Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
Respondido

Como desbloquear o porto 80 e 443 do router

Boa tarde,

Venho por este meio solicitar o vosso apoio relativamente à abertura de portas no meu serviço de Internet NOS.

Equipamento e versão

• Router: Fast5670 GPON

• Firmware: SGFc10000471

Cenário
Tenho um servidor ligado por cabo ao router com o endereço interno 192.168.1.210.
No portal de gestão já criei regras de Port Forwarding (TCP) para encaminhar todo o tráfego destinado às portas 80 (HTTP) e 443 (HTTPS) para esse IP interno. Inclusivamente coloquei o servidor em DMZ para eliminar qualquer dúvida de configuração.

Problema observado
Quando tento aceder ao meu endereço público, os pacotes não chegam ao servidor – o pedido falha antes de entrar na LAN.
Com o meu operador anterior (MEO) o mesmo servidor e as mesmas regras funcionavam sem qualquer inconveniente.

Acções já realizadas

1. Confirmei que o serviço HTTP/HTTPS responde localmente em 192.168.1.210.

2. Revi e apliquei novamente as regras de encaminhamento e o modo DMZ.

3. Testei a partir de redes externas (4G e ferramentas de “port check”) para eliminar a hipótese de loopback do router.

4. Verifiquei que o IP WAN atribuído é público (não se trata de CG-NAT).

Hipótese mais provável
Tudo indica que as portas 80 e 443 estão a ser filtradas ou bloqueadas a nível da própria rede NOS.

Solicito, por favor a indicação de como proceder para solicitar a sua abertura.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Rui Menoita

Melhor resposta por Mário P.

Boa noite, ​@NUYrAPLm 

O ​@Guimas e o ​@Olaf deram uma boa ajuda. 

Os portos que pretende abrir estão reservados à gestão NOS pelo que lamentamos. 

Obrigado,

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

5 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12539 comentários
  • 25 de junho de 2025

Tenho ideia de essas 2 portas estarem a ser utilizadas pela NOS para garantir o serviço. Não dá para desbloquear. Sugiro leres outros posts só para confirmar por outros utilizadores se é possivel fazer algo ainda

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4334 comentários
  • 25 de junho de 2025

Dependendo do router que tiver esses portos podem não ser possível desbloquear: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/modelo-hw-hub4-dmz-portos-80-443-estao-fechados-39874

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31053 comentários
  • Resposta
  • 25 de junho de 2025

Boa noite, ​@NUYrAPLm 

O ​@Guimas e o ​@Olaf deram uma boa ajuda. 

Os portos que pretende abrir estão reservados à gestão NOS pelo que lamentamos. 

Obrigado,

• Autor
  • Byte
  • 1 comentário
  • 25 de junho de 2025

Obrigado pela resposta.

Tenho de dizer que esta é, do ponto de vista de engenharia, uma das decisões mais absurdas: havia tantos outros portos disponíveis e escolheram precisamente estes.

Provavelmente terei de mudar de operador; vou verificar se esta situação pode servir para rescindir o contrato.

Há alternativas, como recorrer a um túnel Cloudflare, mas isso acrescenta latência…

Fica a nota: se querem reservar portas para a vossa aplicação, escolham algo fora dos primeiros 1024 — isto é mesmo ilógico e frustrante.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31053 comentários
  • 25 de junho de 2025

@NUYrAPLm, são os portos definidos pela NOS. Ainda assim agradecemos a sua sugestão. 
Obrigado,