Skip to main content
Header
Pergunta

Cobrança indevida de dados em roaming por ligação involuntária em Miami


Boa tarde. Ao aterrar no aeroporto de Miami, os dados móveis do meu telemóvel foram ligados inadvertidamente por escassos segundos e desligados de imediato. Durante esse brevíssimo lapso de tempo, o sistema consumiu dados em segundo plano que esgotaram instantaneamente o limite de proteção em roaming de €50 + IVA. Trata-se de uma utilização totalmente involuntária. Peço, por favor, que um moderador me envie uma mensagem privada para que eu possa facultar os dados do titular da conta e analisarmos a possibilidade de um crédito deste valor. Obrigado

3 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 21, 2026

Boa tarde ​@Antonio Serralheiro, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Os custos associados ao roaming estão disponíveis, para cada país destino, no Site NOS. Adicionalmente, é ainda enviado um SMS de boas-vindas com informações relevantes, na chegada ao país destino.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo ou, em alternativa, que solicite o seu bloqueio antes de viajar.

Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada
 


Foi enviada essa mensagem de boas-vindas apenas depois de me ser cobrado o valor. Em 2 segundos me cobraram 61€. 

 

Foi me comunicado que haveria solução para estas situações. Caso contrário irei fazer reclamação e terminar contrato.

 

Aguardo resposta 


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 21, 2026

Boa tarde,  ​@Antonio Serralheiro.

Lamentamos a situação. O valor das comunicações em roaming tem como base o valor cobrado pelos operadores locais. Pode consultar o detalhe de comunicações na sua app my NOS.

Relativamente ao contrato, se pudermos ajudar em alguma questão, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de contribuinte. 

Obrigada.