Skip to main content

Já fiz vários reinícios e reset de fábrica e a rede LAN não passa dos 100Mbps, e passado algum tempo cai para 10Mbps, assim do nada. Os cabos que uso são Cat6 e o PC tem placa gigabit.

Creio que devo ter 1000Mbps disponivel ou o equipamento está limitado pela NOS?

Há solução para isto? Tenho de mudar de router?

A NOS não limita a velocidade das portas ethernet do router.

Ou há algum problema de hardware com o switch do router, ou então os cabos de rede estão mal cravados.

Os cabos CAT6 que está a utilizar, já os comprou com as fichas cravadas nas pontas? ou foi alguém que posteriormente fez isso?


Tenho os dois casos, cabos comprados prontos e cabos construídos no escritório, e não há variação. Ambos os casos os computadores e router indicam rede de 100Mbit.

Será melhor pedir para trocar o router?


Sim, contacte o apoio técnico da NOS.

Se tiver uma box UMA, a ligação com a box UMA também é Gigabit, também consegue despistar por aí se será algum equipamento seu.


Sim, contacte o apoio técnico da NOS.

Se tiver uma box UMA, a ligação com a box UMA também é Gigabit, também consegue despistar por aí se será algum equipamento seu.

A box UMA nao é gigabit, só tem entrada 10/100, dai só ter velocidades até 100 Mbs.

Só as boxes da Nvidia e da Apple é que têm entradas gigabit (10/100/1000).


Sim, contacte o apoio técnico da NOS.

Se tiver uma box UMA, a ligação com a box UMA também é Gigabit, também consegue despistar por aí se será algum equipamento seu.

A box UMA nao é gigabit, só tem entrada 10/100, dai só ter velocidades até 100 Mbs.

Só as boxes da Nvidia e da Apple é que têm entradas gigabit (10/100/1000).

A minha UMA v1 é Gigabit também, confirmei agora. Só se for a UMA v2 que não é.

 

Já fiz vários reinícios e reset de fábrica e a rede LAN não passa dos 100Mbps, e passado algum tempo cai para 10Mbps, assim do nada. Os cabos que uso são Cat6 e o PC tem placa gigabit.

Creio que devo ter 1000Mbps disponivel ou o equipamento está limitado pela NOS?

Há solução para isto? Tenho de mudar de router?

 

Por curiosidade qual é o dispositivo que está ligado na porta LAN 1?

Reparei que no seu print screen, o dispositivo ligado na porta LAN 1 não parece ter conectividade. O router enviou 2250 pacotes, mas não recebeu nenhum, esse dispositivo nem deve ter um endereço de IP.

Experimente utilizar um cabo que já comprou feito, e ligar apenas um dispositivo gigabit ao router, desligando todos os outros. Só para despistar se não será algum dispositivo a provocar isso.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Blowingoceans.

A @Ana Lopes e o @isplitter partilharam uma boa ajuda.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado


Agradeço o apoio os vossos comentário e sugestões.


Fiz os testes com outros cabos e é verdade que consigo LAN 1Gbps.

Só fica o mistério de quando ligo mais que uma porta isso já não acontece nas restantes. Deu-se ainda o caso de ligar a outra porta, e a ligação cai para 100Mbps, só alterando o cabo na porta. Notei ainda na consistência dos 100Mbps, por vezes passa para 10Mbps sem ter mexido em nada. Curioso é que volta aos 100Mbps quando reinicio o router.

Pode ser router, podem ser os cabos mas não tive tempo para mais “testes”. Por agora vou trabalhar com este cenário, e estudar a opção bridge com outro router.
 

Obrigado


Bom dia @Blowingoceans

Agradecemos o seu feedback. 
De momento, não temos conhecimento de que existam dificuldades com o Router NOS quanto a limitações das portas. Deste modo, pedimos que verifique os cabos RJ45 e, se possível, dê-nos seu feedback. 
O mesmo poderá ajudar-nos ou mesmo a outros utilizadores. 
Obrigado


Comentário