Skip to main content
Header

Bom dia.

Em Dezembro fiz uma viagem à França e passei uns dias na Suíça, em Basileia que fica na fronteira. Ora há uns dias recebi a fatura da NOS e cobraram-me dinheiro de dados em roaming, presumo eu que achem que liguei os dados na Suiça, mas o facto é que não liguei. Eu fiquei hospedado no lado francês da cidade e tomava o pequeno almoço sempre nesse lado. Após o pequeno almoço desligava os dados e entrava na parte Suiça. Não os voltava a ligar enquanto não estivesse de volta ao hotel, é impossível eu ter usado dados na Suiça. Até porque tive imenso cuidado porque sei o quão caros são os dados em roaming lá. 

Eu de facto notei que por vezes as mensagens da NOS sobre eu ter entrado na França ou Suíça não batiam bem certo com onde eu de facto estava, talvez os vossos sistemas de localização não sejam infalíveis, até porque eu estava mesmo muito perto da fronteira como podem ver pela localização abaixo. 

Se quiserem ver a localização do hotel: https://maps.app.goo.gl/xszdrkcyLX9FxGPC9

Bom dia @Tomás Cardoso 1995, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação. Vamos ajudar a analisar.

Confirme-nos, por favor, o número da fatura NOS a que se refere para verificarmos a situação.

Recordamos apenas que, a totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou.

Obrigado

Fica aqui o número da fatura: FT 202416/51168

Obrigado por investigar. 

Boa noite @Tomás Cardoso 1995,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho. Vamos ajudar a resolver.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Boa noite @Tomás Cardoso 1995 

Nas fronteiras deve ter máxima atenção pois pode se registar num operador de outro país, como deve ter acontecido no seu caso, estando em território francês, registou-se numa rede da Suiça. A própria NOS alerta isso na página do serviço

Um exemplo, a cidade de Valença (Viana do Castelo) faz fronteira com a Galiza, logo conseguirá com muita facilidade apanhar rede dos operadores espanhóis, e caso se registe, entrará em roaming, mesmo estando em Portugal.

Para evitar futuros gastos, poderá selecionar manualmente a rede que quer utilizar:

Definições > Ligações > Redes Móveis > Pesquisar redes > Escolher uma rede

(O nome das definições pode variar consoante o equipamento).

Nota: Ao selecionar manualmente uma rede, o telemóvel apenas irá utilizar essa rede. Caso queira trocar a rede (incluindo para a rede NOS) deverá voltar a repetir o processo ou ativar a seleção automática (que irá selecionar a rede mais forte).

Bom dia a todos,

@Tomás Cardoso 1995, o @Bruno S. deu uma boa ajuda. 😊

Se tiver mais alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis.

Obrigado

Bom dia!

Obrigado pelo input Bruno. Sim provavelmente foi isso que aconteceu, percebi. 

Ainda assim acho injusto que me seja cobrado este valor até porque a NOS não tem esta questão bem exposta para o público, teria de ter ido a uma página específica para saber disto. A única coisa que avisam é chegadas aos países então uma pessoa assume que basta estar no país certo, que eu estava. 

A minha namorada é da Vodafone e usou os dados como eu e não teve problemas. O telemóvel deve ter selecionado uma Francesa. 

Estamos aqui para ajudar, @Tomás Cardoso 1995.

Para melhor analisarmos o que aconteceu, envie-nos uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato.

Obrigado

Enviado, obrigado.

Recebemos a sua mensagem privada, @Tomás Cardoso 1995.

Vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado

Comentário