Header
Respondido

Conectar box UMA directamente a outro router mesh


  • Kilobyte
  • 2 comentários

Boa noite, 

 

Ao tentar fazer a configuração de uma rede mesh em casa através de uns TP-Link Deco P9 (equipamento semelhante aos Deco M5 que a NOS promove(u) como solução de Wi-Fi) estou com algumas dificuldades em introduzir a box UMA no sistema. 

 

No meu serviço tenho 2 boxes, sendo que actualmente uma está conectada directamente ao Router 4.0 enquanto que a 2a box é ligada a um 2o router, configurado em modo AP.

 

O que pretendia era substituir este 2o Router por um dos Deco. Sei que é possível fazê-lo configurando os equipamentos em modo AP, no entanto não queria as funcionalidades que estes equipamentos podem trazer à minha rede configurados em modo Router.

 

Encontrei aqui no fórum info relativas aos procedimentos e VLAN necessários para substituir o Router principal por outro equipamento, porém fazendo uma adaptação dessa info ao meu sistema não estou a conseguir fazer com que a box se conecte à rede.

 

Alguém que tenha conseguido fazer esta configuração com os Deco M5 (ou semelhante) que possa dar uma ajuda?

 

Desde já muito obrigado!

icon

Melhor resposta por isplitter 29 May 2023, 16:48

Ver pergunta inicial

4 Comentários

Reputação 7
Crachá +4

podes testar por os DECO em brigde com o router da NOS, deve funcionar.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @JGCF,

O @dxnog deu uma boa sugestão.

Partilhe com connosco, se resolveu.

Obrigada

Reputação 3
Crachá

Boa noite, 

 

Ao tentar fazer a configuração de uma rede mesh em casa através de uns TP-Link Deco P9 (equipamento semelhante aos Deco M5 que a NOS promove(u) como solução de Wi-Fi) estou com algumas dificuldades em introduzir a box UMA no sistema. 

 

No meu serviço tenho 2 boxes, sendo que actualmente uma está conectada directamente ao Router 4.0 enquanto que a 2a box é ligada a um 2o router, configurado em modo AP.

 

O que pretendia era substituir este 2o Router por um dos Deco. Sei que é possível fazê-lo configurando os equipamentos em modo AP, no entanto não queria as funcionalidades que estes equipamentos podem trazer à minha rede configurados em modo Router.

 

Encontrei aqui no fórum info relativas aos procedimentos e VLAN necessários para substituir o Router principal por outro equipamento, porém fazendo uma adaptação dessa info ao meu sistema não estou a conseguir fazer com que a box se conecte à rede.

 

Alguém que tenha conseguido fazer esta configuração com os Deco M5 (ou semelhante) que possa dar uma ajuda?

 

Desde já muito obrigado!

 

Desculpem desenterrar este tópico antigo. Estava a fazer uma pesquisa no fórum, e encontrei este tópico. Talvez possa ser útil alguém que também encontre este tópico.

Para clientes UMA, a VLAN 13 (stb wan) não é utilizada.

A UMA liga-se através na VLAN 11, como o restante tráfego de Internet. Tenho o meu router configurado assim, com uma box UMA v1, e está tudo funcional.

 

 

A VLAN 13 era utilizada para a Iris, e penso que inicialmente para a UMA também, mas no último ano  (desconfio que foi quando apareceu a APP da Netflix) alteraram a infraestrutura usada pela UMA.

O próprio router da NOS também utiliza o VLAN 11 para a UMA, claro. Se tiverem um Router Wi-Fi é fácil confirmar isso. Penso que também consigam confirmar nos restantes. Antigamente as boxes eram colocadas numa LAN dedicada, pelo router da NOS, e agora estão na mesma LAN que os restantes dispositivos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @isplitter,

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a restante comunidade. 🙂

Obrigado 

Comentário