberry pi.
2- Configura o servidor de DHCP no raspberrypi com os DNS que queres usar (aconselho OPENDNS ou Google).
3- Desabilita o servidor de DHCP no router da NOS.

Atenção: Não dá para fazer o disable do servidor de DHCP da NOS sem "truque". A forma como se pode fazer isso é ir à parte em que definimos as leases (inicial e final) e colocar ambas com o mesmo valor igual ao IP do router (normalmente 192.168.1.1).

Com isto não precisas andar máquina a máquina a fazer alterações.
gdfadas
Gigabyte
April 5, 2017
Eu sinto-me quase analfabeta com algumas coisas que leio (não as percebo) contudo eu mudei os DNS no meu computador e desde essa altura entro em todas as páginas que estavam bloqueadas...
Agora só me falta descobrir como mudar os DNS no telemóvel Android...
Miguel horta
Terabyte
April 5, 2017
Usas uma aplicação para o efeito.
gdfadas
Gigabyte
April 5, 2017
Usas uma aplicação para o efeito.
E podes dizer-me qual?
Miguel horta
Terabyte
April 5, 2017
é só escreveres dns na loja de aplicações e escolher uma. Experimentas e escolhe a muitas lá.