Skip to main content
Header
Byte
November 21, 2021
Respondido

Configurar IP fixo a equupanentos pelo Router

• November 21, 2021
  • 15 comentários
  • 1628 visualizações

Olá,

Tenho alguns dispositivos que gostaria que mantivessem o IP local (192.168.1.X). Tal é possível ? Não consegui encontrar a opção.

Tenho o router de forma cilíndrica.

obrigado,

José

Melhor resposta por dxnog

qOlá,

Tenho alguns dispositivos que gostaria que mantivessem o IP local (192.168.1.X). Tal é possível ? Não consegui encontrar a opção.

obrigado,

José

No router acho que não é possivel, penso que isso terá de ser feito é nos dispositivos com quer que ficem com o IP local.

Eu tenho alguns com IP local desse modo.

15 Comentários

MrSaintz
Gigabyte
February 11, 2024

Boa tarde @MrSaintz

Para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais.

Para esclarecer, não há, no entanto, e de momento, a possibilidade de desativar o CGNAT. 
Obrigado,

Viva @Mário P. ,

Como já disse, a sua resposta continua fora do tópico. 

Mas se insiste no tema devo também reforçar, contra factos não há argumentos. O CNAT foi desabilitado pela vossa equipa, de ser aplicado ao meu equipamento, assim e depois desse apoio, dado pela vossa equipa(não pcmedic) voltei a receber ip público dinâmico directo no router. 
Esta inclusive no relatório de serviço para sua consulta se se quiser confirmar. 

Cumprimentos,
Carlos

MrSaintz
MrSaintz
Gigabyte
February 11, 2024

Olá,

obrigado,

José

Viva José, a respeito do seu tema é possível que a resposta seja a deste artigo 

Basicamente poderá em princípio ter acesso a configurações avançadas (na realidade directas no router) via acesso ao ip do router que tem o ip por defeito 192.168.1.1 com user e pass admin.

eu não tenho o seu router por isso não sei até que ponto o ip está correcto, podes confirmar verificando qual o ip default gateway recebido pelos equipamentos, por exemplo via Windows# ipconfig ou também nos dados de diagnóstico da placa de rede( status penso que será o termo correcto). 
Acedendo ao router directamente é possível fazerem se configurações mais personalizáveis e ajustadas ao exemplo que dá pelo menos no meu tenho essa opção. 
espero que resulte com esse router. 

MrSaintz
Super User
February 11, 2024

Em relação ao post inicial, é o router que faz essa gestão, atribui o endereço que quer a cada equipamento ligado. Se em alguns equipamentos o endereço muda deverá ter a ver com o nível de segurança requerido com esses equipamentos externos, ou o nível de actividade desses equipamentos. Para mim, se o router dá o endereço que termina em 24 ou 36 é-me igual.

João H.
Gestor da comunidade
February 12, 2024

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e partilha @MrSaintz e @atcrs,

Partilhem com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
CP001
February 12, 2024

@rodrijob o router mais avançado da NOS (router 6.0 versão FTTH) já tem essa funcionalidade:

@MrSaintz a NOS não aplica CGNAT em geral na rede de fibra ou cabo, só casos muito pontuais. Pode ter o azar de ser um desses casos. Reclame com força! No meu caso não tenho CG NAT aplicado e tenho os equipamentos em bridge com um IP próprio e possibilidade de port forwarding.