Ao tentar fazer a configuração de uma rede mesh em casa através de uns TP-Link Deco P9 (equipamento semelhante aos Deco M5 que a NOS promove(u) como solução de Wi-Fi) estou com algumas dificuldades em introduzir a box UMA no sistema.
No meu serviço tenho 2 boxes, sendo que actualmente uma está conectada directamente ao Router 4.0 enquanto que a 2a box é ligada a um 2o router, configurado em modo AP.
O que pretendia era substituir este 2o Router por um dos Deco. Sei que é possível fazê-lo configurando os equipamentos em modo AP, no entanto não queria as funcionalidades que estes equipamentos podem trazer à minha rede configurados em modo Router.
Encontrei aqui no fórum info relativas aos procedimentos e VLAN necessários para substituir o Router principal por outro equipamento, porém fazendo uma adaptação dessa info ao meu sistema não estou a conseguir fazer com que a box se conecte à rede.
Alguém que tenha conseguido fazer esta configuração com os Deco M5 (ou semelhante) que possa dar uma ajuda?
Desde já muito obrigado!
Página 1 / 1
podes testar por os DECO em brigde com o router da NOS, deve funcionar.
Olá @JGCF,
O @dxnog deu uma boa sugestão.
Partilhe com connosco, se resolveu.
Obrigada
Boa noite,
Ao tentar fazer a configuração de uma rede mesh em casa através de uns TP-Link Deco P9 (equipamento semelhante aos Deco M5 que a NOS promove(u) como solução de Wi-Fi) estou com algumas dificuldades em introduzir a box UMA no sistema.
No meu serviço tenho 2 boxes, sendo que actualmente uma está conectada directamente ao Router 4.0 enquanto que a 2a box é ligada a um 2o router, configurado em modo AP.
O que pretendia era substituir este 2o Router por um dos Deco. Sei que é possível fazê-lo configurando os equipamentos em modo AP, no entanto não queria as funcionalidades que estes equipamentos podem trazer à minha rede configurados em modo Router.
Encontrei aqui no fórum info relativas aos procedimentos e VLAN necessários para substituir o Router principal por outro equipamento, porém fazendo uma adaptação dessa info ao meu sistema não estou a conseguir fazer com que a box se conecte à rede.
Alguém que tenha conseguido fazer esta configuração com os Deco M5 (ou semelhante) que possa dar uma ajuda?
Desde já muito obrigado!
Desculpem desenterrar este tópico antigo. Estava a fazer uma pesquisa no fórum, e encontrei este tópico. Talvez possa ser útil alguém que também encontre este tópico.
Para clientes UMA, a VLAN 13 (stb wan) não é utilizada.
A UMA liga-se através na VLAN 11, como o restante tráfego de Internet. Tenho o meu router configurado assim, com uma box UMA v1, e está tudo funcional.
A VLAN 13 era utilizada para a Iris, e penso que inicialmente para a UMA também, mas no último ano (desconfio que foi quando apareceu a APP da Netflix) alteraram a infraestrutura usada pela UMA.
O próprio router da NOS também utiliza o VLAN 11 para a UMA, claro. Se tiverem um Router Wi-Fi é fácil confirmar isso. Penso que também consigam confirmar nos restantes. Antigamente as boxes eram colocadas numa LAN dedicada, pelo router da NOS, e agora estão na mesma LAN que os restantes dispositivos.
Boa tarde @isplitter,
Agradecemos a sua mensagem e partilha com a restante comunidade.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.