Skip to main content
Header

Cobrança indevida de roaming de dados

• November 5, 2025
  • 2 comentários
  • 21 visualizações

Boa tarde

Recebi hoje uma fatura da NOS num valor fora do comum. Dirigi-me à Nos, no Plaza Funchal e fui informado de que no dia 10 de Setembro teria usados dados em roaming. Como lhes disse que não tinha saído do país lá lavrou uma reclamação interna. Contatado mais tarde pelos serviços técnicos fui informado que terei usado dados em roaming num avião da TAP nesse dia- O problema começa aqui: nesse dia apanhei de fato um avião da Tap de Lisboa para o Funchal, pus o telefone em modo de voo em Lisboa e só tirei no aeroporto do Funchal, portanto não pode haver consumos de nenhum tipo. O funcionário informou-me de que havia um consumo de dados de internet de 57,81€ faturados por uma tal de Air Fly, de cuja responsabilidade eram completamente alheios. O telefone não foi usado em nenhum momento da viagem. 

Em parte estou aqui a revelar o sucedido, a ver se mais alguém já tenha passado por isto e como resolver esta situação já que a NOS sacode a água do capote.

2 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 5, 2025

Sim, acontece bastante, é só procurares no Fórum outros tópicos com o mesmo titulo que o teu, por isso convém sempre teres tudo o que diz roaming bloqueado nas definições do telemóvel, é que só de te ligares a uma rede internacional por 60 segundos, é o suficiente para fazer esse tipo de consumos…

Espera que a moderação responda, se for a primeira vez, pode ser que consigam creditar o valor. 

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 5, 2025

Boa noite, ​@Bombeiro 

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS. Saiba como em: 

Consulte as tarifas aplicáveis às comunicações realizadas e recebidas quando está em Roaming em nos.pt
Obrigado,