Skip to main content
Header
Bit
June 26, 2026
Pergunta

Como levar uma ligação Ethernet para um quarto sem tomada de rede nem coaxial?

Boas,

Tenho um bebé a caminho e vou ter de alterar o layout da casa por uma questão de praticidade. Neste momento, o meu marido trabalha a partir de casa e tem o escritório montado na sala, mas queremos transformar um dos quartos no novo escritório dele.

O problema é que precisamos de ligação à internet por cabo (Ethernet) no quarto, porque o trabalho dele exige uma ligação com fio. No entanto, no quarto não tenho tomada de rede (RJ45) nem tomada coaxial, apenas uma antiga tomada de telefone.

Atualmente, o router da NOS está na sala ligado à tomada coaxial e quero manter a box da televisão na sala e continuar a ter acesso aos canais normalmente.

Não estou a perceber qual será a melhor solução neste caso. É possível instalar uma ligação por cabo no quarto mantendo o router e a box na sala? Ou seria necessário mudar o router de divisão? Se sim, como ficaria a box da televisão?

Agradeço qualquer ajuda ou sugestão de quem já tenha passado por uma situação semelhante. Obrigada!

5 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
June 26, 2026

Basicamente o router vai ter sempre que ter um cabo de rede ligado à box. Isto vai abrir 2 opção, ou mantem o router perto da box e faz uma ligação pro cabo maior até ao escritório, ou muda o router para o escritório e tem um cabo maior até à box. 

A deslocação de um técnico da nos para mudar os equipamentos de sitio são 50€.

Se tem uma tomada de telefone já instalada, basicamente é só mudar o cabo que está dentro da parede, o que até pode ser util para mais tarde e valoriza a casa porque já ninguém usa esse tipo de ligações.

no fundo é uma opção sua. Se tiver conhecimentos ou conhecer um eletricista que lhe mude esse cabo interno pode ser mais barato e prático que mudar os equipamentos todos de sitio.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Guimas
Super User
Super User
June 26, 2026

“o router vai ter sempre que ter um cabo de rede ligado à box. “ Mas se for box umav2 ou android nao precisa.

A deslocação técnica foi atualizada para 40€.

Eu acho que sugeria tentar passar as entradas de telefone para entradas de ethernet também, embora, dependendo do layout da casa, possa passar cabo grande do router ao escritório.

Kilobyte
June 26, 2026

Veja uma solução de ‘power line’, TP-Link TL-WPA7617 KIT AV1000 Homeplug AV2.

Jorge C
Super User
Super User
June 27, 2026

Boa noite ​@jrm,

Veja aqui esta hipótese. 

Boa leitura. 

Obrigado. 

Rafaela F.
Gestor da comunidade
June 27, 2026

Boa noite, ​@Billy phillips. Seja bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a  sua mensagem. A comunidade deu uma boa ajuda.

Caso considere a deslocação de um técnico da NOS ao local, esta terá o valor de €40.

Se surgirem outras questões, por favor, partilhe connosco. Teremos gosto em ajudar.

Obrigada.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.