Skip to main content
Header
Pergunta

Como levar uma ligação Ethernet para um quarto sem tomada de rede nem coaxial?


Boas,

Tenho um bebé a caminho e vou ter de alterar o layout da casa por uma questão de praticidade. Neste momento, o meu marido trabalha a partir de casa e tem o escritório montado na sala, mas queremos transformar um dos quartos no novo escritório dele.

O problema é que precisamos de ligação à internet por cabo (Ethernet) no quarto, porque o trabalho dele exige uma ligação com fio. No entanto, no quarto não tenho tomada de rede (RJ45) nem tomada coaxial, apenas uma antiga tomada de telefone.

Atualmente, o router da NOS está na sala ligado à tomada coaxial e quero manter a box da televisão na sala e continuar a ter acesso aos canais normalmente.

Não estou a perceber qual será a melhor solução neste caso. É possível instalar uma ligação por cabo no quarto mantendo o router e a box na sala? Ou seria necessário mudar o router de divisão? Se sim, como ficaria a box da televisão?

Agradeço qualquer ajuda ou sugestão de quem já tenha passado por uma situação semelhante. Obrigada!

3 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 26, 2026

Basicamente o router vai ter sempre que ter um cabo de rede ligado à box. Isto vai abrir 2 opção, ou mantem o router perto da box e faz uma ligação pro cabo maior até ao escritório, ou muda o router para o escritório e tem um cabo maior até à box. 

A deslocação de um técnico da nos para mudar os equipamentos de sitio são 50€.

Se tem uma tomada de telefone já instalada, basicamente é só mudar o cabo que está dentro da parede, o que até pode ser util para mais tarde e valoriza a casa porque já ninguém usa esse tipo de ligações.

no fundo é uma opção sua. Se tiver conhecimentos ou conhecer um eletricista que lhe mude esse cabo interno pode ser mais barato e prático que mudar os equipamentos todos de sitio.

um bem haja 

 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 26, 2026

“o router vai ter sempre que ter um cabo de rede ligado à box. “ Mas se for box umav2 ou android nao precisa.

A deslocação técnica foi atualizada para 40€.

Eu acho que sugeria tentar passar as entradas de telefone para entradas de ethernet também, embora, dependendo do layout da casa, possa passar cabo grande do router ao escritório.


  • Kilobyte
  • June 26, 2026

Veja uma solução de ‘power line’, TP-Link TL-WPA7617 KIT AV1000 Homeplug AV2.